Curso 'Sociologia através da literatura', com Michael Löwy

Data da publicação: qua, 09/10/2019 - 16h11min

O Departamento de Sociologia e Programa de Pós-Graduação em Sociologia promovem o curso de curta-duração Sociologia através da literatura, nas quartas-feiras de 9 de outubro a 27 de novembro, das 14 às 17 hs, na sala IH-09 do IFCH. O curso será ministrado por Michael Löwy, do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), França.

O curso tem como objetivo buscar introduzir os alunos, pela análise de romances consagrados, à análise de temas clássicos da sociologia, como burocracia, reificação, cultura romântica, religião e política.

Radicado há mais de 40 anos na França, Michael Löwy é diretor emérito do CNRS, pesquisador da história do marxismo na América Latina e sobre as obras de Karl Marx, Leon Trótski, Rosa Luxemburgo, Georg Lukács, Lucien Goldmann e Walter Benjamin.

Condições para matrícula no curso:

1) Alunos regulares da Pós-Graduação da Unicamp

O aluno deverá encaminhar o formulário de inscrição das disciplinas eventuais preenchido e assinado à Eliana/Sônia, na recepção da Secretaria de Pós-Graduação (verificar horário de atendimento).

Formulário de inscrição disponível em https://www.dac.unicamp.br/portal/formularios - Pós-Graduação - Inscrição das disciplinas eventuais.

2) Alunos especiais portadores de diploma de nível superior

O aluno deverá encaminhar cópia do diploma de graduação (acompanhada do documento original) e formulário de inscrição das disciplinas eventuais preenchido e assinado à Eliana/Sônia, na recepção da Secretaria de Pós-Graduação (verificar horário de atendimento).

Formulário de inscrição disponível em https://www.dac.unicamp.br/portal/formularios - Pós-Graduação - Inscrição das disciplinas eventuais.

3) Alunos ouvintes

Realizar inscrição no site do IFCH. Os matriculados como alunos ouvintes não terão certificados emitidos pela DAC/Unicamp, mas receberão certificado emitido pela Secretaria de Eventos do IFCH se completarem 75% de presença nas atividades. A confirmação da inscrição de ouvintes está condicionada à existência de vagas.

Ementa e Programa – Disciplina: Sociologia através da literatura.

qua, 09/10/2019 - 14:00 A literatura enquanto Sociologia Sala IH-09 do IFCH