Data da publicação: ter, 02/04/2019 - 08h54min

Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (Cecult), em conjunto com a Rice University e Instituto Mora, promove o VII Seminário Rice-Unicamp-Mora entre os dias 28 e 29 de março, no IFCH.

O tema do evento será Direitos em perspectiva histórica: avanços e retrocessos

17h45 - Abertura do  Evento - Auditório I
Coordenadores do Programa de Duplo Diploma de Rice, da Unicamp e o representante do Instituto Mora.

18h00 – Palestra de Abertura - Auditório I
Wlamyra Albuquerque (UFBA). Eminências pardas’, ‘mulatos envergonhados’ - homens negros no tempo da abolição.

9h30 às 12h00 – Mesa 1 – Sala da Congregação do IFCH
Batalhas jurídicas e políticas nos tribunais e na imprensa
Gerardo Gurza Lavalle – “Local Justice: Slave crime and slave testimony in antebellumVirginia”
Edward Valentin – “Without Just Cause:” Black Soldiers and the Rhetoric of Rights in the Post - Civil War Era”
William “Wes” Skidmore – “The Genius of American Abolitionism: Simón Bolívar and the Rise of Garrisonian Immediatism, 1830-1833”
Thamires Sarti Moreira  - “A criminalização da cannabis no Rio de Janeiro do  início do século XX”

14h00 às 16h00 – Mesa 2 – Sala da Congregação do IFCH
Direitos, política e meio ambiente
Randal Hall – “The Energy of Cultures: Political Fears, Resource Shortages, and Science Fiction in 1950s U.S. Environmental Thought”
Luis Ozmar Pedroza Ortega - “Del surco a la mesa. El derecho a producir y alimentarse en el Programa Nacional de Alimentación (1983-1988)”
James Myers – “The Pangs of Liberalism: Property, Hunger, and Ambivalence in the Anglosphere”

16h30 às 18h30 - Mesa 3 – Sala da Congregação do IFCH
Associações, associativismo e lutas sociais
Ángela León Garduño – “Hacia una centralización de la ayuda social. Aproximación al caso de México, Francia, Inglaterra, Alemania y Austria, siglo XIX”.
Jonatas Roque Ribeiro – “Nobres e humanitários intuitos”: associativismo negro e mutualismo no século XIX”.
Gabriela de Oliveira Nery Costa – “Sociedades e associações de escritores na Primeira República: direitos e profissionalização”.
Erick Fishuk – “O Partido Comunista do Brasil e as lutas sociais na época da Internacional Comunista (1922-1943)”.

18h30 às 19h30 – Palestra e lançamento do livro Escritos de Liberdade: literatos negros, racismo e cidadania no Brasil de autoria de Ana Flávia Magalhães Pinto (UNB)

9h30 às 12h00 – Mesa 4 – Sala da Congregação do IFCH
Histórias do colonialismo e da descolonização sob o prisma do direito
Cynthia García Martíne – “Negros y mulatos tributarios. El caso de Córdoba y Orizaba afinales del periodo virreinal”
Diogo Andrade Cardoso – “Os números forçam os direitos? A presença portuguesa nas Índias de Castela e o seu reconhecimento pela Coroa e pela população local na Época Moderna”
Sol Alejandra Calderón Patiño - “La concepción y tratamiento de los grupos indígenas porparte del estado y la iglesia católica en Colombia entre 1887 y 1910”
Miller Wright A historiografia da fronteira colonial nas Américas: as histórias dos borderlandsespanhóis e o sertão brasileiro nos séculos XVII e XVIII.
Larissa Alves Mundim - “Índio Affonso, “um bandido ordinário, um facínora feroz e ignóbilcomo tantos outros”:
História, Literatura e Direito Criminal a partir da obra de BernardoGuimarães”

14h00 às 16h00 – Mesa 5 – Sala da Congregação do IFCH
Escravidão e abolição na África e na América
Daniel Domingues da Silva – “Liberdade Iludida: Transformando Escravos em Súditos noMoçambique Português, 1854-1875”
Daniela Carvalho Cavalheiro - “Moralidade e emancipação das africanas livres no Rio deJaneiro Oitocentista”
Rachael Pasierowska - “‘This is a thoroughbred boy’: Exploring the lives of slave children andanimals in the Atlantic World”
John M. Crum - “Recategorizing resistance: anti-confederate southerners, empire, and the nation state in the u.s. civil war”.

qua, 27/03/2019 - 17:45 VII Seminário Rice-Unicamp-Mora: 'Direitos em perspectiva histórica: avanços & retrocessos' Auditório I 'Fausto Castilho' do IFCH
sex, 29/03/2019 - 14:00 VII Seminário Rice-Unicamp-Mora: 'Direitos em perspectiva histórica: avanços & retrocessos' Sala da Congregação