Unicamp perde o professor Sergio Salomé Silva

Data da publicação: qui, 22/04/2021 - 09h30min

A comunidade da Unicamp perdeu nesta terça-feira (19) Sergio Salomé Silva, professor aposentado do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Radicado na França quando jovem, Sérgio Salomé Silva ingressou no curso de economia em 1965 na Université de Paris I - Panthéon-Sorbonne, se formando em 1969. No mesmo ano iniciou os estudos em sociologia pela Université de Paris X - Nanterre, concluídos três anos depois. Ainda pela Université de Paris I - Panthéon-Sorbonne, realizou uma especialização em desenvolvimento industrial.

Retornou ao Brasil em 1973, onde passou a lecionar no Departamento de Economia da Fundação Getúlio Vargas. Já em 1974, Sergio Silva veio trabalhar no então Departamento de Economia e Planejamento do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Sérgio Silva concluiu o doutorado em Ciências Humanas na Universidade de São Paulo em 1981, com a tese Valor e renda da terra, sob orientação de Gabriel Cohn.

Foi um dos fundadores do Instituto de Economia da Unicamp em 1984 com o processo de desmembramento Departamento de Economia e Planejamento Econômico do restante do instituto. Em 1989 retornou ao IFCH, passando a atuar no Departamento de Sociologia. Sergio Silva atuou como coordenador do Programa nde Pós-Graduação em Sociologia entre 1991 e 1992, e diretor do AEL entre 1993 e 1994. Sergio Silva foi aprovado em concurso para professor titular em 1996, e se aposentou em agosto de 1997. Permaneceu como professor colaborador do IFCH até 2010, ministrando disciplinas de Sociologia Clássica.

Sergio Salomé Silva publicou os livros Expansão Cafeeira e Origens da Indústria (1976) e Valor e Renda da Terra (1981), entre outras obras. Foi presidente da Associação dos Docentes da Unicamp na gestão 1990-1991.

Nota do Departamento de Sociologia do IFCH

O Departamento de Sociologia da Unicamp se despede de Sergio Salomé Silva, professor titular que dedicou sua trajetória docente, mesmo após sua aposentadoria, às disciplinas de sociologia clássica e contemporânea. Formado em Economia e Sociologia pela Universidade de Paris, chegou à Unicamp em 1973. Participou da criação do Instituto de Economia, onde ficou até 1989, voltando ao IFCH, no departamento de Sociologia, em 1989. O professor Sergio se destacou intelectualmente pelos trabalhos "Expansão Cafeeira e Origens da Indústria" (1976) e "Valor e Renda da Terra" (1981). Nos anos 2000, organizou a tradução do livro "As peculiaridades dos ingleses e outros artigos", de Edward Palmer Thompson, em parceria com Antonio Luigi Negro, pela Editora da Unicamp. Observador arguto da sociedade, dedicou-se, ao final de sua carreira, ao tema das formas de dominação culturais, conduzindo uma série de disciplinas nomeadas "A Arte da Dominação", que ele carinhosamente apelidou de "Sextas Maravilha”.

Sergio Silva também atuou, na Unicamp, diretor do Arquivo Edgard Leuenroth - AEL, e presidente da ADUnicamp (1990-1991). Sua contribuição militante era dedicada às iniciativas de comunicação livre, como a Rádio Muda na Unicamp e à sua colaboração assídua ao Jornal do Grupo Tortura Nunca Mais/RJ.

O professor Sergio Silva nos deixa um legado inspirador de dedicação institucional à Universidade pública, de estímulo ao pensamento crítico e de luta pela verdade histórica do período da ditadura militar.

O samba da mais valia, composição de Sergio Silva

Crítica e resignação na manhã de carnaval, composição de Sérgio Silva e Gabriel Cohn