Lançamento do livro 'Rumos do Sul: periferia e pensamento social'

Data da publicação: ter, 06/11/2018 - 16h37min

Os professores Mariana Miggiolaro Chaguri e Mário Augusto Medeiros da Silva, do Departamento de Sociologia, lançarão o livro Rumos do Sul: periferia e pensamento social , nesta quarta-feira, 07 de novembro, às 18h30 na Sala Multiuso do IFCH.

Segundo os autores, 'neste livro estão os debates sobre os alcances e os limites teóricos, analíticos e metodológicos da periferia. Vista no plural e debatida a partir de uma variedade de temas e problemas, a periferia é tomada aqui como ponto de partida para ler modernidades e colonialismos uns contra os outros.
Vistos em conjunto, os capítulos sugerem que a periferia é um espaço geográfico e também uma ideia; é uma condição histórica, política e econômica delimitada, que pode ser aceita, questionada ou ter seus sentidos alargados, dependendo do contexto.

Tornada realidade concreta, mas também imaginação social histórica e sociologicamente formulada, e, portanto, disputável, a pluralidade de análises de processos sociais e sujeitos, obras e autores analisados apontam para o potencial das ideias como forças sociais, isto é, para o modo como diferentes ideias, repertórios e linguagens concorrem ativa e reflexivamente para a modulação do mundo social, operadas pelos sujeitos que as formulam ou que as absorvem, cultural e politicamente, de maneira sincrônica ou diacrônica, conferindo ou disputando sentidos com o contexto social envolvente. A periferia torna-se realidade concreta, mas também imaginação social histórica e sociologicamente formulada, disputável'.

Lançado pela Editora Alameda, o livro Rumos do Sul: periferia e pensamento social faz parte da Coleção Sociologias Contemporâneas.

Após o lançamento, or organizadores farão uma confratenização no Stout Bar, localizado na Rua Gilberto Pátaro, 105, Barão Geraldo, Campinas.


Programação:

Data Título Local
qua, 07/11/2018 - 18:30 Lançamento do livro 'Rumos do Sul: periferia e pensamento social' Sala Multiuso do IFCH