Projeto do IFCH Unicamp contemplado em acordo de cooperação internacional entre a FAPESP e a SNSF

Data da publicação: sex, 03/12/2021 - 15h48min

O professor Leandro Alves Teodoro, colaborador no Departamento de História do IFCH Unicamp, foi contemplado com um auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Fundação Nacional de Ciência da Suíça (SNSF). O edital que contemplou o professor Leandro Teodoro é fruto de um acordo de cooperação entre a Fapesp e a SNSF que visa apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa colaborativos por pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa da Suíça e do estado de São Paulo.

A seleção foi feita por meio de edital divulgado em 2020 e o resultado foi divulgado recentemente. No total foram selecionados quatro projetos neste edital, sendo apenas um para a Unicamp e para as ciências humanas.

Coordenador do grupo de estudos "O ensino da fé cristã na Península Ibérica" e beneficiário do auxílio Jovem Pesquisador da Fapesp, professor Leandro Alves Teodoro realizará em parceria com o professor Hugo O. Bizzarri da Universidade de Friburgo a criação de um núcleo de pesquisa internacional e interdisciplinar com dupla sede entre as duas instituições, que irá se dedicar em analisar o papel moralizante de narrativas como fábulas e sermões influenciaram a formação moral cristã na Península Ibérica entre os séculos XIII e XVI, e sua influência na formação social.

Este projeto prevê a realização de quatro eventos entre as instituições brasileiras e suíças, bem como permitirá que estudantes da Unicamp tenham acesso a bolsas de iniciação científica, bolsas de mestrado e treinamento técnico e auxílio para realizar trabalhos de campo no exterior. Conversamos com o professor Leandro Teodoro e com a coordenadora de pesquisa do instituto, professora Andréa Freitas sobre esse projeto e as possibilidades que trará na internacionalização do IFCH.