Data da publicação: seg, 07/06/2021 - 11h15min

O IFCH Unicamp promoverá o curso A circulação da teoria literária na Espanha, na Argentina e no Brasil  (desde 1966 até a atualidade), com Max Hidalgo Nácher (Universitat de Barcelona), dias 22 e 29 de junho, das 14 às 18 horas pela plataforma Meet. O link de acesso será enviado aos inscritos pelo site do IFCH Unicamp.

As inscrições devem ser realizadas nesse endereço.

Desde 1966, os estruturalismos começam a circular não só pelos circuitos acadêmicos e intelectuais, mas também pelos jornais e os meios de comunicação de massas. Depois de apresentar as linhas gerais da crise associada com os estruturalismos, problematizaremos os modos de estudar a sua circulação internacional, uma circulação que não pode ser reduzida, em nenhum caso, ao conceito de “influência” nem a ideia da dívida contraída pelos países periféricos em relação às metrópoles intelectuais.

Finalmente, estudaremos três casos (Argentina, Brasil, Espanha) de renovação dos estudos críticos em relação ao bloco discursivo da teoria literária francesa. As diferenças entre a circulação da teoria nos três espaços estudados em relação às histórias locais, que permite triangular as problemáticas, faz que os mesmos nomes e livros recebam um valor muito diferente nos diversos contextos de recepção, permitindo colocar o foco de interesse no problema dos usos da teoria e da fricção dos textos com os paradigmas locais.

Max Hidalgo Nácher é professor de Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade de Barcelona (UB). Doutorou-se com uma tese sobre El problema de la escritura en el campo intelectual francés (1945-1975) e, atualmente, pesquisa sobre a circulação e os usos da teoria literária, na segunda metade do século XX, na Argentina, no Brasil e na Espanha. Publicou artigos sobre Jorge Luis Borges, Samuel Beckett, Roland Barthes, José Bergamín, Oscar Masotta, Nicolás Rosa, Leyla Perrone e Haroldo de Campos.

O curso é organizado pelo professor Gabriel Ferreira Zacarias, conta com o apoio da Secretaria de Eventos do IFCH Unicamp, Programa de Pós-Graduação em História, Bolsa Erasmus +, Linha de Pesquisa Gênero, Subjetividades e Cultura Material.

Data Título Local
ter, 22/06/2021 - 14:00 A circulação da teoria literária na Espanha, na Argentina e no Brasil (desde 1966 até a atualidade) .
ter, 29/06/2021 - 14:00 A circulação da teoria literária na Espanha, na Argentina e no Brasil (desde 1966 até a atualidade) .