Nota de apoio do Departamento de História à Fundação Biblioteca Nacional em virtude dos ciberataques ocorridos em abril de 2021

Data da publicação: seg, 10/05/2021 - 09h37min

O Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas manifesta seu apoio à Fundação Biblioteca Nacional em virtude dos ciberataques ocorridos entre os dia 11 e 13 de abril de 2021, os quais inviabilizaram o acesso aos acervos digitais da instituição até o dia 26 de abril de 2021. Cremos ser sintomático e preocupante que os ataques cibernéticos tenham acontecido justamente em um quadro mais amplo de ofensivas contra a ciência no Brasil.

Ainda é impossível precisarmos a dimensão do impacto negativo da pandemia de COVID-19 na produção de conhecimento histórico nos diferentes níveis da formação universitária no país. Impossibilitados pelas restrições sanitárias de realizarem pesquisas presenciais nos arquivos históricos, desde o último ano muitos historiadores e historiadoras passaram a depender quase que exclusivamente de acervos digitais semelhantes aos disponibilizados pela Fundação Biblioteca Nacional, a exemplo da Hemeroteca Digital que oferece acesso on line à sua inestimável coleção de jornais e periódicos.

Portanto, o Departamento de História se solidariza e destaca a importância da Fundação Biblioteca Nacional para a memória e história do país, bem como para a
produção historiográfica no Brasil e sobre o Brasil no exterior.

Campinas, 28 de abril de 2021.

Departamento de História
IFCH-Unicamp