Nota do Departamento de História

Data da publicação: seg, 15/06/2020 - 10h58min

NOTA DE REPÚDIO

Nós, professores do departamento de História da Unicamp, repudiamos com veemência o ataque sofrido pela professora Lucilene Reginaldo, chefe deste departamento, na ocasião de sua participação no webinário "Atlântico Negro", promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana, sob coordenação do professor Carlos Silva, no dia 08 deste mês de junho. 

Ficamos perplexos diante da violência contida neste gesto, bem como dos seus significados políticos e ideológicos ao buscar cercear discussões relacionadas à história da África e às relações étnico-raciais. O referido ataque integra uma série de outros episódios recentes marcados pela sabotagem de eventos abertos ao público que foram promovidos por universidades públicas. 

Expressamos nossa solidariedade à colega Lucilene Reginaldo e reafirmamos, de modo contundente, o nosso compromisso institucional com a luta antirracista e em favor das políticas de promoção do pleno acesso da população afrodescendente aos espaços institucionais de produção de conhecimento. 

Docentes e secretário do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp