II Encontro de Pós-Graduação em Filosofia

Data da publicação: ter, 03/12/2019 - 09h52min

O II Encontro de Pós-Graduação em Filosofia da Unicamp é um evento organizado pelos próprios alunos da pós-graduação, cujo tema deste ano será “Por que Filosofia hoje?” e acontecerá entre os dias 11 e 14 de novembro de 2019, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH).

Entendemos que tal pergunta não exclui a divulgação científica das pesquisas em desenvolvimento na pós-graduação, mas, pelo contrário, acrescenta ao debate acadêmico um momento de reflexão essencial na elaboração dos projetos e trabalhos. O questionamento público sobre a importância de pesquisar Filosofia hoje no Brasil se mostra cada vez mais urgente, seja de uma perspectiva sócio-cultural, política, econômica ou, como de praxe, filosófica.

Em nossa atual conjuntura política, têm se tornado incisivos tanto a defesa do corte de financiamentos federais para as áreas de estudos em Humanidades, quanto o ataque ao reconhecimento da relevância de tais cursos em instituições públicas de ensinos superior e médio. A Filosofia, como bem sabemos, não apenas está entre tais cursos, como foi nomeada abertamente de inútil e ineficaz para o atual cenário social.

Tendo isso em vista, o objetivo do nosso segundo Encontro é de proporcionar um espaço público aberto, informativo, crítico e humanitário para pesquisadoras e pesquisadores da área, no intuito de difundir os trabalhos realizados e refletir conjuntamente sobre a sua atuação social. Além da extrema relevância e atualidade do tema, o evento tem a proposta de trazer professores convidados das mais diversas regiões brasileiras para desenvolver um debate amplo sobre os desafios que a produção acadêmica e o ensino de Filosofia enfrentam no Brasil.

Ademais, as conferências serão compostas por professores convidados, professores do departamento e pós-graduandos de mestrado e doutorado previamente inscritos e selecionados, visando tanto atingir uma contribuição à formação dos estudantes, quanto a troca de experiências e ampliação do debate.

Outras informações podem ser obtidas no site do evento.

Durante o encontro, no dia 13 de novembro estará presente a banquinha de livros das editoras Coletivo Veredas e Instituto Lukács. As duas editoras possuem sede em Maceió (AL) e vendem seus mais de 50 títulos a preço de custo.

sab, 17/08/2019 - 23:59 Encontro de Pós-Graduação em Filosofia recebe inscrições Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp
qua, 17/07/2019 - 09:00 Encontro de Pós-Graduação em Filosofia recebe inscrições Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp