SELEÇÃO PARA BOLSISTA PED

Data da publicação: seg, 22/10/2018 - 15h29min

Chamada para seleção de bolsistas

O Departamento de Ciência Política seleciona bolsistas PED para o primeiro semestre de 2019. Os alunos selecionados atuarão nas seguintes disciplinas, oferecidas nos períodos diurno e noturno:

1 PED B

HZ-546 POLÍTICA V: Teoria e Pesquisa em Ciência Política

Prof.  Oswaldo Martins Estanislau do Amaral

Ementa:

Este curso tem como supostos os desdobramentos da relação entre teoria e pesquisa, a afirmação de que teoria e empiria não são dissociadas, e a idéia de que a escolha teórica está associada à escolha de métodos para compreensão do objetivo de estudo selecionado. Apresentação de abordagens da Ciência Política, por exemplo: correntes do institucionalismo, escolha racional, marxismo, pluralismo, cultura política, etc. Apresentação de métodos associados à pesquisa qualitativa e quantitativa, coleta de dados, processamento e análise.

2 PED C

HZ-141 – POLÍTICA I: Introdução à Ciência Política (Diurno)

Profa. Luciana Ferreira Tatagiba

HZ-141 - POLÍTICA I: Introdução à Ciência Política (Noturno)

Profa. Andréa Marcondes de Freitas

Ementa:

O objeto da Ciência Política. O poder político. A ação política.

HZ-345 – POLÍTICA III: Teorias do Estado

Prof. Andrei Koerner

Ementa:

Fundamentos teóricos da análise do Estado contemporâneo. A relação entre o Estado e a sociedade civil. Estado e classes sociais. A questão da burocracia. As estruturas do Estado moderno

Podem se inscrever alunos do mestrado e do doutorado em Ciência Política, em qualquer fase de sua formação. No ato de inscrição, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos impressos (deixar na sala da chefia do Departamento de Ciência Política ou no escaninho da Profa. Andréia Galvão):

1. Formulário de inscrição

2. Histórico escolar da pós-graduação atualizado

3. Carta de motivação

Os bolsistas devem ter disponibilidade para dedicar 12 horas semanais ao programa. O valor da bolsa PED C é de R$ 550,00 e da PED B é de R$ 734,00. O(A) candidato(a) a PED B deve ter participado anteriormente no PED C.

O regulamento completo, bem como o formulário de inscrição, encontra-se nos links a seguir.

formulario_ped_c.doc

formulario_ped_b.doc

regulamento_ped.pdf

OS BOLSISTAS DAS AGÊNCIAS DE FOMENTO FEDERAIS, CAPES e CNPq, BEM COMO DA FUNDAÇÃO FAPESP (mediante autorização) - COM COEFICIENTE DE RENDIMENTO SUPERIOR OU IGUAL A 3,0 (TRÊS) - PODEM ACUMULAR A RESPECTIVA BOLSA COM A DOTAÇÃO MENSAL PROPORCIONADA PELO PED.

OS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO, BOLSISTAS CAPES, QUE TENHAM COEFICIENTE DE RENDIMENTO INFERIOR A 3.O SOMENTE PODERÃO PARTICIPAR DO PED C COMO VOLUNTÁRIOS.

Diante da ausência de uma política de permanência da universidade para viabilizar o programa de ação afirmativa implementado pelo PPGCP, no mínimo 2/3 das vagas serão atribuídas aos alunos cotistas não bolsistas.

As inscrições se encerram no dia 29 de outubro e as entrevistas com os candidatos serão realizadas no dia 31 de outubro à tarde.