Ciclo de Cinema Indígena

Data da publicação: sex, 10/05/2019 - 15h53min

O Centro de Pesquisa em Etnologia Indígena (CPEI) promove o Ciclo de Cinema Indígena, de 07 à 09 de maio, no Auditório Fausto Castilho do IFCH.

Organizado pelos pesquisadores João Roberto Bort Júnior (doutorado) e Veronica Monachini de Carvalho (mestrado) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, o Ciclo de Cinema Indígena do CPEI mostrará para o público filmes de curta, média e longa metragem realizados por indígenas de diversas etnias e regiões. Após as sessões cinematográficas serão realizados debates com convidados das etnias Kalapalo, Kaingang e Guarani.

O evento conta com apoio da Ação Cultural - Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp.

A programação segue abaixo:

- das 14h30 às 17h30
Bici etimbepügü - A chegada da bicicleta, curta metragem de Igahoka Matipu e Yuahula Alay Matipu Kalapalo.
Itandene ügühütü andongo - Sobre o casamento atual, média metragem de Tawana Kalapalo.
Kitseha, clipe musical de Thomaz Pedro e Yahula Alay Matipu Kalapalo.

Yahula Matipu Kalapalo
Hügeku Kalapalo
Ugise Kalapalo
Thomaz Pedro (Doutorado Diversitas/USP)

- das 9h30 às 12h30

Gir ag ka nhinhir: crianças brincando, curta metragem do Centro de Memória e Cultura Kaingang.
Kré hug hán: fazendo balaio, curta metragem de Centro de Memória e Cultura Kaigang.
Eg ty eg ga kununh sor ve, curta metragem de Centro de Memória e Cultura Kaingang.

Débora Silva
Cléber Kronun de Almeida
Prof. Dr. Wilmar D’Angelis (IEL/Unicamp)

- das 14h30 às 17h30
Inhu, longa metragem de Tawana Kalapalo e Theue Kalapalo.
Etepe, curta metragem de Tawana Kalapalo e Theue Kalapalo.

Yahula Matipu Kalapalo
Hügeku Kalapalo
Ugise Kalapalo
Prof. Dr. Antonio Guerreiro (IFCH/Unicamp)

- das 9h30 às 12h30
Manoa - A lenda das queixadas, longa metragem de Carlos Papá.
Convidado: Carlos Papa Guarani e Elis Corrado (Doutorado em Antropologia Social pela Unicamp).

- das 14h30 às 17h30

Roda de conversa Produção audiovisual indígena e a presença indígena na Universidade, com Carlos Papá (bacharel em audiovisual pela USP), Débora Silva (estudante de Odontologia da UEL), Ugise Kalapalo (estudante de Licenciatura Intercultural Indígena da UFG) e Adriana Testa (Pós-doutorado em Antropologia Social pela Unicamp).

ter, 07/05/2019 - 14:00 Auditório Fausto Castilho Auditório Fausto Castilho