Declaração para a Proteção do Patrimônio Cultural nas Américas e no Caribe

Data da publicação: seg, 11/03/2019 - 10h15min

DECLARAÇÃO SOBRE A NECESSIDADE DE PROTEGER E SALVAGUARDAR O PATRIMÔNIO CULTURAL NAS AMÉRICAS E NO CARIBE.

Aprovada pelo Grupo de Trabalho Interamericano e Caribenho do Patrimônio Cultural em seu Primeiro Encontro, em 12 de agosto de 2015 na UNICAMP, Campinas, Brasil. Ratificada por ABA, ALA, CASCA, CEAS, SAA, SAB e UNICAMP. Alterada em 18 de novembro de 2016, a partir de discussões ocorridas no Segundo Encontro desse Grupo de Trabalho, em 6 de agosto de 2016, em João Pessoa, Brasil, e em consultas subsequentes realizadas por correio eletrônico.

Preâmbulo

O segundo encontro do Grupo de Trabalho Interamericano e Caribenho do Patrimônio Cultural ocorreu durante a 30ª Reunião Brasileira de Antropologia, nos dias 4, 5 e 6 de agosto de 2016, em João Pessoa, Paraíba, Brasil. O objetivo dessa reunião foi dar andamento à implementação do Forum Interamericano e Caribenho do Patrimônio Cultural. Representantes da American Anthropological Association (AAA), Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associación Latinoamericana de Antropología (ALA), Society for American Archaeology (SAA) e do Departamento de Antropologia da UNICAMP reuniramse para discutir sobre os procedimentos a serem adotados para a implementação do Forum, sobre a agenda de trabalho do grupo para 2017-2018 e aspectos do texto da Declaração (versão de 23 de Setembro de 2015), em resposta a questões levantadas pelo Grupo de Trabalho do Patrimônio Cultural do Executive Board da AAA durante a ratificação daquele documento por esta associação e por outros Signatários Fundadores1 do Forum durante a mencionada reunião, e em consultas realizadas a partir de então por correio eletrônico.

A versão modificada que se publica a seguir responde às preocupações que surgiram após a preparação do texto original da Declaração. Ela foi elaborada por Cristina Oehmichen (ALA), Elizabeth Chilton (AAA) e Antonio Arantes (ABA e UNICAMP), e aprovada pelos membros do Grupo de Trabalho Interamericano e Caribenho do Patrimônio Cultural para ser enviada aos Signatários Convenentes2 da Declaração para ratificação/rerratificação.

 

 

PARA VER A DECLARAÇÃO, CLIQUE AQUI