PRÉ-SELEÇÃO PARA DUAS BOLSAS PIBIC - CECULT – IFCH / UNICAMP

PRÉ-SELEÇÃO

PARA DUAS BOLSAS PIBIC

CECULT – IFCH / UNICAMP

Os professores Fernando Teixeira da Silva e Silvia Hunold Lara estão abrindo processo de seleção de dois alunos de graduação do IFCH interessados em pleitear uma bolsa PIBIC (cota 2018-2019) para participar do desenvolvimento da base de dados intitulada "Legislação: Trabalhadores e Trabalho em Portugal, Brasil e África Colonial Portuguesa" (http://www.ifch.unicamp.br/cecult/lex/web/).

Descrição das atividades:

O bolsista trabalhará diretamente na alimentação da base de dados, processando a legislação sobre o trabalho livre nos períodos 1930-1963 e 1964-1988 (consultando, em especial a Coleção de Leis do Brasil – Poder Executivo e Poder Legislativo). Paralelamente à coleta e referenciação das informações sobre os textos legais, pretende-se que o estudante produza um ensaio analítico sobre tema de sua escolha, utilizando os documentos consultados e a bibliografia específica sobre a temática selecionada.

Requisitos para inscrição:

Ser preferencialmente aluno regular de graduação em História da Unicamp.
Apresentar uma carta explicando seu interesse pela bolsa.
Apresentar um histórico escolar atualizado.
Apresentar um trabalho escrito de sua escolha, elaborado para uma das disciplinas do curso de graduação.
Ter disponibilidade para dedicar 15 horas semanais ao trabalho, em período diurno.

Etapas e cronograma do processo de seleção:

Inscrições: de 09 a 25 de março de 2018, mediante envio da documentação exigida para o e-mail: cecult@unicamp.br
Pré-seleção: será realizada pela avaliação preliminar do material apresentado no ato da inscrição. O resultado será divulgado por e-mail aos inscritos no dia 26 de março, a partir das 17:00 horas.
Entrevistas: os estudantes pré-selecionados serão entrevistados no dia 28 de março, terça-feira, na sala de reuniões do Cecult, a partir das 14hs. Os horários das entrevistas serão divulgados junto ao resultado da pré-seleção.

Resultado final:

O resultado será divulgado também por e-mail, a partir das 14 horas do dia 29 de março.

Os selecionados irão pleitear uma bolsa Pibic. Entre 28 de março e 24 de abril os estudantes aprovados desenvolverão com o professor Fernando Teixeira da Silva o projeto a ser encaminhado para o processo seletivo do PIBIC. Se a bolsa for aprovada, o início das atividades está previsto para 1º de agosto de 2018.