Boletim 11.jpeg

 

 

Nesta edição do Boletim, parabenizamos dois membros da comunidade do IFCH Unicamp, a professora Cristina Meneguello (Departamento de História) e o pesquisador Rodrigo Bulamah (Centro de Estudos de Migrações Internacionais) pelos prêmios recebidos.

Também trazemos novas informações sobre o acesso a periódicos por meio da Biblioteca, divulgamos as inscrições para o PED do primeiro semestre de 2022, os eventos da semana e a participação do professor Ricardo Antunes em debate sobre o impacto das tecnologias no mercado de trabalho.

Caso queiram enviar notícias para o Boletim, escrevam para valeriop@unicamp.br.

 

Acompanhem a programação de eventos e demais notícias e informações do IFCH Unicamp no portal www.ifch.unicamp.br e em nossas redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/UnicampIFCH

Instagram: @ifch.unicamp

Youtube: www.youtube.com/ifchunicamp1

Twitter: twitter.com/IFCH_Unicamp

 

--------------------------------------------------------------------------------

  • Informes institucionais

 

A professora Cristina Meneguello, do Departamento de História, conquistou o segundo lugar no Prêmio Péter Murányi 2021/2022 - Edição Educação, com o trabalho realizado com a Olimpíada Nacional em História do Brasil, atividade que coordena desde sua primeira edição em 2009.

 

O primeiro lugar ficou com a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, promovida por professores da Escola Politécnica da USP. Para esta edição, o Prêmio Péter Murányi recebeu 208 trabalhos, vindos de todo o Brasil. Organizado pela Fundação Péter Murányi, o Prêmio é realizado anualmente, com temas que se alternam a cada edição: Educação, Saúde, Ciência & Tecnologia e Alimentação.

Já o pesquisador Rodrigo Charafeddine Bulamah, ligado ao Centro de Estudos de Migrações Internacionais (Cemi), ganhou o Prêmio Jovem Pesquisador de publicação da Société des Américanistes, com a sua tese Ruínas circulares: vida e história no norte do Haiti.

Defendida em 2018 e produzida em co-tutela entre a Unicamp e a EHESS, sob orientação de Omar Ribeiro Thomaz e Enric Porqueres Gené, a tese de Rodrigo Bulamah explora as articulações entre a vida e história no norte do Haiti.

A partir de uma etnografia centrada no vilarejo de Milot, onde diferentes vestígios de tempos passados se cruzam por meio de experiências cotidianas e rituais, o autor busca tratar de temas relacionados ao parentesco, à magia e à política e suas articulações com o tempo, o espaço e as formas contemporâneas de subjetivação. A pesquisa foi realizada por meio de um financiamento da Fapesp. 

Atualmente Rodrigo Bulamah é pesquisador pós-doutorado na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp, onde realiza estudos sobre desmatamentos, questão ecológica e história do Haiti.

 

Biblioteca.png

Acesse a lista de periódicos assinados pela Unicamp e os títulos de periódicos relacionados às áreas de atuação do IFCH:

www.ifch.unicamp.br/biblioteca/periodicos

Captura de tela 2021-12-10 124233.jpg

Conheça os títulos de periódicos relacionados às áreas de atuação do IFCH, nos formatos digital e impresso.

conheça.png

 

biblio2.png

Acesse a ferramenta Power BI:

www.sbu.unicamp.br/sbu/estatisticas-de-uso/

--------------------------------------------------------------------------------

 
Captura de tela 2021-12-10 094237.jpg
 

II Jornada Internacional de Filosofia, Arte e Estética

 

O Grupo de Estudos em Estética e Teoria da Arte (Geeta) promove a segunda versão internacional da Jornada de Filosofia, Arte e Estética, entre os dias 14, 15, 16 e 17 de dezembro de 2021, com transmissão ao vivo pelos canais do IFCH Unicamp. O evento, coordenado pela Profa. Dra. Taisa Palhares, contará com comunicações no período da manhã (9h-12h) e conferências no período da noite (19h-21).

 

O tema central do evento é o entrelaçamento e as clivagens da práxis crítica e curatorial com a teoria, história e filosofia da arte. Nosso intuito é discutir as proximidades e descontinuidades entre esses diferentes campos e refletir sobre o estado atual da crítica e da curadoria de arte. 

 

Conferencistas e público estão convidados a pensar as transformações suscitadas pela arte contemporânea a esses diversos campos, e a debater temas que se relacionam com os fundamentos que caracterizam e diferenciam cada categoria. 

 

Saiba mais sobre o evento e a programação completa da II Jornada em www.ifch.unicamp.br/ifch/noticias-eventos/programa-filosofia/ii-jornada-filosofia-arte-estetica-0

 

 

card Quartas dezembro 2021.jpg

 

As Quartas da Antropologia de 15 de dezembro terá como tema O Massacre de Paraisopolis: Processos de investigação e a luta por memória, verdade e justiça. A mesa será transmitida às 16 horas nos canais do IFCH Unicamp, e contará com a presença de Desirée Azevedo (Centro de Antropologia e Arqueologia Forense da Unifesp) e Maria Cristina Quirino (Mães de Paraisopolis).

A mesa é organizada pela professora Taniele Rui, e promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do IFCH Unicamp.

--------------------------------------------------------------------------------

 

Etnografia entre bombeiros militares paulistas: ideias de corpo

Aluna: Talita Cristina Costa

Programa: Antropologia Social

Data: 13/12/2021 - 14:00

Local: Integralmente à distância

 

O encontro entre Lucrécio e Spinoza

Aluno: Diego Ramos Lanciote

Programa: Filosofia

Data: 14/12/2021 - 14:00

Local: Integralmente à distância

 

Modelos da teoria de conjuntos não clássicas

Aluno: Daniel Santiago Jockwich Martinez

Programa: Filosofia

Data: 15/12/2021 - 10:00

Local: Integralmente à distância

 

Como Provar Coisas Com Sinais: Sobre a Lógica Performativa de Frege

Aluno: João Vitor Schmidt

Programa: Filosofia

Data: 16/12/2021 - 10:00

Local: Integralmente à distância - link https://youtu.be/dbRlDYXYGmc

 

Pavilhão das sereias: uma etnografia dos circuitos de criminalização e encarceramento de travestis e transexuais

Aluna: Vanessa Sander Serra e Meira

Programa: Ciências Sociais

Data: 16/12/2021 - 14:00

Local: Integralmente à distância

 

As Concessões Florestais e a Gestão Compartilhada de Florestas Públicas na Amazônia Brasileira

Aluno: Roberto Hoffmann Palmieri

Programa: Ambiente e Sociedade

Data: 17/12/2021 - 09:00

Local: Integralmente à distância

 

Uma abordagem modal para a consistência lógica

Aluno: Edson Vinicius Bezerra

Programa: Filosofia

Data: 17/12/2021 - 10:00

Local: Integralmente à distância - link https://youtu.be/IvqDRBJSy0c

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

  • Processos Seletivos e Editais

 

Inscrições PED 1º Semestre de 2022

 

As inscrições do Programa de Estágio Docente (PED) terão início dia 07/12/2021 e finalizam dia 07/01/22, através do sistema SIGA. Todos os alunos interessados em participar como PED nas disciplinas do IFCH, seja voluntário ou não, modalidade B (doutorando com experiência didática anterior, ou que já tenha sido PED antes) e modalidade C (mestrandos) devem realizar a inscrição via sistema na data especificada. O Sistema SIGA pode ser acessado em https://sistemas.dac.unicamp.br/siga/ingresso/default/.

 

Como agora todo o processo é feito via sistema, é impossível realizar cadastros posteriores, portanto não percam as datas. Conforme Parecer da Congregação do IFCH (281/2020) fica estabelecido que 25% das bolsas de cada departamento serão destinadas à população Preta, Parda e Indígena.

Os editais específicos de departamento podem ser acessados em www.ifch.unicamp.br/ifch/noticias-eventos/graduacao/inscricoes-ped-1o-semestre-2022. Consulte-os antes de realizar a inscrição no sistema. O resultado e a confirmação obrigatória dos selecionados (bolsistas e voluntários) será realizada entre 17/01/2022 a 07/02/2022 no SIGA.

 

--------------------------------------------------------------------------------

  • IFCH Público

 

 

Captura de tela 2021-12-10 102807.jpg

 

O professor Ricardo Antunes participou de um longo debate nesta quinta-feira, 10/12, no programa Estúdio CBN, da rádio CBN São Paulo, sobre as relações atuais de trabalho, o impacto das tecnologias e o que esperar para o futuro.

Ricardo Antunes destaca o alto número de desempregados e desalentados no Brasil e critica a artimanha de contratar trabalhadores como se fossem prestadores de serviço para não cumprir a legislação. Em sua avaliação, o mundo caminha para uma precarização ilimitada do trabalho.

A íntegra deste debate com mais de 50 minutos pode ser acessada em  https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/360970/relacoes-atuais-de-trabalho-o-impacto-das-tecnolog.htm