Captura de Tela 2021-11-26 às 16.52.39.png

 

Finalizamos o mês de novembro repercutindo atividades de nosso instituto relacionadas ao Dia da Consciência Negra.

O AEL recebeu o acervo Soweto Organização Negra, mais uma iniciativa de  preservação da memória negra em parceria com o Cebrap Afro. 

Outro parceria entre pesquisadores do IFCH Unicamp com o Cebrap é o Boletim Panorama Quilombola.

Também informamos a comunidade sobre a nova base de dados disponível por meio de convênio da Biblioteca.

E, em meio às polêmicas relacionadas com o Enem 2021, o trabalho da professora Artionka Capiberibe (Departamento de Antropologia) acabou inspirando uma das questões desta edição do exame.

 

Caso queiram enviar notícias para o Boletim, escrevam para valeriop@unicamp.br.

 

Acompanhem a programação de eventos e demais notícias e informações do IFCH Unicamp no portal www.ifch.unicamp.br e em nossas redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/UnicampIFCH

Instagram: www.instagram.com/ifch.unicamp

Youtube: www.youtube.com/ifchunicamp1

Twitter: twitter.com/IFCH_Unicamp

 

--------------------------------------------------------------------------------

  • Informes institucionais

 

 AEL incorpora acervo da Soweto Organização Negra

Captura de tela 2021-11-26 144348.jpg

O Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) acaba de receber a doação do acervo Soweto Organização Negra. O conjunto abrange mais de três décadas de lutas contra o racismo estrutural, a desigualdade e a marginalização social da população negra brasileira. 

Entre o material doado, destacam-se cartazes, faixas, banners, fotografias, boletins, panfletos, tecidos, além de documentação textual produzida ou acumulada pelas atividades da organização nos campos da educação, saúde, segurança alimentar e condições de vida da mulher negra. 

Captura de tela 2021-11-26 144304.jpg

A incorporação do conjunto faz parte de um projeto mais amplo de preservação da memória negra. O Portal da Unicamp noticiou sobre a incorporação do acervo da Soweto ao AEL. A matéria pode ser lida em  www.unicamp.br/unicamp/noticias/2021/11/23/soweto-organizacao-negra

 

 

 

Comunidade da Unicamp passa a ter acesso à base de dados Pressreader

 

img-pressreader.png
Apresentacao PressReader.png

 

A Unicamp, através do Sistema de Bibliotecas (SBU), acaba de assinar a base de dados Pressreader. Ela oferece acesso a mais de 7.000 publicações de selecionados jornais e revistas de mais de 120 países em mais de 60 idiomas.  São jornais e revistas, nacionais e estrangeiros, nas áreas de Ciência, História, Tecnologia, Arte, Entretenimento, Esportes, Fotografia, Música e Atualidades, dentre outras.

Permite acesso à Folha de São Paulo, O Estado de S.Paulo, The Washington Post, The Guardian, Forbes, Rolling Stones, El País, Art Press, Newsweek, History Magazine, etc.

A base pode ser acessada através de computadores (PCs e laptops), smartphones e tablets. O editor disponibiliza um aplicativo que pode ser baixado e acessado pela rede da instituição para que o usuário tenha acesso livre à base e seu conteúdo por um período de 7 dias, sem a necessidade de estar logado na rede da instituição.

O acesso à base de dados deve ser realizado pelo link www.pressreader.com - com o reconhecimento dos IPs da Unicamp. Veja a apresentação e o tutorial sobre o uso da plataforma Pressreader em www.facebook.com/BibliotecaIFCH/posts/3050682231877037.

--------------------------------------------------------------------------------

 
Novembro Afro 2021 - Divulgações (1).pngRacismo Estrutural: uma perspectiva histórico-crítica
 

A Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH) promoverá o debate sobre o livro Racismo Estrutural: uma perspectiva histórico-crítica, de Dennis de Oliveira, dia 29 de novembro às 15 horas no canal da TV Unicamp no Youtube  (www.youtube.com/TVUnicamp).  

O objetivo do evento é discutir o racismo para além dos comportamentos preconceituosos. O livro articula o conceito de racismo estrutural à totalidade histórico-social expressa concretamente pelas dinâmicas das relações sociais no capitalismo em sua etapa de acumulação flexível em um país da periferia global do capitalismo como o Brasil.

Estarão presentes o autor do livro, Dennis de Oliveira (professor da Escola de Comunicação e Artes da USP), e as debatedoras Luciana Oliveira Gonzaga (Presidente CADER/DeDH) e da professora do IFCH Josianne Cerasoli (Coordenadora do Observatório de Direitos Humanos/DeDH).

 

antropologia_urbana.jpg

Antropologia Urbana: dos conceitos de base aos experimentos etnográficos contemporâneos
 

A próxima mesa das Aulas Abertas da Antropologia: Novas Tradições & Desafios terá como tema Antropologia Urbana: dos conceitos de base aos experimentos etnográficos contemporâneos, dia 29 de novembro às 10 horas nos canais do IFCH Unicamp (www.youtube.com/ifchunicamp1). O convidado desta aula será José Guilherme Magnani (Universidade de São Paulo). A organização do evento é da professora Susana Durão e do professor Omar Ribeiro Thomaz.

 

Evento IFCH.png

 

 Qual educação política precisamos para 2022?

O Projeto de Extensão em Educação Política (Proeep-Unicamp) convida para o debate Qual educação política precisamos para 2022?, a ser realizado na próxima quinta-feira, dia 02/12, às 17h, no canal do IFCH Unicamp no Youtube.

A partir de uma concepção ampla de Educação Política enquanto "educação sobre a política", serão abordadas questões como: O que precisa ser ensinado sobre política, para quem, e quem pode ensinar? Como isso pode transformar o cenário político para 2022 em diante? Quais são os desafios para quem se propõe a ensinar sobre política atualmente? Qual educação política poderia contribuir para uma reconfiguração da democracia brasileira e para a melhoria das condições de vida? E qual acúmulo dos últimos anos podemos levar na mala nessa jornada?

As debatedoras convidadas serão as professoras Carolina Catini (Faculdade de Educação/Unicamp), Daniela Mussi (Departamento de Ciência Política/UFRJ e Emancipa) e Thayssa Trancozo (Historiadora e professora no Ensino Fundamental II).

 

 

WhatsApp Image 2021-11-26 at 16.18.59.jpeg

Patrimônio Agrícola Mundial, Conhecimento dos Agricultores e Práticas Agrícolas Atuais

O Centro de Estudos Rurais (Ceres) promove o encontro Patrimônio Agrícola Mundial, Conhecimento dos Agricultores e Práticas Agrícolas Atuais, dia 03 de dezembro no canal do IFCH Unicamp no Youtube e dia 04 de dezembro pelo Google Meet.

O intuito do evento é reunir agentes, atores e intelectuais que atuam diretamente nos territórios que foram declarados, estão em fase de declaração ou promovem articulações e projetos que têm o Conhecimento Agrícola e as Práticas como alvo de reflexão, de valorização ou ponto de partida de lutas e reivindicações, desde as instituições públicas (governamentais e universidades) ou desde os seus próprios coletivos.

As inscrições devem ser realizadas no endereço https://forms.gle/aY2UR9kvjkBjAbda6.

 

x-ceisal-logo.png

X Congresso Internacional de Consejo Europeo de Investigaciones Sociales de América Latina

A cidade de Helsinki, Finlândia, sediará o X Congresso Internacional de CEISAL (Consejo Europeo de Investigaciones Sociales de América Latina) entre os dias 13 a 15 de junho de 2022. 

A professora Nashieli Loera (Departamento de Antropologia) coordenará junto com a antropóloga Maria Ines Fernández (CONICET- Argentina) o simpósio Ensamblajes y modos creativos de composición de “lo común” en América Latina. O envio de resumos (em inglês, espanhol ou português) para esse simpósio deve ser realizado até dia dia 30 de novembro de 2021.

 

informações com o resumo da proposta sobre o simpósio e as instruções para envio podem ser consultadas no link www2.helsinki.fi/en/conferences/ceisal-2022/call-for-papers-open-from-sept-15-to-nov-30-2021.

--------------------------------------------------------------------------------

  • IFCH Público

 

Boletim Panorama Quilombola

Captura de Tela 2021-11-26 às 16.57.20.png

Ainda sobre as atividades relacionadas à Consciência Negra e as atividades de pesquisa, ensino e extensão do IFCH Unicamp, indicamos a leitura do Boletim Panorama Quilombola (BPQ), parceria do Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Ameríndios, Afro-Americanos e Tradicionais da Unicamp (LaPPA) e do Núcleo Afro-Cebrap.

O Boletim Panorama Quilombola é um projeto do Programa Quilombos: memórias, configurações regionais e os desafios da desdemocratização, O objetivo é dar visibilidade à temática quilombola, abordando-a de forma qualificada, por meio de uma linguagem acessível, a partir do diálogo entre a militância e a academia. Nosso foco está no monitoramento da abordagem do tema na mídia, na produção de breves dossiês temáticos e de entrevistas com personagens quilombolas de destaque.

BPQ #1 | Mídia: 

https://cebrap.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Boletim_01_Midia-28abril.pdf

BPQ #2 | Entrevista Givânia Maria da Silva: 

https://cebrap.org.br/wp-content/uploads/2021/04/BPQ2-28abril.pdf

BPQ #3 | Pesquisa os temas Corpo, Consulta Prévia e Contribuições Pós-coloniais:

https://cebrap.org.br/wp-content/uploads/2021/05/BPQ3-28abril.pdf

BPQ #4 | Entrevista – Acesso à Justiça: Sandra Andrade, Vercilene Dias e Maíra Moreira:

https://cebrap.org.br/wp-content/uploads/2020/11/BPQ_ENTREVISTA_JUNHO_21.pdf

 

Enem 2021

 

SAVE_20211121_220316.jpg

 

Em meio a toda a polêmica relacionada à realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, temos uma notícia relacionada ao IFCH. Uma das questões da prova deste ano foi elaborada a partir de um texto da professora Artionka Capiberibe (Departamento de Antropologia) em parceria com a antropóloga Oiara Bonilla (Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense).

A questão da prova aplicada é sobre a atuação política indígena, e foi baseada num artigo publicado em 2015 na Revista Estudos Avançados da USP, número 83.

O artigo que deu origem à essa questão do Enem, A ocupação do Congresso: contra o quê lutam os índios?, de Artionka Capiberibe e Oiara Bonilla, pode ser acessado no endereço www.revistas.usp.br/eav/article/view/105073.

 

 
 

 

Captura de Tela 2021-11-26 às 16.52.39.png

 

Finalizamos o mês de novembro repercutindo atividades de nosso instituto relacionadas ao Dia da Consciência Negra.

O AEL recebeu o acervo Soweto Organização Negra, mais uma iniciativa de  preservação da memória negra em parceria com o Cebrap Afro. 

Outro parceria entre pesquisadores do IFCH Unicamp com o Cebrap é o Boletim Panorama Quilombola.

Também informamos a comunidade sobre a nova base de dados disponível por meio de convênio da Biblioteca.

E, em meio às polêmicas relacionadas com o Enem 2021, o trabalho da professora Artionka Capiberibe (Departamento de Antropologia) acabou inspirando uma das questões desta edição do exame.

 

Caso queiram enviar notícias para o Boletim, escrevam para valeriop@unicamp.br.

 

Acompanhem a programação de eventos e demais notícias e informações do IFCH Unicamp no portal www.ifch.unicamp.br e em nossas redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/UnicampIFCH

Instagram: www.instagram.com/ifch.unicamp

Youtube: www.youtube.com/ifchunicamp1

Twitter: twitter.com/IFCH_Unicamp

 

--------------------------------------------------------------------------------

  • Informes institucionais

 

 AEL incorpora acervo da Soweto Organização Negra

Captura de tela 2021-11-26 144348.jpg

O Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) acaba de receber a doação do acervo Soweto Organização Negra. O conjunto abrange mais de três décadas de lutas contra o racismo estrutural, a desigualdade e a marginalização social da população negra brasileira. 

Entre o material doado, destacam-se cartazes, faixas, banners, fotografias, boletins, panfletos, tecidos, além de documentação textual produzida ou acumulada pelas atividades da organização nos campos da educação, saúde, segurança alimentar e condições de vida da mulher negra. 

Captura de tela 2021-11-26 144304.jpg

A incorporação do conjunto faz parte de um projeto mais amplo de preservação da memória negra. O Portal da Unicamp noticiou sobre a incorporação do acervo da Soweto ao AEL. A matéria pode ser lida em  www.unicamp.br/unicamp/noticias/2021/11/23/soweto-organizacao-negra

 

 

 

Comunidade da Unicamp passa a ter acesso à base de dados Pressreader

 

img-pressreader.png
Apresentacao PressReader.png

 

A Unicamp, através do Sistema de Bibliotecas (SBU), acaba de assinar a base de dados Pressreader. Ela oferece acesso a mais de 7.000 publicações de selecionados jornais e revistas de mais de 120 países em mais de 60 idiomas.  São jornais e revistas, nacionais e estrangeiros, nas áreas de Ciência, História, Tecnologia, Arte, Entretenimento, Esportes, Fotografia, Música e Atualidades, dentre outras.

Permite acesso à Folha de São Paulo, O Estado de S.Paulo, The Washington Post, The Guardian, Forbes, Rolling Stones, El País, Art Press, Newsweek, History Magazine, etc.

A base pode ser acessada através de computadores (PCs e laptops), smartphones e tablets. O editor disponibiliza um aplicativo que pode ser baixado e acessado pela rede da instituição para que o usuário tenha acesso livre à base e seu conteúdo por um período de 7 dias, sem a necessidade de estar logado na rede da instituição.

O acesso à base de dados deve ser realizado pelo link www.pressreader.com - com o reconhecimento dos IPs da Unicamp. Veja a apresentação e o tutorial sobre o uso da plataforma Pressreader em www.facebook.com/BibliotecaIFCH/posts/3050682231877037.

--------------------------------------------------------------------------------

 
Novembro Afro 2021 - Divulgações (1).pngRacismo Estrutural: uma perspectiva histórico-crítica
 

A Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH) promoverá o debate sobre o livro Racismo Estrutural: uma perspectiva histórico-crítica, de Dennis de Oliveira, dia 29 de novembro às 15 horas no canal da TV Unicamp no Youtube  (www.youtube.com/TVUnicamp).  

O objetivo do evento é discutir o racismo para além dos comportamentos preconceituosos. O livro articula o conceito de racismo estrutural à totalidade histórico-social expressa concretamente pelas dinâmicas das relações sociais no capitalismo em sua etapa de acumulação flexível em um país da periferia global do capitalismo como o Brasil.

Estarão presentes o autor do livro, Dennis de Oliveira (professor da Escola de Comunicação e Artes da USP), e as debatedoras Luciana Oliveira Gonzaga (Presidente CADER/DeDH) e da professora do IFCH Josianne Cerasoli (Coordenadora do Observatório de Direitos Humanos/DeDH).

 

antropologia_urbana.jpg

Antropologia Urbana: dos conceitos de base aos experimentos etnográficos contemporâneos
 

A próxima mesa das Aulas Abertas da Antropologia: Novas Tradições & Desafios terá como tema Antropologia Urbana: dos conceitos de base aos experimentos etnográficos contemporâneos, dia 29 de novembro às 10 horas nos canais do IFCH Unicamp (www.youtube.com/ifchunicamp1). O convidado desta aula será José Guilherme Magnani (Universidade de São Paulo). A organização do evento é da professora Susana Durão e do professor Omar Ribeiro Thomaz.

 

Evento IFCH.png

 

 Qual educação política precisamos para 2022?

O Projeto de Extensão em Educação Política (Proeep-Unicamp) convida para o debate Qual educação política precisamos para 2022?, a ser realizado na próxima quinta-feira, dia 02/12, às 17h, no canal do IFCH Unicamp no Youtube.

A partir de uma concepção ampla de Educação Política enquanto "educação sobre a política", serão abordadas questões como: O que precisa ser ensinado sobre política, para quem, e quem pode ensinar? Como isso pode transformar o cenário político para 2022 em diante? Quais são os desafios para quem se propõe a ensinar sobre política atualmente? Qual educação política poderia contribuir para uma reconfiguração da democracia brasileira e para a melhoria das condições de vida? E qual acúmulo dos últimos anos podemos levar na mala nessa jornada?

As debatedoras convidadas serão as professoras Carolina Catini (Faculdade de Educação/Unicamp), Daniela Mussi (Departamento de Ciência Política/UFRJ e Emancipa) e Thayssa Trancozo (Historiadora e professora no Ensino Fundamental II).

 

 

WhatsApp Image 2021-11-26 at 16.18.59.jpeg

Patrimônio Agrícola Mundial, Conhecimento dos Agricultores e Práticas Agrícolas Atuais

O Centro de Estudos Rurais (Ceres) promove o encontro Patrimônio Agrícola Mundial, Conhecimento dos Agricultores e Práticas Agrícolas Atuais, dia 03 de dezembro no canal do IFCH Unicamp no Youtube e dia 04 de dezembro pelo Google Meet.

O intuito do evento é reunir agentes, atores e intelectuais que atuam diretamente nos territórios que foram declarados, estão em fase de declaração ou promovem articulações e projetos que têm o Conhecimento Agrícola e as Práticas como alvo de reflexão, de valorização ou ponto de partida de lutas e reivindicações, desde as instituições públicas (governamentais e universidades) ou desde os seus próprios coletivos.

As inscrições devem ser realizadas no endereço https://forms.gle/aY2UR9kvjkBjAbda6.

 

x-ceisal-logo.png

X Congresso Internacional de Consejo Europeo de Investigaciones Sociales de América Latina

A cidade de Helsinki, Finlândia, sediará o X Congresso Internacional de CEISAL (Consejo Europeo de Investigaciones Sociales de América Latina) entre os dias 13 a 15 de junho de 2022. 

A professora Nashieli Loera (Departamento de Antropologia) coordenará junto com a antropóloga Maria Ines Fernández (CONICET- Argentina) o simpósio Ensamblajes y modos creativos de composición de “lo común” en América Latina. O envio de resumos (em inglês, espanhol ou português) para esse simpósio deve ser realizado até dia dia 30 de novembro de 2021.

 

informações com o resumo da proposta sobre o simpósio e as instruções para envio podem ser consultadas no link www2.helsinki.fi/en/conferences/ceisal-2022/call-for-papers-open-from-sept-15-to-nov-30-2021.

--------------------------------------------------------------------------------

  • IFCH Público

 

Boletim Panorama Quilombola

Captura de Tela 2021-11-26 às 16.57.20.png

Ainda sobre as atividades relacionadas à Consciência Negra e as atividades de pesquisa, ensino e extensão do IFCH Unicamp, indicamos a leitura do Boletim Panorama Quilombola (BPQ), parceria do Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Ameríndios, Afro-Americanos e Tradicionais da Unicamp (LaPPA) e do Núcleo Afro-Cebrap.

O Boletim Panorama Quilombola é um projeto do Programa Quilombos: memórias, configurações regionais e os desafios da desdemocratização, O objetivo é dar visibilidade à temática quilombola, abordando-a de forma qualificada, por meio de uma linguagem acessível, a partir do diálogo entre a militância e a academia. Nosso foco está no monitoramento da abordagem do tema na mídia, na produção de breves dossiês temáticos e de entrevistas com personagens quilombolas de destaque.

BPQ #1 | Mídia: 

https://cebrap.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Boletim_01_Midia-28abril.pdf

BPQ #2 | Entrevista Givânia Maria da Silva: 

https://cebrap.org.br/wp-content/uploads/2021/04/BPQ2-28abril.pdf

BPQ #3 | Pesquisa os temas Corpo, Consulta Prévia e Contribuições Pós-coloniais:

https://cebrap.org.br/wp-content/uploads/2021/05/BPQ3-28abril.pdf

BPQ #4 | Entrevista – Acesso à Justiça: Sandra Andrade, Vercilene Dias e Maíra Moreira:

https://cebrap.org.br/wp-content/uploads/2020/11/BPQ_ENTREVISTA_JUNHO_21.pdf

 

Enem 2021

 

SAVE_20211121_220316.jpg

 

Em meio a toda a polêmica relacionada à realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, temos uma notícia relacionada ao IFCH. Uma das questões da prova deste ano foi elaborada a partir de um texto da professora Artionka Capiberibe (Departamento de Antropologia) em parceria com a antropóloga Oiara Bonilla (Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense).

A questão da prova aplicada é sobre a atuação política indígena, e foi baseada num artigo publicado em 2015 na Revista Estudos Avançados da USP, número 83.

O artigo que deu origem à essa questão do Enem, A ocupação do Congresso: contra o quê lutam os índios?, de Artionka Capiberibe e Oiara Bonilla, pode ser acessado no endereço www.revistas.usp.br/eav/article/view/105073.