Boletim IFCH 05.png
 
Comunidade do IFCH participa do Encontro Anual da Anpocs

 

Chegamos ao fim desta semana em meio à realização de mais um tradicional evento das ciências humanas que teve que se reinventar por causa da pandemia. A 45º edição do Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) começou dia 19 e será realizada até 27 de outubro, sendo que as principais atividades estão sendo transmitidas pelo YouTube com livre acesso para qualquer pessoa, seja ao vivo ou após a realização das mesas.

 

Esta edição é a segunda realizada de forma remota. Em 2020 seria originalmente sediada na Universidade Federal do ABC (quebrando a tradição do encontro ser quase sempre realizado em Caxambu-MG desde 1989), e acabou sendo mantida migrando para o ambiente virtual. 

 

Captura de tela 2021-10-22 145018.jpg

 

A professora Mariana Chaguri, do Departamento de Sociologia do IFCH Unicamp, está atuando na organização do encontro como Secretária Executiva da atual gestão da Anpocs no Biênio 2021-2022. Em outras gestões o IFCH também esteve representado na gestão da entidade, como Marcelo Ridenti e Bibia Gregori na Secretaria Executiva, e Elide Rugai Bastos e Emília Pietrafesa de Godoi na Secretaria Adjunta.

 

O 45º Encontro da Anpocs está tendo 2223 participantes de todos os estados do Brasil. Pela primeira vez o evento adotou política de ações afirmativas, reservando vagas na apresentação de Simpósio de Pesquisas Pós-Graduadas, Grupos de Trabalho e Mesas Redondas para pesquisadores autodeclarados  pretos, pardos, indígenas, trans ou com deficiência, aumentando a diversidade e ampliando o acesso. 

 

Captura de tela 2021-10-22 145319.jpg

Outro destaque importante para a comunidade do IFCH foi a cerimônia do Prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica Gildo Marçal Brandão em Ciência Política, realizada na abertura do encontro. O prêmio foi concedido para a professora aposentada Argelina Cheibub Figueiredo (Departamento de Ciência Política). E nesta sexta-feira foi realizada a sessão especial de homenagem à memória de Leôncio Martins Rodrigues, com participação da professora Rachel Meneghello.

 

Já entre os finalistas do Concurso Anpocs de Teses e Dissertações, temos, entre os indicados na categoria Mestrado, a dissertação Sócios de brancura: branquitude média na Rio Claro republicana (1879-1940), de autoria de Pedro de Castro Picelli, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia sob orientação de Mario Augusto Medeiros da Silva.

Na categoria Doutorado, temos como finalistas os estudantes Ian Packer, com a tese Sobre a lenha, labaredas. Poética da memória e do esquecimento nas artes verbais krahô (Timbira/Brasil Central), orientado por Antonio Guerreiro no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, e Camila Massaro de Góes, com a pesquisa intitulada Gramsci e a dialética da tradução na América Latina: o caso das revistas Pasado y Presente e Presença, produzida no Programa de Pós-Graduação de Ciência Política com orientação de Alvaro Bianchi.

“A Anpocs é uma associação que foi encontrando uma centralidade na trajetória e formação dos cientistas sociais no Brasil, seja na participação direta ou como ouvinte dos eventos. O encontro virtual possibilita às pessoas navegarem pelas diversidades das ciências sociais produzidas no Brasil”, avalia Mariana Chaguri, para quem o formato virtual acabou permitindo uma aproximação maior dos estudantes pela maior acessibilidade, baixo custo e possibilidade de acompanhar mais eventos. "Uma coisa que está sendo interessante no encontro é que, apesar de virtual, ele tem um clima esperançoso. O futuro nos pertence, e construir esse futuro passa por dialogar no presente. De fazermos uma ciência comprometida com os problemas da sociedade brasileira, pensarmos coletivamente, construir uma prática coletiva".   

A programação completa do encontro da Anpocs pode ser consultada em www.anpocs2021.sinteseeventos.com.br. Já os eventos que estão disponibilizados no YouTube podem ser assistidos no canal da Anpocs.

 

 

Caso queiram enviar notícias para o Boletim, escrevam para valeriop@unicamp.br.

 

Acompanhe a programação de eventos e demais notícias e informações do IFCH Unicamp no portal www.ifch.unicamp.br e em nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/UnicampIFCH

Instagram: @ifch.unicamp

Youtube: www.youtube.com/ifchunicamp1

Twitter: https://twitter.com/IFCH_Unicamp

 

----------------------------------------------------------------------------------

Narrativas de violência doméstica entre homens.jpg

 

Narrativas de violência doméstica entre homens: produção de sujeitos, moralidades e eficácias

 

O próximo encontro das Quartas de Antropologia terá como tema Narrativas de violência doméstica entre homens: produção de sujeitos, moralidades e eficácias, dia 27 de outubro, às 17 horas nos canais do IFCH Unicamp no Youtube, Facebook e Twitter.

O convidado será Paulo Victor Leite Lopes (Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte), e a debatedora será a professora Maria Filomena Gregori (Departamento de Antropologia do IFCH Unicamp). A mediação será de Isadora Lins França.

O evento é organizado pelas professoras Taniele Rui e Isadora Lins França, e promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do IFCH Unicamp.

 

WhatsApp Image 2021-10-22 at 14.50.17.jpeg

 

Arte corporal africana em perspectiva diaspórica: uma análise a partir da documentação brasileira do século XVIII

 

O Núcleo de Estudos de Arte Não Europeia (Neane) iniciará o seu Ciclo de Palestras dia 28 de outubro, às 18:30h com a mesa Arte corporal africana em perspectiva diaspórica: uma análise a partir da documentação brasileira do século XVIII. O convidado será o professor Aldair Rodrigues, (Departamento de História), pesquisador que se dedica ao estudo da diáspora africana no período colonial, e as professoras Patrícia Meneses e Claudia Mattos Avolese como mediadoras.

A palestra acontecerá ao vivo no canal do YouTube e ficará disponível com legendas traduzidas.

 

 

encontro filosofia.png

 

III Encontro de Pós-Graduação em Filosofia 

O III Encontro de Pós-Graduação em Filosofia é uma iniciativa dos estudantes de pós-graduação do departamento de filosofia da Unicamp e tem como objetivo a apresentação das pesquisas que têm sido feitas pelos alunos. A proposta desse evento é que os discentes de todos os níveis da pós graduação e, também, os docentes possam compartilhar seus temas e o que têm pesquisado até o momento. 

Saiba mais em https://enfilounicamp.wordpress.com/

 

 

----------------------------------------------------------------------------------

 

Fatores associados e projeção de idosos com incapacidade funcional no Brasil 

 

Aluna: Ana Camila Ribeiro Pereira

Programa: Demografia

Data: 25/10/2021 - 14:00

Local: https://youtu.be/B9JfaXHz2HQ

 

 

----------------------------------------------------------------------------------

  • IFCH Público

 

Matheus Gato.jpg

 

O professor Matheus Gato concedeu uma entrevista ao colunista Bernardo Machado do UOL TAB dia 20 de outubro sobre o papel da imprensa ao dar espaço para posições conservadoras, sob o escudo de uma suposta neutralidade. O estopim foi uma coluna de Leandro Narloch na Folha de S.Paulo onde relativiza a escravidão sem apresentar nenhuma fonte histórica concreta. "O jornalismo brasileiro tem trabalhado com uma ideia de falsa democratização e, ao fazer isso, silencia pesquisadores", afirma Matheus Gato.

 

A íntegra da entrevista, intitulada 'Por neutralidade, imprensa defende posições conservadoras', pode ser lida aqui.

 

 

 

cover_issue_9150_en_US.jpg

 

 

A revista Brasiliana: Journal for Brazilian Studies, publicação semestral do King’s Brazil Institute do King's College de Londres, lançou em seu décimo número o dossiê Cultura e Política no Brasil: balanço de uma década (2011 -2020). O professor Mário Medeiros participou da organização do dossiê junto com  Daniela Vieira dos Santos (UEL) e Sandra Assunção (Université de Nanterre).

 

Entre as mais de 20 contribuições desta edição, temos algumas produzidas pela comunidade do IFCH Unicamp, como O conservadorismo-liberal no Brasil de Bolsonaro: a força da articulação no contexto de pandemia, de Mariana Chaguri, Sávio Cavalcante e Michel Nicolau Netto, e E se insistem em perguntar Por que cantamos?, de Monique Lima.

 

A íntegra da Brasiliana nº 10 pode ser acessada aqui.

 

----------------------------------------------------------------------------------

  • Informes institucionais

 

atu_the_20211020_capa2.jpg

Ciências Sociais é destaque em ranking da Times Higher Education

A consultoria britânica Times Higher Education (THE) divulgou recentemente a classificação mundial das melhores universidades em quatro áreas do conhecimento. A Unicamp obteve o segundo lugar no Brasil nas áreas de Economia e Ciências Sociais. “É um reconhecimento da importância e do impacto de nosso trabalho, o que é fundamental para dar mais visibilidade ao que fazemos”, avalia a diretora do Instituto de Ciências Humanas (IFCH), Andréia Galvão.

 

A matéria completa com a repercussão do desempenho da universidade no ranking Times Higher Education pode ser lida no Portal da Unicamp.

 

 

PRG 03.jpg

 

A terceira edição do Boletim da PRG foi lançada nesta semana. Esta edição traz uma entrevista com o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Prof. Fernando Coelho, sobre o processo de integração entre extensão e ensino, informações sobre o  IV Congresso de Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação da Unicamp, semana da Biblioteca e um FAQ do processo de integração extensão e ensino, com a disciplina de Atividades Complementares.

 

O Boletim da PRG nº 03 pode ser acessado no anexo desta mensagem.

 

 
 
   
 
Boletim IFCH 05.png
 
Comunidade do IFCH participa do Encontro Anual da Anpocs

 

Chegamos ao fim desta semana em meio à realização de mais um tradicional evento das ciências humanas que teve que se reinventar por causa da pandemia. A 45º edição do Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) começou dia 19 e será realizada até 27 de outubro, sendo que as principais atividades estão sendo transmitidas pelo YouTube com livre acesso para qualquer pessoa, seja ao vivo ou após a realização das mesas.

 

Esta edição é a segunda realizada de forma remota. Em 2020 seria originalmente sediada na Universidade Federal do ABC (quebrando a tradição do encontro ser quase sempre realizado em Caxambu-MG desde 1989), e acabou sendo mantida migrando para o ambiente virtual. 

 

Captura de tela 2021-10-22 145018.jpg

 

A professora Mariana Chaguri, do Departamento de Sociologia do IFCH Unicamp, está atuando na organização do encontro como Secretária Executiva da atual gestão da Anpocs no Biênio 2021-2022. Em outras gestões o IFCH também esteve representado na gestão da entidade, como Marcelo Ridenti e Bibia Gregori na Secretaria Executiva, e Elide Rugai Bastos e Emília Pietrafesa de Godoi na Secretaria Adjunta.

 

O 45º Encontro da Anpocs está tendo 2223 participantes de todos os estados do Brasil. Pela primeira vez o evento adotou política de ações afirmativas, reservando vagas na apresentação de Simpósio de Pesquisas Pós-Graduadas, Grupos de Trabalho e Mesas Redondas para pesquisadores autodeclarados  pretos, pardos, indígenas, trans ou com deficiência, aumentando a diversidade e ampliando o acesso. 

 

Captura de tela 2021-10-22 145319.jpg

Outro destaque importante para a comunidade do IFCH foi a cerimônia do Prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica Gildo Marçal Brandão em Ciência Política, realizada na abertura do encontro. O prêmio foi concedido para a professora aposentada Argelina Cheibub Figueiredo (Departamento de Ciência Política). E nesta sexta-feira foi realizada a sessão especial de homenagem à memória de Leôncio Martins Rodrigues, com participação da professora Rachel Meneghello.

 

Já entre os finalistas do Concurso Anpocs de Teses e Dissertações, temos, entre os indicados na categoria Mestrado, a dissertação Sócios de brancura: branquitude média na Rio Claro republicana (1879-1940), de autoria de Pedro de Castro Picelli, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia sob orientação de Mario Augusto Medeiros da Silva.

Na categoria Doutorado, temos como finalistas os estudantes Ian Packer, com a tese Sobre a lenha, labaredas. Poética da memória e do esquecimento nas artes verbais krahô (Timbira/Brasil Central), orientado por Antonio Guerreiro no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, e Camila Massaro de Góes, com a pesquisa intitulada Gramsci e a dialética da tradução na América Latina: o caso das revistas Pasado y Presente e Presença, produzida no Programa de Pós-Graduação de Ciência Política com orientação de Alvaro Bianchi.

“A Anpocs é uma associação que foi encontrando uma centralidade na trajetória e formação dos cientistas sociais no Brasil, seja na participação direta ou como ouvinte dos eventos. O encontro virtual possibilita às pessoas navegarem pelas diversidades das ciências sociais produzidas no Brasil”, avalia Mariana Chaguri, para quem o formato virtual acabou permitindo uma aproximação maior dos estudantes pela maior acessibilidade, baixo custo e possibilidade de acompanhar mais eventos. "Uma coisa que está sendo interessante no encontro é que, apesar de virtual, ele tem um clima esperançoso. O futuro nos pertence, e construir esse futuro passa por dialogar no presente. De fazermos uma ciência comprometida com os problemas da sociedade brasileira, pensarmos coletivamente, construir uma prática coletiva".   

A programação completa do encontro da Anpocs pode ser consultada em www.anpocs2021.sinteseeventos.com.br. Já os eventos que estão disponibilizados no YouTube podem ser assistidos no canal da Anpocs.

 

 

Caso queiram enviar notícias para o Boletim, escrevam para valeriop@unicamp.br.

 

Acompanhe a programação de eventos e demais notícias e informações do IFCH Unicamp no portal www.ifch.unicamp.br e em nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/UnicampIFCH

Instagram: @ifch.unicamp

Youtube: www.youtube.com/ifchunicamp1

Twitter: https://twitter.com/IFCH_Unicamp

 

----------------------------------------------------------------------------------

Narrativas de violência doméstica entre homens.jpg

 

Narrativas de violência doméstica entre homens: produção de sujeitos, moralidades e eficácias

 

O próximo encontro das Quartas de Antropologia terá como tema Narrativas de violência doméstica entre homens: produção de sujeitos, moralidades e eficácias, dia 27 de outubro, às 17 horas nos canais do IFCH Unicamp no Youtube, Facebook e Twitter.

O convidado será Paulo Victor Leite Lopes (Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte), e a debatedora será a professora Maria Filomena Gregori (Departamento de Antropologia do IFCH Unicamp). A mediação será de Isadora Lins França.

O evento é organizado pelas professoras Taniele Rui e Isadora Lins França, e promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do IFCH Unicamp.

 

WhatsApp Image 2021-10-22 at 14.50.17.jpeg

 

Arte corporal africana em perspectiva diaspórica: uma análise a partir da documentação brasileira do século XVIII

 

O Núcleo de Estudos de Arte Não Europeia (Neane) iniciará o seu Ciclo de Palestras dia 28 de outubro, às 18:30h com a mesa Arte corporal africana em perspectiva diaspórica: uma análise a partir da documentação brasileira do século XVIII. O convidado será o professor Aldair Rodrigues, (Departamento de História), pesquisador que se dedica ao estudo da diáspora africana no período colonial, e as professoras Patrícia Meneses e Claudia Mattos Avolese como mediadoras.

A palestra acontecerá ao vivo no canal do YouTube e ficará disponível com legendas traduzidas.

 

 

encontro filosofia.png

 

III Encontro de Pós-Graduação em Filosofia 

O III Encontro de Pós-Graduação em Filosofia é uma iniciativa dos estudantes de pós-graduação do departamento de filosofia da Unicamp e tem como objetivo a apresentação das pesquisas que têm sido feitas pelos alunos. A proposta desse evento é que os discentes de todos os níveis da pós graduação e, também, os docentes possam compartilhar seus temas e o que têm pesquisado até o momento. 

Saiba mais em https://enfilounicamp.wordpress.com/

 

 

----------------------------------------------------------------------------------

 

Fatores associados e projeção de idosos com incapacidade funcional no Brasil 

 

Aluna: Ana Camila Ribeiro Pereira

Programa: Demografia

Data: 25/10/2021 - 14:00

Local: https://youtu.be/B9JfaXHz2HQ

 

 

----------------------------------------------------------------------------------

  • IFCH Público

 

Matheus Gato.jpg

 

O professor Matheus Gato concedeu uma entrevista ao colunista Bernardo Machado do UOL TAB dia 20 de outubro sobre o papel da imprensa ao dar espaço para posições conservadoras, sob o escudo de uma suposta neutralidade. O estopim foi uma coluna de Leandro Narloch na Folha de S.Paulo onde relativiza a escravidão sem apresentar nenhuma fonte histórica concreta. "O jornalismo brasileiro tem trabalhado com uma ideia de falsa democratização e, ao fazer isso, silencia pesquisadores", afirma Matheus Gato.

 

A íntegra da entrevista, intitulada 'Por neutralidade, imprensa defende posições conservadoras', pode ser lida aqui.

 

 

 

cover_issue_9150_en_US.jpg

 

 

A revista Brasiliana: Journal for Brazilian Studies, publicação semestral do King’s Brazil Institute do King's College de Londres, lançou em seu décimo número o dossiê Cultura e Política no Brasil: balanço de uma década (2011 -2020). O professor Mário Medeiros participou da organização do dossiê junto com  Daniela Vieira dos Santos (UEL) e Sandra Assunção (Université de Nanterre).

 

Entre as mais de 20 contribuições desta edição, temos algumas produzidas pela comunidade do IFCH Unicamp, como O conservadorismo-liberal no Brasil de Bolsonaro: a força da articulação no contexto de pandemia, de Mariana Chaguri, Sávio Cavalcante e Michel Nicolau Netto, e E se insistem em perguntar Por que cantamos?, de Monique Lima.

 

A íntegra da Brasiliana nº 10 pode ser acessada aqui.

 

----------------------------------------------------------------------------------

  • Informes institucionais

 

atu_the_20211020_capa2.jpg

Ciências Sociais é destaque em ranking da Times Higher Education

A consultoria britânica Times Higher Education (THE) divulgou recentemente a classificação mundial das melhores universidades em quatro áreas do conhecimento. A Unicamp obteve o segundo lugar no Brasil nas áreas de Economia e Ciências Sociais. “É um reconhecimento da importância e do impacto de nosso trabalho, o que é fundamental para dar mais visibilidade ao que fazemos”, avalia a diretora do Instituto de Ciências Humanas (IFCH), Andréia Galvão.

 

A matéria completa com a repercussão do desempenho da universidade no ranking Times Higher Education pode ser lida no Portal da Unicamp.

 

 

PRG 03.jpg

 

A terceira edição do Boletim da PRG foi lançada nesta semana. Esta edição traz uma entrevista com o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Prof. Fernando Coelho, sobre o processo de integração entre extensão e ensino, informações sobre o  IV Congresso de Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação da Unicamp, semana da Biblioteca e um FAQ do processo de integração extensão e ensino, com a disciplina de Atividades Complementares.

 

O Boletim da PRG nº 03 pode ser acessado no anexo desta mensagem.