55 anos de Unicamp

 

Numa semana marcada por vários acontecimentos, como os reveladores depoimentos na CPI da Covid-19 - que mostram a saúde sendo tratada como um negócio e não como um direito- e o novo corte de recursos destinados à ciência e à pesquisa, quase esquecemos que uma personagem fundamental para o desenvolvimento científico, tecnológico e social do Brasil fez aniversário: a Unicamp!

 

Na última terça-feira, 05 de outubro, a Universidade Estadual de Campinas completou 55 anos de idade. Embora já viesse sendo planejada pelo menos há quatro anos, foi neste dia, em 1966, que foi lançada a pedra fundamental de construção do campus da universidade, numa gleba de 30 alqueires adquirida da antiga Fazenda Rio das Pedras, no distrito de Barão Geraldo em Campinas.

 

Diferentemente de outros anos, não tivemos comemorações na universidade devido à situação sanitária. A Secretaria Executiva de Comunicação da Unicamp produziu um breve vídeo sobre essa data, que pode ser assistido aqui https://youtu.be/BDcl1w7e4p4.

 

O IFCH é uma das primeiras unidades da Unicamp, mas começou a tomar forma só no ano seguinte, quando o antigo Conselho Diretor da Universidade aprovou a contratação do filósofo Fausto Castilho, então docente da Faculdade de Filosofia de Araraquara (atualmente unidade da Unesp) para implantar o então Departamento de Planejamento Econômico e Social. O novo departamento entrou em funcionamento em meados de 1968, originando o Instituto Central de Ciências Humanas, posteriormente renomeado para Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

 

Os prédios do instituto só começaram a ser construídos entre 1971 e 1972. Um pequeno registro dessa construção ilustra nosso cabeçalho de hoje.

 

Outro destaque de nossa edição é a publicação da GR que trata da possibilidade de retorno presencial dos estudantes. Conforme divulgado, o retorno não é obrigatório e o procedimento a ser adotado para as atividades presenciais obedece às mesmas regras aplicadas a pesquisadores, professores e técnico-administrativos.

 

Bom feriado para todas e todos!

 

Caso queiram enviar notícias para o Boletim, escrevam para valeriop@unicamp.br.

Acompanhe a programação de eventos e demais notícias e informações do IFCH Unicamp no portal www.ifch.unicamp.br e em nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/UnicampIFCH

Instagram: @ifch.unicamp

Youtube: www.youtube.com/ifchunicamp1

Twitter: https://twitter.com/IFCH_Unicamp

 

----------------------------------------------------------------------------------

 

 

Gênese da Antropologia Política na África Colonial dos Anos 30

 

A próxima mesa das Aulas Abertas da Antropologia: Novas Tradições & Desafios terá como tema Gênese da Antropologia Política na África Colonial dos Anos 30, com a presença de Benoît de L'Estoile (École Normale Supérieure). O encontro será realizado dia 14 de outubro às 10 horas nos canais do IFCH Unicamp no Youtube, Facebook e Twitter.

A organização do evento é da professora Susana Durão e do professor Omar Ribeiro Thomaz. 

 

----------------------------------------------------------------------------------

 

A Teoria Computacional da Mente e o Dilema de Searle 

Aluno(a): Ciro Hideki Artiga Watanabe

Programa: Filosofia

Data: 15 de outubro às 14:00

Local: Integralmente a Distância 

 

----------------------------------------------------------------------------------

  • Processos Seletivos e Editais

 

 

Comvest seleciona corretores

 

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp entende que o sucesso do vestibular está diretamente ligado à participação da comunidade universitária no processo. Por isso, a Comvest está disponibilizando aos interessados, via web, formulário para cadastro de candidatos a participar das Bancas Corretoras do Vestibular Unicamp 2022.

 

A seleção dos corretores será baseada nas informações prestadas pelo candidato no formulário de cadastro. O quadro de corretores é escolhido pelo presidente de cada Banca Corretora, em comum acordo com a Coordenação Acadêmica da Comvest.

 

Os interessados deverão estar disponíveis para trabalhar no período de 12 a 31 de janeiro de 2022. Para se inscrever, basta preencher e enviar o formulário eletrônico até o dia 22 de outubro de 2021. Clique aqui para preencher a ficha cadastral.

 

Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone (19-35211783) ou e-mail (lilia.braganca@comvest.unicamp.br).

 

----------------------------------------------------------------------------------

  • IFCH Público

 

A Revista Fapesp deste mês (Edição 308) trás a matéria de capa A fórmula da equidade de autoria da repórter Christina Queiroz sobre como  as políticas de ações afirmativas ampliam a presença de negros nos cursos de graduação mais concorridos do país, mas o impacto dessa mudança importante no mercado de trabalho ainda é inexpressivo. 

 

A professora Bárbara Castro foi entrevistada sobre um estudo realizado em parceria com a socióloga Helena Hirata, do Centro de Pesquisas Sociológicas e Políticas de Paris sobre as diferenças de rendimento por sexo, raça e cor, onde identifica redução de desigualdades entre 2003 e 2015 e os motivos que levaram a isso.

 

Já o professor Mário Medeiros fala sobre a necessidade de diversidade estratégica para produção do conhecimento científico e como as ações afirmativas no ambiente acadêmico passaram a pautar o debate público, inclusive no desenvolvimento de novos projetos de pesquisa.

 

A íntegra da matéria pode ser lida aqui.

 

----------------------------------------------------------------------------------

  • Informes institucionais

 

Resolução 63/2021 dispõe sobre a retomada presencial dos alunos de graduação, pós, extensão e colégios técnicos

 

O Reitor Antônio José de Almeida Meirelles publicou dia 04/10 a Resolução 63/2021, que dispõe sobre as medidas de retomada de atividades presenciais dos alunos de graduação, pós, extensão e colégios técnicos da Unicamp. 

 

Todos os alunos de graduação, pós-graduação, extensão e dos Colégios Técnicos que pertençam ao grupo elegível para imunização contra a Covid-19 ficam obrigados que informem a imunização completa, 14 dias após o recebimento da 2ª dose ou dose única, para frequentar os espaços dos campi, como restaurante, bibliotecas, ambientes acadêmicos e demais atividades presenciais. 

 

Para comprovar a vacinação o aluno deverá inserir de forma correta e completa os dados no aplicativo e-DAC, na área de vacinação. Também será obrigatório a apresentação ao Cecom de resultado negativo de teste RT- PCR, que deve ser realizado até 72 horas antes do início das atividades nos campi.

 

Lembrando que não haverá retorno das aulas presenciais neste semestre, sendo apenas no início de 2022. As pessoas que fizeram todos os procedimentos acima devem aguardar orientações do GT de Retomada sobre como será o uso das dependências do IFCH.

 

A íntegra da GR 63/2021 pode ser lida aqui.

 

 

 

Unicamp 2022

 

O Calendário Administrativo da Universidade para o ano de 2022 foi aprovado pela Câmara de Administração (CAD) em sessão de 05/10 e publicado hoje no Portal DGRH. Para consultar os feriados e expedientes suspensos do próximo ano, acesse aqui.

 

Lembrando que o Calendário Acadêmico da Graduação e Pós-Graduação pode ser consultado no Portal da DAC.