Em defesa da democracia, da memória e do futuro
 
Essa semana foi marcada por uma importante decisão política, na qual a Universidade finalmente corrige um erro cometido em seu passado.  Nesta terça-feira (28), o Conselho Universitário revogou o título de Doutor Honoris Causa concedido ao coronel Jarbas Passarinho. Ministro de diversas pastas durante a Ditadura Militar, ex-governador biônico do Pará, Senador e autor da infelizmente célebre frase "Às favas, senhor presidente, neste momento, todos os escrúpulos de consciência" durante a reunião de promulgação do AI-5 em 1968, o coronel recebeu o título da Unicamp em 30 de novembro de 1973, quando ocupava o cargo de Ministro da Educação.
IFCH teve uma grande participação nessa decisão unânime tomada pelo Conselho Universitário. Foi uma congregação do instituto que, em 2014, desencadeou o debate sobre a proposta de revogação dessa homenagem. Também foram importantes nesses últimos anos a atuação incansável do professor Caio Navarro de Toledo e demais membros da Comissão da Verdade e Memória “Octávio Ianni”, que documentaram todo o processo, fomentaram o debate e constituíram uma ampla rede de apoio à proposta. Vários integrantes do IFCH se fizeram presentes no Grupo de Trabalho Unicamp Pela Democracia, composto pelos integrantes de nossas entidades representativas Adunicamp, STU, DCE e APG, possibilitando que o debate fosse retomado no Consu.  

Outras instituições, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro, já retiraram homenagens similares a Jarbas Passarinho. Em tempos difíceis, uma decisão desse porte não é apenas um pedido de desculpas pelo passado, mas também uma forma de apontar para onde queremos ir no futuro. Uma vitória a ser comemorada!

 
Caso queiram enviar notícias para o Boletim, escrevam para valeriop@unicamp.br.

Acompanhe a programação de eventos e demais notícias e informações do IFCH Unicamp no portal www.ifch.unicamp.br e em nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/UnicampIFCH

Instagram: @ifch.unicamp

Youtube: www.youtube.com/ifchunicamp1

Twitter: https://twitter.com/IFCH_Unicamp

 

-------------------------------------------------------------------------------------------
  • Próximos Eventos do IFCH

 

 

Lançamento do livro "A escrita feminista de Júlia Lopes de Almeida"

O Programa de Pós-Graduação em História promove o lançamento do livro A escrita feminista de Júlia Lopes de Almeida, de Gabriela Simonetti Trevisan, dia 04 de outubro às 19 horas, nos canais do IFCH Unicamp no Youtube, Facebook e Twitter. A mesa contará com a presença da autora, e de Margareth Rago (IFCH Unicamp), Marilda Ionta (Universidade Federal de Viçosa) e Paloma Czapla (mestra em história cultural). 

Publicado pela editora Intermeios, o livro A escrita feminista de Júlia Lopes de Almeida é produto da dissertação de mestrado defendida em 2020, e conta com prefácio escrito pela professora Margareth Rago. Para além da crítica, porém, Júlia Lopes de Almeida, em seus espaços de criação artística, trazia perspectivas femininas sobre o mundo e propostas de outros modos de vida para a sociedade e para as mulheres. Uma de suas posturas era contrapor uma cultura masculina, racionalista e individualista a uma cultura feminina mais relacional e afetiva, capaz de humanizar as relações não só entre as próprias pessoas, como com si mesmas, com o espaço, com a natureza, com o casamento e  com a maternidade, com a política e com a arte.

 

-------------------------------------------------------------------------------------------

  • Processos Seletivos e Editais

Comvest

Nesta semana a Comvest informou que o Vestibular 2022 da Unicamp registrou mais de 63,2 mil inscritos. A primeira fase do vestibular será realizada dia 07 de novembro. Os quatro cursos de graduação do IFCH estão representados nessa seleção da seguinte forma:

Ciências Sociais - Integral - 506 inscritos nas vagas gerais e 61 nas cotas;
Ciências Sociais - Noturno - 368 inscritos nas vagas gerais e 62 nas cotas;
História - 819 inscritos nas vagas gerais e 71 nas cotas;
Filosofia - 202 inscritos nas vagas gerais e 21 nas cotas.

 

Aproveitamos e informamos que neste domingo, dia 3 de outubro, será realizado no campus I da PUC Campinas a Prova Teórica do Processo Seletivo de Vagas Remanescentes 2022 da Unicamp. O IFCH participa com 6 vagas no curso de Ciências Sociais - Integral (9 candidatos inscritos), 4 vagas em Ciências Sociais - Noturno (12 inscritos), 3 vagas em História (14 inscritos) e 3 vagas de Filosofia (6 inscritos). Boa sorte aos futuros novos estudantes de graduação do IFCH que irão ingressar neste processo seletivo de Vagas Remanescentes. 

A seleção para a modalidade de ingresso via ENEM terá inscrições a partir de 3 de novembro. Nesta modalidade o IFCH oferece 11 vagas para cada curso de Ciências Sociais, 6 de Filosofia e 8 de História.

A inscrição para ingresso via Vagas Olímpicas 2022 começará a partir do dia 16 de novembro. processo seletivo ProFIS 2022 está com inscrições abertas até dia 04 de novembro de 2021. Já o edital sobre o Vestibular Indígena 2022 será divulgado em breve.

 

 

 

Programa Santander Apoio a Políticas de Inclusão e Diversidade

A Diretoria Executiva de Direitos Humanos informa que o Edital DeDH nº 01/2021 - Programa Santander Apoio a Políticas de Inclusão e Diversidade está com inscrições abertas até o dia 07 de outubro.

São bolsas de R$2.000,00 - dividida em duas parcelas de R$ 1.000,00 - que contemplarão 50 estudantes de graduação que tenham ingressado na graduação da Unicamp por meio das seguintes políticas de inclusão: Cotas Étnico-Raciais pelo Vestibular Unicamp, Vestibular Indígena da Unicamp ou na condição de ingresso facilitado pelo status de refugiado; e que não tenham sido contemplados com bolsas SAE (BAS, BAEF, BENP, PAD, PIBIC-SAE e Aluno-Artista)  e/ou outros programas do Santander em 2021. 

Saiba mais aqui http://www.direitoshumanos.unicamp.br/destaques/edital-dedh-no-01-2021-programa-santander-de-apoio-a-politicas-de-inclusao-e-diversidade-2/

------------------------------------------------------------------------------------------------

 

  • IFCH Público

A revogação do título de Doutor Honoris Causa à Jarbas Passarinho teve grande destaque na mídia. O relato do Portal da Unicamp pode ser lido aqui, e o resumo do dossiê foi apresentado aos membros do Consu pelo professor aposentado Caio Navarro de Toledo pode ser assistido aqui https://www.youtube.com/watch?v=viIED-TpssM&t=59s. Essa decisão teve repercussão em veículos como UOL, Folha, ACidadeOn, Correio Braziliense, O Globo, Jornal da Cultura, entre outros.

------------------------------------------------------------------------------------------------

  • Informes institucionais
 
Retomada das atividades dos setores do IFCH
 
Informamos a situações dos setores do IFCH Unicamp que já iniciaram retorno gradativo de suas atividades presencial.
 
- Arquivo AEL:
 
- Biblioteca Octávio Ianni:

- Coordenadoria Administrativa e Operacional:
O Expediente está volta e com horário completo. Recursos Humanos ainda não voltará ao trabalho presencial nas próximas semanas, seguindo por enquanto com o procedimento atual. Infraestrutura está realizando atendimento com revezamento. Publicações está reiniciando a retomada.

- Coordenadoria Financeira:
Atendimento está com retorno das atividades presenciais quase com equipe completa, em esquema de revezamento com rodízio priorizando o trabalho no período da manhã, seguindo assim pelas próximas semanas. É recomendável que solicitações que envolvam material do almoxarifado sejam agendadas com antecedência.

- Coordenadoria de Eventos, Extensão e Difusão:
Parte da equipe já está em trabalho presencial, trabalhando em rodízio. Pelas características das atividades não está previsto a volta do atendimento presencial neste momento, sendo mantido a forma atual de contato remoto. Outros funcionários retornarão na segunda quinzena do mês.

- Pós-Graduação:
Os funcionários que voltaram ao trabalho presencial estão escalados presencialmente de segunda à quinta pelas manhãs, e terças e quintas nas tardes. Na semana do dia 13 de outubro deve ter novos colegas retornando. Não está sendo realizado atendimento presencial com pessoas externas do setor por enquanto, sendo mantido o esquema atual de atendimento.

- Graduação:
O retorno da equipe começa parcialmente a partir do dia 4, inicialmente no período da tarde.

- Secretarias:
Os funcionários começaram a retornar parcialmente, com alterações nos próximos dias.

- Direção:
CTU já retornou, e o secretário da direção volta após dia 18.

 
 
 
Renovação de Materiais Bibliográficos - Período de Suspensão das Atividades Unicamp
 
Biblioteca Octávio Ianni informa que os empréstimos com devoluções previstas entre 01/10/2021 a 31/10/2021 foram renovados para 03/11/2021
 
Os Empréstimos Entre Bibliotecas também foram renovados para 03/11/2021
Saiba mais informações sobre a retomada das atividades presenciais da Biblioteca nesta página.
 
 
Orientações sobre a Testagem para Retomada de Atividades Presenciais 
 
De acordo com a Resolução GR nº 60/2021, de 08/09/2021que dispõe sobre a retomada das atividades presenciais dos servidores nos campi da Universidade Estadual de Campinas e sobre a adoção de medidas, emergenciais e temporárias, com objetivo de minimizar a transmissão e disseminação da Covid-19, o CECOM definiu os procedimentos para a testagem de RT-PCR para detecção de Cocid-19, para retomada de atividades presenciais.

Além dos procedimentos norteadores à organização dos agendamentos das testagens, elaboramos um vídeo que orienta como proceder em situação de se identificar algum caso positivo em seu local de trabalho e/ou estudo bem como auxiliar a equipe de Vigilância Epidemiológica do CECOM no rastreamento de contatos próximos ao caso. O vídeo pode ser acessado através deste endereço: https://www.youtube.com/watch?v=ujZMBecckHM

Todas as informações estão disponíveis no nosso site para consulta de toda comunidade da Unicamp: https://www.cecom.unicamp.br/

 

 

Aplicativo EducaSaúde

A ferramenta EducaSaúde visa complementar as medidas de vigilância epidemiológica da Covid-19 nos campi da Unicamp, monitorando em tempo real a ocorrência de casos novos e de surtos entre os membros da comunidade universitária. Para isso, apresenta as seguintes funções:

- identificar precocemente, através de inquérito sintomatológico diário, a ocorrência de casos suspeitos, para afastamento imediato, testagem e acompanhamento adequado;
- orientar o usuário quanto à necessidade de buscar assistência médica e quanto à urgência, ou não, dessa necessidade;
- possibilitar o rastreamento e a identificação precoce de outros casos positivos de Covid-19 que possam ter-se originado de contatos do usuário do aplicativo com outras pessoas, adotando-se estratégias adequadas para evitar sua disseminação nos campi e fora deles.

O uso do aplicativo, em conjunto com a testagem em massa e com as medidas sanitárias recomendadas para a prevenção da Covid-19, constitui estratégia crucial para reduzir a transmissão do coronavírus no ambiente universitário.

Se você for usar seu computador, acesse https://www.educasaude.unicamp.br. Por telefone celular, baixe o aplicativo “Unicamp Serviços” em sua loja de aplicativos. Se você já fez isso, baixe novamente para atualizá-lo. Há nele um novo botão chamado “EducaSaúde”. Em qualquer dos casos acima, aparecerá uma tela com um espaço para que você digite seu “login” e senha da Unicamp (do SiSe), a mesma que você já utiliza para a maioria dos serviços online na Universidade. Preencha o questionário de sintomas e outras informações. Clique no botão “Enviar”. Aparecerá então uma tela com instruções sobre o que fazer em seguida. Essas instruções variam conforme os sintomas que você informou no questionário.