Agora começamos pra valer

 

Começamos propriamente com a edição #01 do Boletim do IFCH, ainda engatinhando e em processo de aprimoramento. Identificamos algumas falhas na ativação dos links para os eventos anunciados em nosso número zero e estaremos atentos para que isso não aconteça novamente.

Gostaríamos de agradecer as mensagens enviadas na última semana, repercutindo nossa iniciativa. Algumas das mensagens mencionaram a existência de versões anteriores do Boletim do IFCH (com esse mesmo nome!), que circulou em formato impresso em dois momentos diferentes: Evelina Dagnino lembrou de uma versão na gestão do Luís Orlandi (1984-89) "produzido no Word Perfect e impresso numa impressora matricial", e Armando Boito relatou outra iniciativa na gestão do João Quartim (1993-97). Esses relatos são importantes para recuperar a história do nosso instituto, em especial para quem não esteve presente por aqui nesses períodos. Seria interessante saber se houve outras iniciativas e se temos esse material guardado, para fazermos a digitalização do mesmo e um arquivo de nossa memória.

Como boa parte de nossos colegas de instituto, ainda estamos em trabalho remoto, e é dessa forma que o Boletim está sendo fechado. Outros colegas já iniciaram o retorno das atividades presenciais. Gostaríamos de saber como estão vendo e sentindo esse retorno. Que tal nos enviarem um pequeno depoimento para os próximos números do Boletim?

Em breve atualizaremos as informações sobre o funcionamento dos setores do IFCH nessa fase de transição, em especial sobre as medidas que estão sendo aplicadas para garantir a segurança coletiva. Lembrando que as aulas presenciais deverão voltar no primeiro semestre de 2022, conforme nota das Pró-Reitorias de Graduação e Pós-Graduação.

Na agenda da próxima semana, destacamos o lançamento de livro em homenagem ao professor Reginaldo Moraes.

Caso queiram enviar notícias para o Boletim, escrevam para: valeriop@unicamp.br.

Acompanhe a programação de eventos e demais notícias e informações do IFCH Unicamp no portal www.ifch.unicamp.br e em nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/UnicampIFCH

Instagram: @ifch.unicamp

Youtube: www.youtube.com/ifchunicamp1

Twitter: https://twitter.com/IFCH_Unicamp

 

 

 

  • Próximos Eventos do IFCH

 

Lançamento do livro “Estado e Políticas Públicas de Educação”

 

Em uma homenagem póstuma ao professor Reginaldo de Moraes, na próxima quarta-feira, dia 29 de setembro, a partir das 19h, será realizada a live de lançamento do livro Estado e Políticas Públicas de Educação, com trabalhos produzidos pelo pesquisador e organizados pela professora Carmen Moraes. O evento é uma realização da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e contará com a presença, entre outros, dos professores Andrei Koerner e Sebastião Velasco.

 
Para assistir ao evento, acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=1decYsZpBDA.
 

Seminários Internacionais de Pesquisa Hip-hop em Trânsito 

 

Ao longo do segundo semestre de 2021 a Linha de Pesquisa Hip-hop em Trânsito do Centro de Estudos e Migrações Internacionais (CEMI) da Unicamp, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia  da Universidade Estadual de Londrina e o GT 6 Formas e Experiências Culturais Periféricas da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) realizarão os Seminários Internacionais de Pesquisa Hip-hop em Trânsito. Estes encontros buscam apresentar o campo de pesquisas sobre Hip-hop em níveis nacional e internacional.

O segundo encontro acontecerá no dia 28 de setembro, às 14h30 nos canais do IFCH Unicamp, e contará com a presença de Halifu Osumare (Universidade da Califórnia - Davis) e Carlos Guerra Júnior (Universidade Federal do Cariri), que apresentarão as suas pesquisas sobre Hip Hop no contexto africano, com mediação e debate do professor Omar Ribeiro Thomaz (CEMI/Unicamp).

 

 

 

Quartas de Antropologia - Articulação das Mulheres Indígenas Conectadas em Redes

O próximo encontro das Quartas de Antropologia terá como tema Articulação das Mulheres Indígenas Conectadas em Redes, dia 29 de setembro, às 16 horas nos canais do IFCH Unicamp no Youtube, Facebook e Twitter.

A convidada será Jozileia Kaingang (doutoranda em Antropologia Social na Universidade Federal de Santa Catarina). A mediação será da professora Artionka Capiberibe.

 

 

 

I Vozes Negras na Filosofia 

A produção filosófica brasileira e o cânone consagrado são compostos por abordagens baseadas majoritariamente nas obras de homens brancos e de origem europeia. No entanto, aumenta cada vez mais a presença de mulheres e homens negros na graduação e na pesquisa, propondo abordagens filosóficas distintas e desafiando as limitações do cânone. O I Vozes Negras na Filosofia comemora essa transformação e soma com outras iniciativas que têm como objetivo principal combater silenciamentos e tornar a filosofia brasileira efetivamente plural.

A terceira mesa do I Vozes Negras na Filosofia será realizada nesta quinta-feira, 30 de setembro, às 19 horas nos canais do IFCH Unicamp e contarão com:

Prof.ª Dr.ª Halina Leal (FURB)

Feminismo africano, feminismo negro e mulherismo: distintas formas de ser mulher negra e resistir

Prof. Dr. Wanderson do Nascimento (UnB)

O pensamento negro e a filosofia africana no ensino de filosofia brasileiro: avanços e desafios

 

 

 

Primeira live do lançamento do livro "A diáspora mina: africanos entre o Golfo do Benim e o Brasil" 

 

Os canais do IFCH Unicamp irão transmitir a série de lançamento do livro A diáspora mina: africanos entre o Golfo do Benim e o Brasil, organizado por Aldair Rodrigues, Ivana Stolze Lima, Juliana Barreto Farias. A primeira mesa será dia 01 de outubro, às 18h30, e contará com a presença de Aldair Rodrigues, Juliana Barreto Farias Mariza de Carvalho Soares, Priscilla Leal Mello, Jaime Rodrigues e Suely Cordeiro de Almeida. 

Lançado pela Nau Editora, o livro A diáspora mina: africanos entre o Golfo do Benim e o Brasil busca compreender o que foi a diáspora mina. Como compreender as múltiplas conexões entre o Golfo do Benim e o Brasil, na época do tráfico transatlântico de escravizados.

 

  • Processos Seletivos e Editais
 

 

Chamada aberta para novos membros do Comitê Editorial da Revista Idéias (IFCH-Unicamp)

A revista Idéias está com vagas abertas para novos membros da Equipe Editorial. Fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Márcio Naves, do Departamento de Sociologia, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP, a Revista publica artigos científicos, resenhas, traduções e entrevistas no âmbito das disciplinas: Antropologia, Ciência Política, Demografia, Filosofia, História e Sociologia. Os textos que são submetidos à avaliação são, principalmente, de pesquisadores e professores vinculados às instituições de ensino superior brasileiras (embora, nos últimos anos, tenha havido também uma crescente procura de publicação no veículo por autores estrangeiros). De acordo com a avaliação mais recente, a Idéias alcança o patamar B1 do Qualis Capes. 

Pode se tornar um(a) editor(a) da Idéias qualquer estudante do IFCH, de graduação ou pós-graduação, independentemente do curso. As inscrições serão realizadas até o dia 01 de novembro de 2021 para o e-mail ideias@unicamp.br

As instruções e outras informações podem ser obtidas no site https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/announcement/view/400.

 
 

 

Tem fotos no IFCH? 

O Centro Acadêmico de Ciências Humanas (CACH) está realizando um mutirão de arrecadação de fotos do instituto. A entidade pretende constituir um arquivo de diversos momentos do IFCH para relembrarmos momentos diversos de diferentes anos. 

 

Pode ser aquela foto linda de um sol marcando os corredores ou a chuva caindo no abacateiro e nas mesinhas até as fotos das paredes, de festas, assembleias, seminários, momentos de entre aulas e também momentos históricos. Mais pra frente o Centro Acadêmico pretende organizar essas fotos, além de preservar essas fotos ou vídeos veremos como será possível compartilhá-las (de forma segura) com todes. 

Quem quiser contribuir pode enviar e-mail para o endereço cachdeluta@gmail.com.

 

 

 

 

 

Transtornos mentais comuns entre universitários e sua associação com as vivências acadêmicas dos estudantes 
Aluna: Marina Mendes Soares
Orientadora: Glaucia dos Santos Marcondes
Programa: Demografia
Data: 27/09/2021 - 14:00
 
  • IFCH Público
 

O professor Ricardo Antunes é um dos entrevistados no primeiro episódio da série documental Sociedade do Cansaço, de Patrick Hanser, que estreou dia 22 de setembro no canal GNT. A série documental investiga como nossa sociedade atual, movida pelo desempenho e produtividade constantes, vem a engatilhar desamparos mentais e físicos na população.