Inara Luisa Marin Voirol

Possui Bacharelado em Filosofia (1995), pela Universidade Estadual de Campinas. Mestrado em Filosofia (1999), pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Psychanalyse et Psychopathologie (2009), pela Université Paris Diderot. Ainda possui Pós-Doutorado (2016), pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), sobre a possibilidade de atualização da relação entre psicanálise e teoria crítica da sociedade pela via dos conceitos de angústia e autonomia.

É professora Colaboradora do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas, desde 2017. Atualmente, além de presidir o Centro de pesquisa em Psicanálise, estética e Teoria Crítica (CePETC) na unicamp, participa do projeto temático de pesquisa: "Esfera Pública e Reconstrução: Sobre a constituição de um paradigma reconstrutivo no campo da Teoria Crítica", pelo CEBRAP.

 

Linhas de Pesquisa:

  • Psicanálise
  • História da Filosofia

 

Publicações mais relevantes:

 

Grupos de pesquisa:

  • Grupo de Estudos de Teoria Crítica (2008 - Atual). Descrição: O Grupo de Estudos em Teoria Crítica reúne pessoas interessadas em discutir as obras da história da Teoria Crítica, procurando abranger o máximo possível as leituras das autoras e autores desde sua primeira geração até os dias atuais. Periodicamente o grupo realiza seminários sobre obras dos principais autores da Teoria Crítica, como Horkheimer, Adorno, Pollock, Marcuse e Benjamim, abrangendo assim a "primeira geração". É uma preocupação do grupo manter também ciclos de seminários sobre as principais pilares da Teoria Critica, tais como Marx, Weber e Freud. Além disso, mantém-se também a exigência de atualização do debate contemporâneo dentro Teoria Crítica, o que leva a encarar textos mais recentes, como os de Seyla Benhabib e Axel Honneth. Essas obras são de extrema importância para situar a Teoria Critica no debate hodierno. Como resultado dos encontros e debates, surgiram além de alguns projetos de pesquisa, um vasto aprendizado e amadurecimento para lidar com diversos temas da história da filosofia. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
  • PSICANÁLISE E TEORIA CRÍTICA: TEORIAS DA SUBJETIVAÇÃO (2013 - Atual). Descrição: Este projeto pretende investigar os desdobramentos contemporâneos da relação entre teoria crítica e psicanálise. A chave de entrada para esse amplo campo de pesquisa escolhida por nós foi pensar o processo de individualização pela socialização a partir de dois paradigmas, a saber, o pulsional e o relacional. Através dos trabalhos teóricos das feministas, psicanalistas, teóricas e teóricos críticos, como Amy Allen, Jessica Benjamin e Joel Whitebook, encontramos uma encruzilhada de temas e questões que nos concerne, a saber, que a Teoria da subjetivação na psicanálise, a dominação no feminismo e sua reconstrução hegeliana acerca do reconhecimento na Teoria Crítica. A partir dessa tríade acima apresentada, assumimos a tarefa de realizar leituras críticas para articular o interesse das teorias sociais, psicanalíticas, intrapsíquicas e intersubjetivas para pensar o problema da dominação e da submissão que estão ancorados na sociedade e expressas por meio do diagnóstico da polaridade de gênero. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Eventos:

  • SANTOS, Bárbara Thaís Abreu dos (Organizadora); HULSHOF, Monique (Organizadora); MARIN, Inara Luisa (Organizadora); "I Colóquio de Teorias Feministas na Filosofia - Unicamp", 11/2017, I Colóquio de Teorias Feministas na Filosofia - Unicamp.
  • MARIN, I. L.. Psychoanalysis and Critical Theory. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
  • MARIN, INARA LUISA. Anxiety: a critical notion. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
  • MARIN, I. L.. Dialética da Angústia: Franz Neumann. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
  • MARIN, I. L.. Dialectic of anxiety in the history of Critical Theory. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
  • MARIN, I. L.. O French Feminism e sua recepção na França e nos Estadus Unidos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
  • MARIN, I. L.. Franz Neumann: Angústia e Política. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
  • MARIN, I. L.. The roots of Freudo-marxism in Early Frankfurt school: Wilhelm Reich. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
  • MARIN, I. L.. The psychoanalytic deficit in feminist critical theory: a Lacanian contribution.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
  • MARIN, I. L.. Libido e sociedade: A tentativa de uma articulação pelo "freudo-marxismo" de Wilhelm Reich. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
  • MARIN, I. L.. Reflections on Psychoanalysis and Critical Theory. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

 

Orientandos:

-Mestrado

  • Maria Clara Ferreira Togeiro. Fantasia e Emancipação: Marcuse, crítico de Freud. CNPq. Início em 2019.
  • Marcos S. Nobre. Bárbara T. A. Santos. O problema da alteridade: apropriações da psicanálise pela Teoria Crítica contemporânea. CNPq. Início em 2018.

-Doutorado

  • Ricardo R. Terra. Jessica O. Valmorbida. Narratividade e subjetivação em Seyla Benhabib. FAPESP. Início em 2019.
  • Marcos Severino Nobre. Paulo H. Yamawake. A recepção da psicanálise na formação da Teoria Crítica: do materialismo interdisciplinar à crítica da razão instrumental (1929-1947). FAPESP. Início em 2015.

 

Linhas de Pesquisa:

Programa de Filosofia

Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência e da Linguagem
Pensamento Ético-Político
Função: Docente
Prédio: Administração – 1º Piso - Secretarias de Departamento
Sala: 17
Fone: +55 (19) 35211574