Paulo Celso Miceli

Bacharel e licenciado em História pela Universidade de São Paulo, mestre e doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas, da qual é professor livre-docente (História Moderna). Foi chefe do Departamento de História da Unicamp (1995-1996), diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH-Unicamp (1996-2000) e diretor do Centro de Memória da Unicamp (2001). Assessorou, coordenou, desenvolveu pesquisas/treinamento e elaborou livros e textos sobre ensino profissionalizante junto ao SENAI - SP e Departamento Nacional (1992-2007) e tem participação em programas de graduação, especialização e pós-graduação em Universidades Públicas de Mato Grosso e Amapá. Foi membro (2009/2010) do Comitê Acadêmico da Secretaria Estadual de Educação (SP), onde coordenou a Área de Ciências Humanas do programa de reformulação e implantação dos currículos da Rede Pública, no qual atuou como consultor. Tem participação, como assessor, em atividades relativas a currículo e avaliação para as Secretarias de Educação do DF e Rio Grande do Sul, além da Fundação Roberto Marinho. Desde 2008, é consultor da UNESCO no projeto sobre Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (Área de Ciências Humanas). Suas pesquisas acadêmicas e publicações mais recentes têm por tema a História das Navegações e a Cartografia Histórica. Na UNICAMP, integra a linha de pesquisa "Subjetividade, Gênero, Cartografias e Cultura Material" (área: História Cultural). É criador e coordenador do grupo de pesquisas "Mare Liberum - Centro de Estudos e Referências em Cartografia Histórica" do IFCH-Unicamp. (Texto informado pelo autor)

Linhas de Pesquisa:
Programa de História