Cristina Meneguello

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1988), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1992), realizou doutorado-sanduíche na Universidade de Manchester (Reino Unido) obtendo o título de doutora na Universidade Estadual de Campinas (2000). Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade de Veneza (IUAV), Itália, em 2005, e na Universidade de Coimbra, Portugal, em 2008. É docente em regime de dedicação exclusiva do departamento de História da Universidade Estadual de Campinas desde 1998, atuando nos cursos de História e de Arquitetura e Urbanismo. Recebeu, dentre outros prêmios, o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz em 2011 e o primeiro lugar no PROAC-São Paulo pelo projeto -Patrimônio Industrial do estado de São Paulo- em 2012. Foi por 4 anos presidente do Comitê Brasileiro de Preservação do Patrimônio Industrial (TICCIH-Brasil), do qual é membro fundadora, e é representante nacional junto ao TICCIH Internacional (The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage). É também membro do Board do TICCIH Internacional. Foi coordenadora e coordenadora associada de graduação (2001-2005), chefe de departamento (2007), Diretora Associada do Museu Exploratório de Ciências - Unicamp (entre 2008 e 2012) e é assessora da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário da UNICAMP. Foi presidente da ANPUH São Paulo (Associação Nacional de História - regional São Paulo) entre 2012 e 2014. É coordenadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil para escolas públicas e particulares, que iniciou em 2009 e está em sua 7ª edição (2015). Tem experiência na área de História Contemporânea, Cultura Visual, Divulgação Científica e o Ensino de História e Preservação do Patrimônio, em especial Patrimônio Industrial e a preservação de seus acervos. (Texto informado pelo autor)

Linhas de Pesquisa:
Programa de História