esclarecimentos sobre as imagens

Recomenda-se que as imagens tenham, no mínimo, 300 dpi de resolução real. DPI significa "pontos por polegada", por isso o tamanho em centímetros depende da resolução (e vice-versa). Na verdade, ao passar uma imagem para o computador (isto é, digitalizar a imagem), ela passa a ter as dimensões medidas em pontos (ou pixels). Quanto mais pontos tem a imagem, maior ela poderá ser impressa sem perder qualidade, respeitando a proporção de 300 pontos na tela para cada polegada no papel. Para obter uma resolução que atenda aos parâmetros de formatação, observar o seguinte:

- se a imagem é escaneada a partir de um material impresso (livro, revista etc.), configura-se no scanner 300 dpi, para reproduzi-la com o mesmo tamanho; uma foto 10x15 escaneada a 300 dpi pode ser reimpressa no tamanho 10x15 ou menor, nunca maior. Caso queira essa mesma foto ampliada para 20x30, ela deve ser escaneada a 600 dpi (ou seja, o dobro do tamanho exige o dobro da resolução);

- se a imagem provém de uma fotografia em máquina digital, é necessário fazer o cálculo: por exemplo, uma imagem de página inteira na revista (17x21cm) numa resolução de 300 dpi precisa ter 2100x2500 pixels de dimensão para ficar boa.

recomendações importantes:

Se uma imagem precisa ser ampliada, isso deve ser feito impreterivelmente na hora de escanear; não é possível pegar uma imagem pequena e aumentá-la nos programas de edição, pois vai fazer cair a qualidade.

Ao salvar uma imagem em JPG, escolha o valor máximo de qualidade (normalmente 12, numa escala de 3 a 12).

português  |  english      

© 1994-2013 RHAA – Revista de História da Arte e Arqueologia   |   ISSN 2179-2305   |   CONTATO   |   SOBRE O SITE