Criada seção para debater matérias publicadas na revista

Seção Aparte.

O substantivo masculino aparte refere-se ao ato de atalhar, interromper, interpelar, replicar. Esta seção acolhe críticas a textos publicados nos números mais recentes da revista e comporta também eventual réplica do autor do texto criticado.

A iniciativa cabe ao leitor da revista que queira criticar artigo, comentário, resenha ou entrevista publicados em Crítica Marxista. Ele deposita sua crítica no botão “Submissão de textos” do site da revista. A avaliação da matéria é feita pelo Comitê Editorial. Se aceita para publicação, a crítica será enviada ao autor do texto criticado. Se esse abrir mão do direito de réplica, a crítica é encaminhada para publicação; se optar por replicar, os dois textos serão publicados conjuntamente.

Se assim o desejarem, ambos, o crítico e o criticado, poderão optar por um processo de aperfeiçoamento dos respectivos argumentos. Poderão estabelecer uma ou mais rodadas de troca dos respectivos textos, com sucessivas alterações de cada versão, até chegarem a versões finais mais elaboradas que serão as versões a serem publicadas.

O comentário crítico e a réplica não devem conter notas de rodapé ou referências bibliográficas formais. A menção a livros ou artigos poderá ser feita de maneira informal. Exemplo: “Como demonstrou Jacob Gorender na sua obra O escravismo colonial, o modo de produção vigente na Colônia e no Império era um modo de produção pré-capitalista.”

O comentário crítico e a réplica não poderão ultrapassar oito mil caracteres cada um – contando espaço.


.........................................................................................................................................................................................