Coletânea sobre cidades - Stella Bresciani

O livro Da cidade e do Urbano é uma coletânea de textos de Stella Bresciani, professora titular do Departamento de História da Unicamp. Publicado pela Alameda Casa Editorial e lançado em novembro de 2018, tem o prefácio de José Lira (FAU-USP) e apresentações de Josianne Cerasoli (Unicamp), Marcia Naxara (Unesp) e Rodrigo de Faria (UnB) – responsáveis pela organização dos textos, em estreita parceria com a autora numa exigente tarefa de reunir, selecionar e preparar cada um dos quase 20 textos. Trata-se de um conjunto de interpretações sobre o urbano, diálogos (inter)disciplinares e um percurso profissional de quatro décadas, dedicado ao estudo sobre as cidades no campo da história – trajetória que tem alimentado também o percurso do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade – CIEC/Unicamp (www.ifch.unicamp.br/ciec/).

Para informações e compra, clique aqui.

 

2o Congresso Ibero-americano de História Urbana

2o Congresso Ibero-americano de História Urbana - processos históricos que explicam a cidade iberoamericana

Cidade do México, de 25 a 29 de novembro de 2019

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 29 DE NOVEMBRO

A Associação Ibero-Americana de História Urbana, através do Comitê Organizador do 2º Congresso Iberoamericano de História Urbana convoca os pesquisadores e estudantes da cidade e do urbano para apresentar propostas de mesas temáticas e papers que ajudem a identificar realidades consolidadas e emergentes que expliquem os processos históricos da cidade ibero-americana, bem como o debate teórico, metodológico e conceitual da história urbana, a partir de uma perspectiva multidisciplinar e multinacional.

Mais informações na página da AIHU e no site oficial do evento.

 

Lançamento: Perspectivas contemporâneas sobre as cidades brasileiras

Na FEC/Unicamp, dia 22 de junho, 18 h.: lançamento e conversa com Ana Castro, Nilce Botas (FAU/USP) e organizadores.

Lançamento: Nebulosas do Pensamento Urbanístico

O livro tem como principal objetivo trazer uma contribuição teórico-metodológica sobre os diferentes modos de pensar a história do urbanismo e as formas de narrá-la. Esse trabalho se fundamenta em visões, projetos e planos de cidades, reunidos no site Cronologia do Pensamento Urbanístico. Com a publicação, as organizadoras buscam manter presente a ideia de que o urbanismo é mais um campo de convergência de saberes do que um campo “disciplinar” propriamente dito, os textos reunidos neste primeiro tomo em forma de coletânea, de autoria dos pesquisadores da UFRJ, UFBA, UnB, UFMG e UNICAMP, apresentam seus modos de pensar por: Associações, Atlas, Biografias, Constelações, Dados, Imagens, Margens, Montagens, Nebulosas Pluralidades, buscando mostrar formas diferentes, porém complementares, de pensar a história e, em particular, a história do pensamento urbanístico. [mais informações no site da editora]

Colóquio Histórias de São Paulo, inscrições abertas

HISTÓRIAS DE SÃO PAULO. Construções e desconstruções

Dias 1 a 4 de Outubro de 2018, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos

Informações e inscrições neste link.

Páginas