Turistificação do planeta urbano - acesso ao livro

No livro "A cidade mencancia", resultado dos debates na III Jornadas Internacionales de Antropología del Conflicto Urbano (Argentina, 2017), podemos encontrar, entre outras reflexões, o estudo de Maria Isabel Menezes (pós-doc no CIEC) e entender um pouco mais sobre o que a arquiteta denomina "dispositivos de pacificação de espaços", por meio de um percurso [e algumas paradas] por Salvador-BA. Convidamos a ler. E divulgar. O pdf tem acesso gratuito na página da editora Teseo. 

Publicação de dossiê sobre Brasília na Urbana

A revista Urbana acaba de publicar a primeira parte de um dossiê sobre Brasília, em edição coordenada pela professora Maria Fernanda Denrtl. Para conferir: acesse o site da revista em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/issue/view/1514

“Seminários de Pesquisa CMU: História & Memória”

Tem início, no próximo dia 26 de março, a segunda edição do ciclo de palestras denominado “Seminários de Pesquisa CMU: História & Memória”. São sete encontros ao longo do ano, organizados pela pesquisadora Maria Sílvia Duarte Hadler. 

O primeiro encontro recebe o Prof. Dr. Sidney Piochi Bernardini (FEC-Unicamp), que apresentará sua pesquisa sobre os processos de urbanização recentes e suas interfaces com o planejamento territorial e urbano contemporâneos na região metropolitana de Campinas entre os anos de 1970 e 2006.

4o Seminário Urbanistas e Urbanismo no Brasil, na UFMG

Ocorre em setembro de 2019, na UFMG, a quarta edição do seminário voltado a discutir em perspectiva histórica sobre urbanistas e urbanismos no Brasil. Mais informações no site do evento, que conta com apoio do CIEC desde sua primeira edição. 

 

Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina

III Seminário CACAL - Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina

UnB-Brasília, 7 a 9 de agosto de 2019  

O Grupo de Pesquisa Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina (CACAL-USP/CNPq) realizará seu terceiro Seminário na Universidade de Brasília (UnB) em agosto de 2019. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e sediado na FAU-USP, o grupo está formado por pesquisadores de diversas Universidades: USP, UFBA, UnB, Escola da Cidade, UFPA, UFMG, UFPB, UFSJD, UNICAMP, UNIMEP, UNILA. Os dois primeiros Seminários ocorreram em 2017 e 2018, respectivamente, na FAU-USP e na EA-UFMG.

Organizado em cinco linhas de pesquisa (Economia Espacial e Economia Urbana; História e Fundamentos Sociais da Arquitetura e do Urbanismo; História Social da América Latina; Política de Habitação e Desenvolvimento Urbano; Teoria e História da Arte, Arquitetura e Urbanismo), seus membros se dedicam a diversos temas de investigação sobre a América Latina, como especial atenção ao século XX.

Na terceira edição, em 2019 na UnB em Brasília, o Seminário também acolhes pesquisadores e Grupos de Pesquisa que se dedicam aos temas relacionados ao campo da Arquitetura e Urbanismo na América Latina. O objetivo básico dessa iniciativa é o de criar articulação e cooperação entre grupos e pesquisadores, entre as pesquisas em desenvolvimento, a divulgação de fontes documentais e outras ações possíveis.

Coordenação Geral do III CACAL – UnB 2019: Rodrigo de Faria – UnB (rod.dfaria@gmail.com)

Comité Científico

Ana Claudia Veiga de Castro - USP

Elisângela de Almeida Martins – UFMG

Eulalia Portela Negrelos – USP

Fernando Luiz Lara – UFMG

Josianne Francia Cerasoli – UNICAMP

José Carlos Huapaya Espinoza – UFBA

Marcio Cotrim – UFPB

Marianna Ramos Al Assal – Escola da Cidade

Nilce Cristina Aravecchia Botas – USP

Rodrigo Queiroz – USP

Rute Rodrigues – IPEA

Rodrigo de Faria – UnB

Raquel Regina Martini Paula Barros - UNIMEP

Cristiane Checchia – UNILA

Celma Chaves – UFPA

Flávia Brito - USP

Páginas