Atividades do Cemarx


Setembro de 2015


O Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) do IFCH foi criado em 1996. Realiza pesquisa original, organiza grupos de estudo e eventos acadêmicos e possui um programa de publicações. Nessas atividades, tem envolvido, além dos docentes, os estudantes dos programas de pós-graduação e de graduação do IFCH.

Atualmente, funcionam no Cemarx seis grupos de pesquisa: 1. Neoliberalismo e relações de classe no Brasil, 2. Sindicalismo e movimentos sociais, 3. Grupo de Estudos Althusserianos, 4. Marxismo e pensamento político, 5. Marxismo e cultura, 6. Ruptura no pensamento de Marx.

O Cemarx é a sede da revista Crítica Marxista (Editora Unesp, ISSN 0104-9321), periódico semestral que vem saindo regularmente há vinte anos e se encontra na edição de número 40. A coleção da revista pode ser consultada na sua página eletrônica (http://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/).

O Cemarx publica também uma série voltada para docentes e estudantes de pós-graduação intitulada Cadernos Cemarx, editado pela Editora do IFCH e disponível na rede (http://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/cemarx/). Na série Cadernos foram publicados sete números, encontrando-se o n°8 com chamada aberta para envio de trabalhos.

O grupo de pesquisa “Neoliberalismo e relações de classe no Brasil” está desenvolvendo, com o apoio da Capes, um convênio franco-brasileiro no âmbito do Acordo Capes-Cofecub. No quadro desse acordo, diversas missões docentes e estágios pós-doutorais já foram realizados por pesquisadores brasileiros na França e por pesquisadores franceses no Brasil.

O Cemarx organiza trienalmente o “Colóquio Internacional Marx e Engels”. Em 2015, teremos a oitava edição desse congresso, que tem reunido em cada edição centenas de pesquisadores do Brasil e do exterior. As sucessivas edições desse Colóquio têm originado livros com trabalhos selecionados apresentados nesse certame. Ao todo, já foram publicados sete livros sobre temas variados . Os títulos são arrolados abaixo.


Armando Boito Jr. e outros (org), A obra teórica de Marx – atualidade, problemas e interpretações. São Paulo: Editora Xamã. 2000.

Andréia Galvão e outros (org.), Marxismo e ciências humanas. São Paulo: Editora Xamã. 2003.

Andréia Galvão e outros (org.), Marxismo e socialismo no século XXI. São Paulo: Editora Xamã. 2005.

Andréia Galvão e outros (org.), Marxismo, capitalismo, socialismo. São Paulo: Editora Xamã. 2008.

Luciana Aliaga e outros (org.), Marxismo, teoria, história e política. São Paulo: Editora Alameda. 2011.

Leandro Galastri e outros (org.), Capitalismo:crises e resistências. São Paulo: Editora Expressão Popular - Outras Expressões. 2012.

Fabio Akcelrud Durão e outros (org), Marxismo, cultura e educação. São Paulo: Editora Nankin, 2015.


Endereço do site do Cemarx: http://www.ifch.unicamp.br/cemarx/site


Campinas, 22 de junho de 2015.

Prof. Sávio Machado Cavalcante

Diretor do Cemarx