Habits...
Não há informação sobre a autoria desta obra.
Habits, manners and customs of all nations: for the instruction of the young.
London, Edward Lacey, s/d, 6 + 248 p. (No livro não há ano de edição. Na Bibliographia Brasiliana de R. Borba de Morais há a indicação do ano de 1850).
IEB (20 a 8)
RJ, Líbano, Turquia, Berlim, México, Constantinopla, China, Egito, Madri, Canadá, Paraguai, Rússia.
A obra está dividida em 113 (cento e treze) "capítulos", cada um correspondente a um tema de diferentes lugares.
Texto descritivo, sem precisão nas datas. Não há clareza quanto às fontes de informação. No caso do Brasil, cita apenas Spix.
Tenta dar uma noção geral dos costumes de países do mundo todo. Sobre o Brasil, descreve a paisagem urbana do Rio de Janeiro. Comenta as mudanças ocorridas na cidade após 1808. Descreve as casas e cita os principais hospitais e conventos. Descreve o aqueduto e comenta a importância dada à música na cidade.
Descreve a colheita de café, além de um pequeno texto introdutório sobre os engenhos de cana-de-açúcar.
Embora pretenda ser uma obra sobre costumes de todas as nações, de referência para os jovens, as informações são superficiais com poucas descrições das culturas propriamente ditas. No entanto, o Brasil é citado em três partes (açúcar, Rio de Janeiro e café) do livro, demonstrando o interesse e curiosidade sobre os "costumes" daqui.
Há índice dos capítulos.
49 (quarenta e nove) gravuras, sendo 3 (três ) sobre o Brasil (uma vista do Rio de Janeiro, um engenho e uma colheita de café).
Não há qualquer referência às datas de coleta das informações.
*Obra não localizada na BN
Enidelce Bertin EB 143
04/12/96


HABSBURGO, Maximiliano de (Ferdinando Maximiliano José da Áustria)
Nasce em Viena a 06 de julho de 1832. É condenado à morte, no México, por fuzilamento, em 19 de junho de 1867. Descendente dos Habsburgos e Carlos V, casa-se com uma princesa da Bélgica. Príncipe da Áustria, foi comandante da Marinha Nacional, governador do reino Lombardo Veneziano e Imperador do México. Faz inúmeras viagens. O motivo da visita ao Brasil é mais uma viagem de recreio, sem objetivos oficiais, apenas conhecer as belezas de um país tropical. Mais informações biográficas ver introdução de Bahia 1860. Esboços de Viagem, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, Bahia: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1982, 257 p.
Bahia 1860. Esboços de viagem.
Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, Bahia: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1982, 257 p. (Viena, 1861)
IGHBA (910.2 H 113)
RJ, BA (Salvador, Ihéus), ES
DATA NO BRASIL: 1857, 1858, 1860
NA BAHIA: Salvador: primeira estada a 11/jan/1860 - 14/jan/1860; segunda estada: 11/fev/1860 - 12/fev/1860
O texto é corrido, sem divisões, exceto por algumas datas.
Trata-se de um diário. Há digressões no texto como freqüentes referências a personagens literários e históricos. A ironia é utilizada. Linguagem literária subjetiva, cheia de impressões pessoais. Os relatos do príncipe sofrem a influência do cônsul austríaco, Sr. Lohmann. Há precisão quanto a datas e lugares.
A natureza é o foco central. O autor descreve a fauna e a flora locais, fornece os nomes científicos das espécies. A paisagem urbana, com suas casas, fortes, igrejas, cemitérios é descrita superficialmente. Há informações sobre o vestuário, a aparência e o comportamento dos negros. Descreve os negros em diferentes situações, na mata, dançando - Festa do Bonfim?, vendendo produtos nas ruas, conduzindo carruagens, carregando cadeirinhas e no ambiente doméstico. Dos brancos comenta os seus gostos alimentares e os costumes das poucas senhoras. Descreve o clima, a festa do Bomfim, o mercado de frutas e a Ilha de Itaparica. Comenta sobre a pesca da baleia, o tráfico de escravos e a febre amarela. Há descrições de choupanas de negros, visita engenho e descreve a senzala, a casa grande e o processo de fabricação de açúcar e comenta personalidade do senhor e relação com escravos.
O autor é contra a escravidão, apesar de ficar claro seu preconceito para com os negros. Várias são as comparações entre as atitudes dos negros com a de animais.
A Igreja brasileira é criticada, o príncipe chega a afirmar que não se encontram sacerdotes no país. O fato de se separar os mortos de religiões e nacionalidades diferentes a católica brasileira nos cemitérios é mal visto pelo visitante.
O preconceito não é apenas ao negro, mas também ao brasileiro em geral. Considera-se superior a esta população, a própria língua portuguesa é considerada por ele uma língua selvagem.
O príncipe se mostra não diplomático para com as autoridades brasileiras, permanecendo incógnito e avesso aos cerimoniais. Para ele o Brasil é apenas uma colônia.
A natureza é o ponto de interesse de Maximiliano, que acaba por desprezar a urbanização da cidade, que vê como intervenções inoportunas no paraíso tropical. Apesar de se deter mais na observação dessa natureza, traz informações interessantes para o projeto, como a descrição de festas, do comportamento dos negros (ver ênfases temáticas).
As opiniões são muito influenciadas pelo cônsul austríaco, o Sr. Lohmann.
Tradução: Antonieta da Silva Carvalho e Carmem Silva Medeiros.
Prefácio de Katia M. de Queiroz Mattoso. Comenta assuntos tratados no texto e fala das influências externas que o autor sofre.
Introdução, notas e revisão geral de Moema Parente Augel. A introdução começa com dados biográficos, depois descreve a personalidade do autor e as contribuições às ciências naturais que este propriciou com sua viagem.
Foram feitas algumas correções relativas a termos brasileiros com terminações alemãs.
Há índice analítico simples, sem detalhamento.
Reproduz versos de canções dos negros que falam da violência com que são tratados e ainda uma canção de Freiligrath "Scipio", poeta político alemão (1810-1876) que critica o trabalho escravo.
Excelente estado de conservação.
Catiuscia Dantas Abreu CDA 04
28/07/98


HADFIELD, William
1806-1887
Brazil and the River Plate in 1868.
London, Bates, Hendy and Co., 1869, 271 + 8 p. (Londres, 1869)
BMMA - LR (16 e 15) **BI
RJ, SP, MG
DATAS DA VISITA NO BRASIL: 1853; 1868 (A primeira viagem ao Brasil foi feita em 1853. O autor diz que em 1868 esteve duas vezes no Rio de Janeiro, mas não encontrei precisão nas datas de chegada e saída).
EM SÃO PAULO: 18/fev/1868 - 25/mar/1868
NO RIO: 12/jan/1868 - 18/fev/1868
EM MINAS: 09/abr/1868 - 11/abr/1868
A obra é dividida em 31 capítulos não numerados.
Texto descritivo da viagem, baseado no testemunho direto. Não há precisão em todas as datas. Faz comparações entre o Rio de Janeiro e a região do Rio da Prata.
Descrição rápida da população de São Paulo e Rio de Janeiro; descrição da paisagem urbana . Ênfase na economia brasileira, no comércio e transporte ferroviário. Faz um ensaio sobre a imigração.
Pouca informação sobre a sociedade ou sobre a cultura brasileira.
Há índice dos capítulos.
3 (três gravuras).
Estrada de ferro em São Paulo, paisagem do Rio de Janeiro com casa, mansão.
Prefácio do autor.
Enidelce Bertin EB 70
12/08/96
Brazil and the River Plate, 1870-76.
Sutton, Surrey, W. R. Church, Booseller and Stationer. London, Edward Stanford, 1877.(Londres, 1877)
BMMA - LR (16 e 14) **BI BC-OR
RJ, PE, BA, AM, SP
DATAS DA VISITA NO BRASIL: 1870
EM SÃO PAULO: 16/nov/1870 - 27/nov/1870
NO RIO: 05/jul/1870 - 28/jul/1870; 03/ago/1870 - 04/set/1870; 23/out/1870 - 11/nov/1870; 02/dez/1870 - 24/dez/1870
A obra é dividida em 24 (vinte e quatro) capítulos e um suplemento dividido em partes: rios brasileiros, minérios, telégrafos elétricos no Brasil.
Texto descritivo com precisão nas datas e lugares visitados. Faz comparações com outras viagens realizadas anteriormente e entre as cidades descritas.
Ênfase na economia brasileira. Descrição de ferrovias paulistas.
COMENTÁRIO:
Não fiz uma leitura criteriosa. Texto em inglês.
OBSERVAÇÕES SOBRE A EDIÇÃO:
No final do livro há um "Advertisement" sobre a Cia. deTelégrafos Submarinos; ferrovias paulista; banco inglês no Rio de Janeiro com os nomes das diretorias, capital; regulamentos.
Há índice dos capítulos.
Uma fotografia do Visconde do Rio Branco.
Uma gravura do presidente argentino Ricolas Avellandea.
Prefácio do autor.
Enidelce Bertin EB 71
12/08/96
Brazil, the river plate and the Falkland Island; with the cape horn route to Australia. Including notices of Lisbon, Madeira, the Canaries, and the Cape Verds.
London, Longman, Brown, Green, and Longman, 1854, 6 + 384 p. (Londres, 1854)
BMMA - LR (16 e 16) ** BI BIHGB BN-SLR (90, 4, 21A), BC-OR/?
PE, AL, SE, BA, RJ, AM, Monteviéu, Buenos Aires.
DATAS DA VISITA NO BRASIL: 1853
NO RIO: ? - 06/set/1853; 05/out/1853 - 20/out/1853
A obra é dividida em 15 (quinze) capítulos, alguns com subdivisões. No final há uma parte sobre as Ilhas Falklands. O Império do Brasil dá início ao capítulo 5 e o Rio de Janeiro está descrito no capítulo 11.
Texto descritivo com narrativa não objetiva. Baseia-se no testemunho direto. Não há precisão nas datas, nem na seqüência dos lugares visitados.
Faz uma história da colonização brasileira como introdução ao Império Brasileiro. Sobre o Rio de Janeiro, enfatiza a economia, descreve as importações e exportações e analisa os efeitos da abolição. Comenta o Império e descreve a população. Usa as notas para descrever as relações sociais e o lazer.
Pouca informação importante sobre a sociedade e maior detalhamento dos efeitos da abolição da escravatura sobre a economia brasileira.
Edição ilustrada, com permissão, a partir de South American Sketches de W. Gore Ouseley, e permissão de Charles Hotham durante sua missão no Paraguai.
Há índice dos capítulos, com súmula. As gravuras estão relacionadas no mesmo índice junto dos capítulos correspondentes.
3 (três) mapas;
34 (trinta e quatro) gravuras de Portugal, Argentina, Uruguai e Paraguai;
12 (doze) gravuras do Brasil, sendo 5 (cinco) sobre o Rio de Janeiro (são gravuras de construções: igrejas, aquedutos, conventos, com pessoas à volta).
Prefácio do autor.
Introdução e notas (no rodapé das páginas).
Enidelce Bertin EB 74
12/08/96


HAHN, Christian Ludwig
Brasilien wie es ist, eine Leitfaden fur allediejeniger, welche sich nehere Kenntnisse Uber dieses Land erwerben wollwn/ nach den neuesten werken bearbeited von Dr. Christian Ludwig Hahn.
Frankfurt, 1826.
BC-OR/SBH


HALLE, Jose van
Impressões de minhas viagens ao Brasil.
Rio de Janeiro, 1876.
Biblioteca: BN-FA (III-301, 3, 8 n.2; III-305, 5, 21, n.3; V-262, 5 1 n.13; e outros)


HAMOND, Almirante Graham Eden
Os Diários do Almirante Graham Eden Hamond, 1825- 1834/38. (Trad.)
Rio de Janeiro, Ed.JB, 1984.
/ RJ , /
Duas gravuras / *
Bibliotecas: BIHGB


HAMY, Jules Théodore Ernest
Joseph Dombey médicin, naturaliste, archéologue, explorateur du Pérou, du Chili et du Brésil (1778-1785) sa vie, son oeuvre, sa correspondance.
Paris, E.Guilmoto, 1905. (Paris, 1905)
/ RJ, 1784 (04 de agosto a 05 de novembro) /
5 pranchas / *
Bibliotecas: BI BMMA IEB


HANSEL, Emil
Ein ausflug nach Brasilien und den La Platastaaten. MitBerucksichtigung der Melloschen revolutionaren Bewegung in Brasilien.
Warmbrunn, Max Leipelt, 1894. (Waembrunn, 1894)
/ RJ, 1894 (10 a 12 de fevereiro) /
Um mapa e quinze fotografias / *
Bibliotecas: BN


HARNISCH, Wilhelm
Die wichtigsten neuern Land und Seereisen fur di Jugend...
Leipzig, Verlag von Gerhard Fleischer, 1831.
1787-1864
BC-OR/PD


HARRO-HARRING, Paul
Tropical skeches from Brazil.
Rio de Janeiro, IHGB, 1965.
Escritor e artista dinamarquês. Foi comissionado pelo semanário inglês "The African Colonizer" para viajar ao Brasil e estudar as condições dos escravos / , 1840 / /
24 "sketches" e 17 pranchas *
Bibliotecas: ?


HARTT, Charles Frederick
Nasceu em Nova Brunswick, Canadá, a 23 de agosto de 1840. Estudou ciências naturais e foi convidado por L. Agassiz para participar da "Expedição Thayer" ao Brasil como geólogo. Retornou aos EUA e trabalhou como professor de geologia e outras ciências em diversas universidades. Em 1874 retorna ao Brasil a convite do ministro da agricultura brasileiro, aqui permanecendo até o seu falecimento em 1878.
Scientific resultats of a journey in Brazil. By Louis Agassiz, and his travelling companions. Geology and physical geography of Brazil.
Boston, Fields, Osgood, & Co.
London, Trübner & Co., 1870, 23 + 620 p. (Boston e Londres, 1870)
BMMA-LR (7 a 13) **BI
RJ, ES, MG, BA, SE, AL, PE, PB, CE, PI, MA, PA, AM, GO, MT, SP, PR, RS (+SC e RN segundo Analía, ficha abaixo)
DATAS DA VISITA NO BRASIL: 1865-1866, (1867, 1870-1872, 1874-1878 segundo Analía)
EM SÃO PAULO: 1865 ou 1866
NO RIO: 1865, 1866, 1874-1878
EM MINAS: 1865 ou 1866, 1875
A obra é dividida em 19 (dezenove) capítulos e um apêndice.
Texto descritivo das condições geológicas do Brasil, feito a partir de estudos próprios. O autor também cita obras teóricas sobre o assunto usadas para amparar suas pesquisas.
Estudo de geologia e topografia das diferentes regiões brasileiras.
Sem importância para o estudo direto da cultura. Esta obra é um estudo das condições físicas do Brasil. (Enidelce)
É um texto interessante principalmente para o estudo das características naturais brasileiras, devido a sua minuciosa descrição, aliada à grande erudição do autor. Além disso, os paralelos freqüentemente estabelecidos pelo autor das suas conclusões com as conclusões de vários outros viajantes importantes demonstra a visão ampla do autor, que procura não esquecer-se das considerações anteriores as suas.
A especial atenção para os estudos geológicos das regiões mineradoras também é muito interessante, revelando justamente a manutenção do interesse pela exploração das riquezas brasileiras.
No último capítulo, "Sobre os botocudos", encontramos um trabalho interessante e também comparado das suas observações com as de outros autores. Posteriormente o autor irá aperfeiçoar este estudo sobre a tribo dos botocudos, o que demonstra o seu interesse pelo assunto. (Analía)
Há índice dos capítulos, com súmula.
Índice remissivo de assunto.
Índice das ilustrações.
73 (setenta e três) gravuras, desenhos e mapas.
As gravuras, de modo geral, são de vistas e paisagens.
Os desenhos são esquemas representativos da formação geológica.
Prefácio.
Dedicatória a Louis Agassiz.
Enidelce Bertin EB 69 (e Analía AN 18 13/03/98)
12/08/96
Geologia e Geografia física do Brasil.
São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1941, 649 p.
IFCH (558.1 H 258 g)
Texto contido em um volume dividido em vinte capítulos.
Tradução de Edgar Süssekind de Mendonça e Elias Dolianiti, introdução de E. Roquette Pinto. As notas críticas são do próprio autor e algumas notas explicativas do tradutor.
Tradução integral do texto original em inglês.
Há índice dos capítulos.
As ilustrações são todas do punho do autor:
62 (sessenta e duas) figuras de paisagens, 33 (trinta e três) figuras de cortes geológicos e 6 (mapas), um do litoral da província do Rio de Janeiro, um do litoral da baía de Santa Cruz e da baía de Cabral, uma da costa ao norte de Ilhéus até o Rio de Contas, uma da baía de Todos os Santos, uma do litoral de Pernambuco e uma do Rio Paraíba do Norte.
Uma carta do autor ao professor Louis Agassiz.
O tradutor acrescenta os dados biográficos do autor e também a sua bibliografia completa. O exemplar encontrado na biblioteca do IFCH está completo porém não em perfeito estado.
Analía AN 18
13/03/98


HASTREL, Adolphe d'
Rio de Janeiro ou Souvenirs du Brésil. Dessines d'après nature et dédies a S. A. R. Madame la Princesse de Joinville.
Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 1965.
BMMA - LR **IEB BN-ICO
RJ
DATAS DA VISITA NO BRASIL: 1840
NO RIO: 1840
A obra compõe-se de gravuras com descrições.
Há ênfase para as construções (casas, igrejas, porto) e para o trabalho escravo, já que na maioria o negro aparece como coadjuvante da cena principal. (?)
Apresentação por Gilberto Ferrez.
Reprodução de litografias coloridas a mão em homenagem ao 4º Centenário da fundação da cidade do Rio de Janeiro.
7 (sete) gravuras coloridas sobre o Rio de Janeiro: vista da cidade, mercado de barracas, igreja da Lapa, igreja de N. S. da Glória, Quinta Imperial, praia D. Manuel (cais), saída do porto.
Enidelce Bertin EB 72
12/08/96


HATIN, Louis Eugéne
Histoire pittoresque des voyages dans les cinq parties du monde, recueil des descriptions pittoresques, des recits curieux, des scenes variees, des decouvertes scientifiques, des moeurset coutumes qui offrent un intérèt universel.
Paris, Dutertre, 1844. (Paris, 1844)
/ RJ, S/D /
Nove gravuras / *
Bibliotecas: CP


HAWKESWORTH, John
1715 - 1773. Doutor em Direito.
An account of the voyages undertaken by the order of his present majesty for making discoveries in the Southern Hemisphere, and successively performed by Commodore Byron, Captain Carteret, Captain Wallis, and Captain Cook.
London, W. Strahan, end T.Cadell in the Strand, 1773, 3 vols: 36 + 676, 15 + 410 e 799 p. (Londres, 1773)
BN-SLR (86, 10, 4-6)
BMMA-LR
LOCAL DA 1a EDIÇÃO: Londres
ANO DA 1a EDIÇÃO: 1773
RJ, 1764 (12 de setembro a 20 de outubro, viagem de Byron) 1768 (13 de novembro a 07 de dezembro, viagem de Cook)
Cinquenta e duas plantas, mapas e gravuras
Relation des voyages entrepris par ordre de sa majesté Britannique...
Relation des voyages entrepris par ordre de sa Majesté Britannique, actuellement regnante, pour faire des découvertes dans l'hemisphére méridional, et successivement executés par le commodore Byron, le Capitaine Carteret, le Capitaine Wallis et le capitaine Cook, dans le vaisseaux le Dauphin, le Swallow et l'Endeavour; redigée d'aprés les journaux tenus par les différens commandans et les papiers de M. Banks, par J. Hawkesworth, docteur en Droit, et enrichie des figures, et d'un grand nombre de plans et de cartes relatives aux pays qui ont été nouvellement découverts, ou qui n'etoient qu'imparfaitement connus.
Paris, chez Saillant et Nyon, Panckoucke, 1774. 41 + 388p. (vol. 1); 7 + 536 p. (vol. 2); 6 + 394 p. (vol. 3); 10 + 367 p. (vol. 4)
BMMA - LR (12 c 5-8)
REGIÕES VISITADAS: RJ
DATAS DA VISITA (BRASIL): 1764; 1768
NO RIO DE JANEIRO: Byron: 11/set/1764 - 22/out/1764; Cook: 14/nov/1768 - dez/1768
ESTRUTURA FORMAL DO TEXTO:
O volume 1 possui dois tomos, sendo que o primeiro é sobre a viagem de Byron nos anos 1764, 1765 e 1766. O segundo tomo é sobre a viagem de P. Carteret nos anos de 1766 a 1769.
Vol. 2, tomo 1: viagem de Samuel Wallis nos anos de 1766 a 1768;
Tomo 2: viagem de Jacques Cook nos anos de 1769 a 1771;
Vol. 3: viagem do capitão Cook nos anos de 1769 a 1771:
Vol. 4: viagem do capitão Cook.
ESTRUTURA DA NARRATIVA:
Reproduz a forma de diário, com narração em primeira pessoa, com seqüência cronológica na descrição dos locais visitados. O autor baseia-se nos diários dos comandantes e nos papéis escritos por Joseph Banks.
ÊNFASES TEMÁTICAS:
O capitão Cook é o único que faz descrições e comentários abrangentes sobre o Rio de Janeiro. Descreve as ruas e construções, as fontes d'água, as igrejas, a religiosidade, vestes, etnia da população, mulheres, governo e exército.
COMENTÁRIO:
Dos quatro viajantes usados pelo autor para organizar essa Relação de viagens que serviria para instrução dos viajantes, apenas o diário do capitão Cook é relevante por tratar num capítulo de vários temas sobre o Rio de Janeiro, embora não tenha conseguido permissão para desembarcar na Vila.
Cook usa as observações de J. Banks e do médico da embarcação para descrever o Rio de Janeiro, e ao fazê-lo nos dá importantes informações.
Demonstra bastante interesse no ouro e nas pedras preciosas, embora saliente que o vice-rei fixava limites para quem viajava ao interior.
Descreve cerimônias religiosas, comenta a forte religiosidade das pessoas.
É crítico com as arbitrariedades do vice-rei, definindo o governo como absoluto.
Descreve com detalhes o exército. Critica a relação dos soldados com a população, que gerava um povo submisso.
Faz comentários sobre a beleza dos pássaros e borboletas e sobre o pouco uso do solo para a agricultura.
DADOS SOBRE A EDIÇÃO:
Traduzido do inglês (não foi possível descobrir o tradutor).
OBSERVAÇÕES SOBRE A EDIÇÃO:
Vol 1: Aviso aos leitores; prefácio aos editores franceses.
No final do vol 4 há uma aprovação, assinada por Saurin e um "Privilége du Roi" assinado por Le Begue, com o número do registro na Chambre Royale e Syndicale de Libraires e Imprimeurs de Paris.
ÍNDICES:
De capítulos, separados por comandante da viagem.
Relação das ilustrações com explicação de cada uma, em cada volume.
ILUSTRAÇÕES:
52 pranchas, mas nenhuma do Brasil.
16 no volume 1
16 no volume 2
17 no volume 3
3 no volume 4
"ANEXOS":
No vol. 1 há em anexo à viagem de Carteret um quadro com as variações na bússola, durante sua viagem.
No vol. 1 há uma introdução geral.
No vol. 1 há um "Epitre Dedicatoire à sa Majesté" assinada pelo editor.
OUTRAS INFORMAÇÕES:
As informações sobre o Brasil estão no vol. 1, tomo 1 e no vol. 2, tomo 2 (viagens de Byron e Cook).
Na ficha catalográfica da BMMA aparece o nome de J. Banks.
Há uma edição de 1774, sem ilustração (BMMA - LR 12 b 20-23).
Enidelce Bertin
03/96
Relation des voyages entrepris par ordre de sa majesté Britannique...
Relation des voyages entrepris par ordre de sa Majesté Britannique, actuellement regnante, pour faire des découvertes dans l'hemisphére méridional, et successivement exécutés par le commodore Byron, le Capitaine Carteret, le Capitaine Wallis et le capitaine Cook, dans le vaisseaux le Dauphin, le Swallow et l'Endeavour.
Paris, chez Saillant et Nyon, Panckoucke, 1774. 82 + 327 + 4 +347 p. (vol. 1); 4 + 447 +5 + 461 p. (vol.2); 4 + 374 + 4 + 312 p. (vol.3); 4 + 336 + 4 + 336 p. (vol. 4).
BIBLIOTECA: BMMA - LR (12 b 20-23)
REGIÕES VISITADAS: RJ, Sul da América do Sul, Ásia.
DATAS DA VISITA (BRASIL): 1764; 1768
NO RIO DE JANEIRO: Byron: 11/set/1764 - 22/out/1764; Cook: 14/nov/1768 - dez/1768
DADOS SOBRE A EDIÇÃO:
Traduzido do inglês. Há uma nota antes da introdução dizendo que vários escritores traduziram esta obra. (não há os nomes).
OBSERVAÇÕES SOBRE A EDIÇÃO:
No volume 1: prefácio dos editores franceses; nota;
ÍNDICES:
De capítulos, separados por comandante da viagem.
No final do último volume há um quadro de assuntos de todos os volumes com as respectivas páginas e tomos, bem como o nome do viajante relativo a cada um.
"ANEXOS":
Épitre Dedicatoire assinados pelo autor no volume 1;
Introdução geral.
Também no volume 1, em anexo à viagem de Carteret há um quadro com as variações na bússola, durante sua viagem.
Enidelce Bertin
03/96


HAWKS, Francis L.
Narrative of the expedition of an american squadron to the China Seas and Japan, performed in the years 1852, 1853, and 1854.
Washington, Beverley Tucker, 1856. (Washington, 1856)
Obra não vista por P.Berger. *
Bibliotecas: ?


Hedendaagsche...
Hedendaagsche Historie, of tegemwoordige staat van Amerika.
Amsterdam, Isaak Tirion, 1766. (Amsterdã, 1766)
Coleção Carlos Ficker.
/ RJ, S/D /
Numerosas gravuras e mapas / *
Bibliotecas: CP


HEEREN, W.
Deutsch-evangelisches Leben in Brasilien - Erinnerungen und Erfahrungen eines ehemaligen brasilianischen diasperageistlichen.
Basel, Ernst Finckh, s/d. (Basel, S/D)
Obra não vista por P. Berger. *
Bibliotecas: ?


HEINE, Wilhelm
Voyage autour du monde le Japon Expédition du commodore Perry pendant les années 1853, 1854 et 1855 faite d'après les ordres du Governement des États Unis. (Trad.)
Bruxelles, H.Dumont, 1859. (Leipzig, 1856)
/ RJ, 1855 (08 a 30 de março) /
Dez gravuras / *
Bibliotecas: BM


HEIZELMANN, Friedrich
Reisen in Sudamerika und Westindien.
Leipzig, 1851. (Leipzig, 1851)
/ RJ, S/D /
Uma gravura e um mapa / *
Bibliotecas: IEB


HELLEMA, D.
Eene reis om de wereld door D.Helemma.
Nieuwediep, 1880. (Nieuwediep, 1880)
Obra não vista por P.Berger *
Bibliotecas: ?


HERZOG, C.
Aus Amerika.
Berlin, 1884. (Berlim, 1884)
/ RJ, 1882 (09 a 23 de julho) / - / *
Bibliotecas: BN


HILDEBRANDT, Eduard
O Brasil de Eduard Hildebrandt. (Ed. Gilberto Ferrez)
Rio de Janeiro, Record, 1989.
/ RJ, /
Três gravuras / *
Bibliotecas: BIHGB


HILL, Pascoe Grenfell
Reverendo, capitão da nau Cleópatra.
Fifty days on board a slave-vessel in the Mozambique Channel, in april and may, 1843.
London, John Murray, 1844, 6 + 115 p. (Londres, 1844)
IEB (6 a 2)
RJ, Moçambique
DATA NO BRASIL: 1842
NO RIO: 06/set/1842 - 14/set/1842
A obra está dividida em 12 (doze) capítulos e uma conclusão.
Trata-se de um diário de viagem, com precisão nas datas e lugares. Texto descritivo, baseado no testemunho direto.
Comenta os principais edifícios e instituições religiosas do Rio de Janeiro. Descreve as ruas.
Comenta as condições de vida dos negros e o comércio de escravos. Reproduz anúncios de escravos fugidos nos jornais e os comenta.
Há índice dos capítulos.
Há um mapa do canal de Moçambique.
Dedicatória ao lorde Asheley.
Na conclusão, uma música de um capitão de escravos composta no navio.
*Conrad cita edição de Londres, Gilpin, 1848, 58p *
Enidelce Bertin EB 145
04/12/96


HILLIARD, Henry Washington
Politics and pen pictures at home and abroad.
New York, G.P.Putnam's Sons, 1892, 445p.
Bibliotecas: ?


HINCHLIFF, Thomas Woodbine
South american sketches; or a visit to Rio Janeiro, the Organ Montains, La Plata and the Paraná.
London, Longman, Green, Songman, Roberts and Green, 1863, 28 + 414 p. (Londres, 1863)
BMMA - LR (15 a 7) **BI
PE, BA, RJ, Buenos Aires, MG (Juiz de Fora), PR
DATAS DA VISITA NO BRASIL: 1861
NO RIO: 04/mai/1861 - 08/mai/1861; 06/out/1861 - 08/out/1861; 07/nov/1861 - 08/nov/1861
EM MINAS: 30/out/1861 - ?
A obra é dividida em 18 (dezoito) capítulos.
Diário de viagem, sem precisão nas datas. Texto descritivo baseado principalmente no testemunho direto, embora o autor pareça ter usado também os relatos de Kidder. A narrativa não é muito objetiva.
Há descrição da paisagem urbana e natural do Rio de Janeiro.
Escreve a história do Rio de Janeiro.
Comenta o trabalho escravo.
Elogia a mineração em Minas Gerais.
Comenta sobre o comércio.
Não fiz uma leitura rigorosa desta obra.
Há uma errata nesta edição.
Há índice dos capítulos, com súmula, e lista das ilustrações.
Um mapa e cinco gravuras, sendo três de paisagens do Rio de Janeiro.
Prefácio do autor.
Na BMMA - LR há duplicata em (15 a 8).
Enidelce Bertin EB 67
12/08/96
Over the sea and far away being a narrative of wanderings round the world.
London, Longmans, Green, 1876. (Londres, 1876)
/ RJ, 1873 (31 de outubro a 03 de dezembro) /
Quatorze gravuras / *
Bibliotecas: CP


HINS, Eugène
Un an au Brésil.
Mons, Hector Manceaux, 1884. (Mons, 1884)
Obra não vista por P. Berger. Cit. Bibliographie Franco Brasilienne, n.629. *
Bibliotecas: ?


Historisch...
Historisch. Genealogischer kalender auf das gemein jahr 1818.
Herausgegeben, s/d. (, S/D)
/ ? Kön, 1818
Coleção Howard Marvin.
RJ, S/D
Doze gravuras e um mapa do Brasil.
CP


HOBART, Augustus Charles
Sketches fo my life by the late Admiral Hobart Pascha.
2ª ed. Londres, 1886, 7+ 282p.
, 1840 (ca.)
Indicação colhida na bibliografia de R.Conrad, que não viu esta obra. Informa ter dois capítulos sobre o Brasil e "caçada de escravos" (?) por volta de 1840 *
Bibliotecas: ?


HOCHSTETTER, Ferdinand von
Ferdinand von Hochstetter's gesammelte reise berichte von der erdumsegelung der fregatte "Novara" 1857-1859.
Wien, Eduard Holzel, 1885. (Wien, 1885)
/ RJ, 1857 (05 a 31 de agosto) /
Um mapa / *
Bibliotecas: CP


HOLMAN, James
A voyage a round the world including travels in Africa, Asia, Australia, America, etc.
London, Smith, Elder, and Co., 1834. (Londres, 1834)
/ RJ, 1829 (18 de setembro a 19 de novembro) /
Vinte e duasgravuras e um mapa / *
Bibliotecas: BI IEB


HOLMES, Samuel
The journal of Mr. Samuel Holmes, serjeant-major of the xith light dragoons, during his attendance, as one of the guard on lord Macartney's embassy to China and Tartary 1792-93.
London, W. Bulmer, 1798. (Londres, 1798)
RJ, 1792 (30 de novembro a 16 de dezembro)
Há uma edição francesa de 1805 com 75 gravuras (BN):"Voyage en Chine et en Tartarie a la suite da l'ambassade de Lord Macartney" *
Bibliotecas: BN-SLR (50, 1, 12-13) IEB
Voyage en Chine et en Tartarie, a la suite de l'ambassade de lord Macartney, par M. Holmes, sergent-major de sa garde; auquel on a joint...
les vues, costumes, etc, de la Chine, par M. W. Alexandre, des Planches de l'atlas original de cette ambassade, omises dans la traduction française, et leur explication. Oeurage? traduit de l'anglais par M. M., revu et publié avec des observations sur les relations politiques et commerciales de l'Angleterre et de la France avec la Chine, et quelques notes, par L. Langlés, de l'Institut National, etc.
Paris, de l'imprimerie de Delance et Lesueur, 1805, (vol. I: 45 + 171 p.); (vol. II: 188 p.) (Londres, 1798)
IEB (6 d 15-16)
RJ
DATA NO BRASIL: 1792
NO RIO: 30/nov/1792 - 16/dez/1792
A obra está dividida em "Aviso ao editor" , "Observações"; "Vistas, costumes, modos e usos de China"; "Diário da viagem de M. Samuel Holmes", sendo este subdividido em prefácio e Viagem à China e Tartária (com cinco capítulos).
No volume II: seqüência dos capítulos até o número 11; explicação das cartas.
Trata-se de um diário de viagem, com precisão nas datas e lugares. Narrativa objetiva e texto descritivo, baseado no testemunho direto.
Informações gerais sobre a economia da cidade do Rio de Janeiro, comentários sobre a arquitetura (segundo o autor, as Igrejas e monastérios são exceções de construções mal feitas).
Comenta os hábitos dos habitantes e os define como hipócritas e dissimulados por ostentarem exteriormente.?
Descreve as mulheres como bonitas e afeitas ao amor.
Dedica o capítulo I ao Rio de Janeiro onde faz descrições e comentários gerais, sem muitos detalhes. Mostra-se crítico aos hábitos "aristocráticos" dos moradores, como por exemplo o uso das "cadeirinhas" para transporte.
A maior parte da obra enfatiza a viagem à China e à Tartária.
Traduzido do inglês por M.M. ?
Com observações e notas de L. Langlés. Acrescentadas vistas e costumes da China, com pranchas, por W. Alexandre. L. Langlés dedica a P. Amiot.
Há índice no final do segundo volume; índice geral dos capítulos.?
25 (vinte e cinco) pranchas sobre a China (vol. I)
26 (vinte e seis) gravuras, entre pranchas, cartas geográficas e vistas da China (vol. II).
Enidelce Bertin EB 147
29/11/96


HÖRMEYER, J.
Was Georg seinen deutschen Landsleuten uber Brasilien zu erzahlen weiss.
Leipzig, 1863, 6+256p. (Leipzig, 1863)
RJ,
Vinte e cinco gravuras
Relato sobre a migração alemã e descrição da escravidão, julgando-a benigna. Há tradução: Rio de Janeiro, Ed.Presença, 1966. *
Bibliotecas: BN-SLR
O que Jorge conta sobre o Brasil.
Rio de Janeiro, Ed. Presença, 1966.
IFHC (325981.04 H 783 q), BC-CE/SBH
SP, SC, PR, RS
DATA NO BRASIL: década de 1850
Narrativa dividida em introdução mais quatorze partes.
Não se trata da descrição de fatos acontecidos. O autor cria um personagem e narra em primeira pessoa a trajetória dele pelo Brasil durante cerca de 10 anos. Alguns dos lugares descritos foram mesmo visitados pelo autor, que entretanto se aproveita muito de descrições de terceiros.
Há muitas digressões sobre a condição de imigrantes alemães no Brasil.
A ênfase recai sobre a imigração: colônias, formas de contrato, condições do país (Brasil).
O livro é claramente um panfleto pró-imigrantista. Com caráter propagandístico e de incentivo à imigração alemã para o Brasil.
O autor cria a história de um imigrante alemão que consegue se estabelecer no Brasil graças às condições da produção que lhes são oferecidas pelos xxx de parceria.
O livro foi escrito com um público bastante definido em vista: o possível emigrante alemão.
Constantes comparações das condições do Brasil com a Alemanha levam à conclusão "óbvia" de que o Brasil é o lugar ideal para emigrar, desde que o emigrante seja agricultor, possua retidão de caráter e vontade insaciável de trabalho, ou seja, o ideal para a coroa brasileira.
As descrições das condições das diferentes colônias, embora tenham tendência à valorizar demais as vangagens, são muito detalhadas, desde as formas de contrato, viagem, até quais as ferramentas que devem ser utilizadas e o período ideal de plantio.
Um verdadeiro manual para emigrantes alemães (fortemente tendencioso, sem que nos esqueçamos disto).
Traduzida por Bertholdo Klinger, prefácio da Editora, introdução sobre a obra de Hörmeyer de Abeillard Barreto.
Há índice.
24 (vinte e quatro) ilustrações bastante variadas. Tem clara função de auxiliar a compreensão do texto.
Representam negros, colonos, animais, plantas, ferramentas, casas, cidades entre outros.
Não há referência à autoria.
Há outro livro do autor sobre o Brasil. Beschseiburg der Provinz Rio Grande do Sul in Süd brasilien mit besand xxx
Não se trata da narrativa de uma viagem realizada, e sim imaginada. É quase um romance educativo.
Alexsander Gebara AL 21
17/07/98


HORNER, Gustavus R. B.
Medical Topography of Brazil and Uruguay: with incidental remarks.
Philadelphia, Lindsay & Blakiston, 1845, 246 p. (Filadélfia, 1845)
IEB (11 c 10) * BN-SLR
RJ, Uruguai
DATA NO BRASIL: 1841-1842
NO RIO: 11/dez/1841 - 18/jan/1842
A obra é dividida em 18 (dezoito) capítulos.
Escrito a partir das anotações de viagem, o texto é descritivo, porém com um fundo ensaístico. Há comentários e explicações, principalmente com relação às plantas e doenças do Brasil. Pouca precisão nas datas, mas os lugares são bem evidenciados. Baseado no testemunho direto, embora tenha citado R. Walsh.
Descreve as ruas do Rio de Janeiro e sua paisagem natural. Usa dados estatísticos para comentar a população. Comenta as reações, no Brasil, da Revolução de 1830 na França. Descreve os antecedentes políticos da abdicação do Imperador. Descreve as plantas, frutas, animais e minerais do Brasil. Descreve as doenças e relaciona-as com o clima. Descreve o convento Santo Antonio e o Ajuda.
Ricas descrições de plantas e doenças comuns no Rio de Janeiro.
Interessa-se pela vida política brasileira ao analisá-la buscando relações com os acontecimentos da Europa.
Como avisa no prefácio, não se trata de um trabalho específico de um só assunto, mas de uma miscelânea de diferentes objetos.
Prefácio do autor.
Dedicatória ao Dr. John Bell.
Há índice dos capítulos seguido de súmula.
4 (quatro) desenhos do autor, sendo três de paisagens e plantas do Rio de Janeiro e um de Montevidéu.
Enidelce Bertin EB 148
29/11/96


HOUSSAY, Frederic
De Rio de Janeiro a S. Paulo.
Paris, Gauthier-Villars, 1877. (Paris, 1877)
/ RJ, 1862 (agosto) / - / *
Bibliotecas: BN-SLR BMMA-LR


HUMBOLDT, Friedrich W. Alexander von
Voyage aux régions équinoxiales di noveau continent, fait en 1799, 1800, 1801, 1802, 1803 et 1804...
Paris, 1816-31, 13 vols. em 12. (Paris, 1831)
Bibliotecas: BN-SLR (43, 2, 4-15)
Voyage aux régions équinoxiales di noveau continent, fait en 1799 et 1800.
França, Club des librairies de France, 1961.
IB
Voyages dans l'Amérique Equinoxiale.
Paris, Masporo, 1980.
IFCH
Personal narrative of travels to the equinochial.... .
IEB (7/d/8-10) BC-OR/PD


HUMPHREY, Alice R.
A summer journey to Brazil.
New York, Bonnell, Silver, 1900. (Nova Iorque, 1900)
/ RJ, 1895 / / *
Bibliotecas: CP


HUNTER, John
Capitão da nau do rei.
An historical journal of the transactions at Port Jackson and Norfolk Island, with the discoveries which have been...
made in New South Wales and in the Southern Ocean, since the publication of Phillip's voyage, compiled from the official papers; including the journals of governors Phillip and King, and of Lient? Ball, and the voyages from the first sailing of the Sivius? in 1787, to the return of that ship's company to England in 1792.
London, John Stockdale, Piccadilly, 1793, 18 + 583 p. (Londres,1793)
IEB (9 a 15)
SC, RJ
DATA NO BRASIL: 1787
NO RIO: 07/ago/1787 - 04/set/1787
A obra compõe-se de uma lista de subscritos, uma das plantas, e 24 (vinte e quatro) capítulos (sobre o Rio de Janeiro, no capítulo I) [confuso]
Trata-se de um diário de viagem com precisão nas datas e lugares. Narrativa objetiva, texto descritivo. Baseado no testemunho direto.
Informações técnicas sobre condições da viagem, como por exemplo a recorrente descrição do clima e dos ventos.
Comenta superficialmente a variedade de frutas e a grande quantidade de fortes no Rio de Janeiro. Descreve a paisagem natural.
Superficialidade e escassez de informações sobre o Rio de Janeiro. Obra extensa, mas apenas 10 páginas foram reservadas a sua passagem pelo Brasil!
A lista de subscritos e das plantas não existe na outra edição de 1793.
Há índice dos capítulos e gravuras.
17 (dezessete) mapas, cartas e vistas.
Quadro de ventos e clima de Tenerife ao Rio de Janeiro.
Enidelce Bertin EB 150
29/11/96
An historical journal of the transactions at Port Jackson, and Norfolk Island, including the journals of governors Phillip and King, since the publication of Phillip's voyage with an abridged account of the new discoveries in the South Seas.
London, I. Stockdale, 1793, 21 + 525 p. (Londres, 1793)
IEB (9 a 14)
A obra compõe-se de Advertência, texto bibliográfico e 24 (vinte e quatro) capítulos.
Advertência e texto biográfico "Anedotes of John Hunter" sem autor [confuso].
Há índice dos capítulos.
2 (duas) plantas.
Um mapa.
Quadro de ventos e clima de Tenerife ao Rio de Janeiro.
Enidelce Bertin EB 149
29/11/96


HUXLEY, Thomas Henry
Diary of the voyage of H. M. S. rattlesnake.
London, Julian Huxley, 1935. (Londres, 1935)
RJ, 1847 (23 de janeiro a 07 de fevereiro) / - / *
Bibliotecas: CP