Neri de Barros Almeida

Graduada em História pela Universidade de São Paulo (1989) é doutora em História Social pela mesma instituição (1998) com a tese "A cristianização dos mortos. A mensagem evangelizadora da "Legenda aurea" de Jacopo de Varazze", a respeito do papel da hagiografia na pastoral dominicana do último terço do século XIII. Realizou pós-doutorado na Universidade do Porto (Portugal) e na Universidade Lumière-Lyon 2 (França). Atualmente é "Professora Doutora" junto ao Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/UNICAMP). É coordenadora do Laboratório de Estudos Medievais (LEME) que reune pesquisadores da área de História Medieval da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordena também o GT de Estudos Medievais "Dualidade de foros e subjetividade política no Ocidente Medieval" da Associação Nacional dos Professores Universitários de História (ANPUH). Especializada em história político-cultural da Igreja, dedica-se ao estudo da hagiografia e sermões do Período Gregoriano (XI-XIII).

Professora Doutora

CV LATTES / SIPEX / SCIELO

Linhas de Pesquisa

Historiografia, Religiões e Cultura

Artigos Disponíveis

Almeida, Neri de Barros. O Alvo da História da Igreja e a História da Igreja como Alvo: O Exemplo da Idade Média Central (Séculos XI-XIII). Revista de Estudosda Religião – Rever. Pós-graduação em Ciências da Religião – PUC-SP. ISSN 1677-1222.

Almeida, Neri de Barros. A Europa nasceu na Idade Média? História Viva, edição 42 - Abril 2007.

Dúvidas Frequentes | Secretaria
Pós-Graduação do IFCH