Mestrado

Requisitos para obtenção do título

Para obter o título de Mestre em Filosofia, o aluno deverá:

  • a) ter sido aprovado no processo seletivo;
  • b) ser aluno regularmente matriculado no programa de Mestrado em Filosofia da UNICAMP;
  • c) comprovar, por ocasião do processo seletivo, proficiência em pelo menos uma língua estrangeira, sendo elegíveis as línguas alemã, francesa, inglesa e italiana modernas.
  • d) ter cumprido todos os créditos em disciplinas, conforme catálogo do ano de ingresso;
  • e) ser aprovado no exame de qualificação, que deve ser realizado após a conclusão de todos os créditos em disciplinas;
  • f) ser aprovado em defesa pública de Dissertação de Mestrado, observando as disposições constantes do Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação (Deliberação CONSU-A/2008).

http://www.pg.unicamp.br/delibera/2008/DE008A08.htm.

Exame de Seleção

(para maiores informações consulte Processo Seletivo)

O exame de seleção é anual e será realizado em três etapas: 1) análise de projetos, históricos escolares e curricula; 2) entrevistas e provas específicas; 3) exame de línguas modernas (eliminatório).

1) Análise de Projetos, Históricos Escolares e Curricula – consideram-se os seguintes critérios:

  • a) nível de elaboração conceitual do projeto e viabilidade de sua execução nos prazos previstos;
  • b) adequação do projeto às Linhas de Pesquisa do Programa;
  • c) adequação do curriculum ao projeto apresentado, bem como às Linhas de Pesquisa do Programa;
  • d) experiência em pesquisa (iniciação científica ou equivalente);
  • e) disponibilidade de orientação por parte dos professores do Programa.

2) Entrevistas e Provas Específicas - os candidatos aprovados na fase anterior poderão ser submetidos à entrevista e/ou prova específica, a critério da Subcomissão de Pós-Graduação em Filosofia.
3) Exame de Línguas Modernas – os candidatos aprovados nas fases anteriores deverão se submeter a teste de proficiência em língua moderna, sendo elegíveis as línguas alemã, francesa, inglesa e italiana.
As condições e requisitos do exame são os seguintes:

  • a) candidatos ao curso de Mestrado deverão demonstrar proficiência em uma das línguas elegíveis, sendo o exame de línguas modernas eliminatório;
  • b) no exame de línguas modernas não haverá consulta a dicionário.

Créditos

Para obter o título de Mestre em Filosofia, o aluno deverá cumprir o total de créditos especificados no catálogo do ano de seu ingresso, disponível na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (www.prpg.unicamp.br).

Aptidão em Língua Estrangeira

Comprovar, por ocasião do processo seletivo, proficiência em pelo menos uma língua estrangeira, para o Mestrado, sendo elegíveis as línguas alemã, francesa, inglesa e italiana modernas.

Exame de Qualificação

O exame de qualificação de Mestrado deverá ocorrer até o final do terceiro semestre e somente poderá ser realizado após a conclusão de todos os créditos em disciplinas.
O texto de qualificação deverá ser composto de um relatório de atividades (incluindo o histórico escolar), plano de atividades, exposição detalhada do projeto e um texto correspondente a uma parte suficientemente amadurecida da dissertação.

Defesa da Dissertação

A defesa da dissertação deve ser agendada na Secretaria de Pós-Graduação do IFCH com 40 (quarenta) dias de antecedência, conforme segue:

  1. O aluno deve preencher os formulários a seguir indicados, disponíveis em http://www.ifch.unicamp.br/pos/index.php?texto=formularios:
  2. - Egressos;
    - Capes (preenchimento obrigatório para todos os alunos);
    - Autorização de cópias eletrônicas;
    - Solicitação de defesa;
    - Declaração de direitos autorais;
    - Declaração de originalidade de versão digital;
    - Ficha catalográfica (deve ser enviada à Biblioteca do IFCH);
    - Envelope Biblioteca Digital.

  3. Os formulários preenchidos e assinados (alguns também pelo orientador do aluno) devem ser entregues na Secretaria, juntamente com um CD com a dissertação, que deverá obedecer as normas da Universidade:

http://www.prpg.unicamp.br/arqpdfnormas/infccpg001_2008.pdf

http://www.iel.unicamp.br/biblioteca/arquivos/Normalizacao_Bib_IEL_032009.pdf

Modelo primeira folha da dissertação/tese.

A defesa pode ser feita com exemplar definitivo ou provisório:

  1. Exemplar definitivo – a Secretaria de Pós-Graduação encaminha o CD à Gráfica Central e solicita a confecção dos exemplares, encaminhando-os, posteriormente, aos membros titulares e suplentes da Comissão Examinadora. Após a defesa não há possibilidade de ser realizada qualquer alteração na dissertação.


  2. Exemplar provisório – o aluno é responsável pela reprodução e distribuição dos exemplares da dissertação aos membros titulares e suplentes da Comissão Examinadora.

Para agendamento da defesa, deverá ser entregue na Secretaria de Pós-Graduação uma declaração do Orientador autorizando a defesa com exemplar provisório, na qual deverá constar que o aluno responsabiliza-se pela entrega dos exemplares à Comissão Examinadora.
Após a defesa, o aluno faz as alterações necessárias e encaminha o CD definitivo à Secretaria de Pós-Graduação, que solicita à Gráfica Central a confecção de 4 (quatro) exemplares: um para o aluno, um para o Professor Orientador e dois para homologação, posteriormente encaminhados às Bibliotecas Central e do IFCH.

A banca deverá ser composta pelo orientador e mais dois membros titulares (um deles externo ao IFCH) e, ainda, por dois membros suplentes (um deles externo ao IFCH), nos termos do artigo 34, §§1º e 3º do Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação (Deliberação CONSU-A/2008).

Integralização

O Curso de Mestrado em Filosofia deverá ser integralizado em um mínimo de 12 meses e um máximo de 31 meses.


TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

Por motivos excepcionais, com a concordância do Orientador e a critério da Sub-Comissão de Pós-Graduação em Filosofia, o aluno poderá licenciar-se do Curso por até dois semestres, consecutivos ou não, não computados para efeito do tempo máximo de integralização. O tempo remanescente no momento de cada solicitação deve ser maior ou igual à duração do trancamento solicitado.

 

 
Dúvidas Frequentes | Secretaria
Pós-Graduação do IFCH
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
CEP 13083-896 - Campinas - São Paulo - Brasil