Universidade
Estadual de Campinas
Instituto
de Filosofia e Ciências Humanas
Graduação
em Ciências Sociais
HZ868
Sociedades
Indígenas no Brasil Contemporâneo
Etnologia, Etnohistória,
Etnopolítica
2º
Semestre — 2006
Quintas-Feiras,
19hs
Sala
IH05
Professor
John M. Monteiro
Apesar de representar, em termos das
estatísticas populacionais, uma parcela residual da população brasileira, as
sociedades indígenas respondem por uma grande parte da diversidade cultural e
lingüística presente no país. No contexto dos estudos antropológicos, a
etnologia indígena também ocupa um lugar de destaque, oferecendo não apenas
informações e perspectivas sobre povos relativamente pouco estudados como
também questões e abordagens que são relevantes para outras áreas de estudo. Esta
disciplina oferece uma visão ampla de temas e problemas abordados nos estudos
sobre as sociedades indígenas no Brasil, com ênfase na etnologia, na história
indígena e na etnopolítica.
Requisitos e Avaliação
O
curso está estruturado em torno de aulas teóricas, da discussão de leituras e
da apresentação de seminários. Desde o início, os alunos deverão compor grupos
de três pessoas para a preparação dos seminários. Os seminários serão de dois
tipos: apresentação de livros e seminários temáticos. Nos seminários de livro,
cada grupo apresentará o autor e o conteúdo em meia hora no máximo. Nos
seminários temáticos, cada grupo terá de fazer uma pequena pesquisa sobre um
povo indígena e realizar uma apresentação informativa. Além destas tarefas
coletivas, cada aluno deverá realizar dois exercícios individuais. O primeiro
será um comentário crítico (3 a 5 páginas) sobre o filme a ser exibido no dia
5/10, a ser entregue na semana seguinte. O segundo exercício (prazo 30 de novembro)
contempla o resumo crítico (máximo 5 páginas) do livro abordado no primeiro
seminário. A avaliação final será composta pelas notas dos dois exercícios e do
desempenho individual nos seminários, contemplando ainda a participação geral
nas aulas. Finalmente, cabe lembrar que, pelas regras da universidade, uma freqüência mínima de
75% é exigida para a aprovação, independentemente da nota
alcançada. Cópias das leituras obrigatórias estarão disponíveis no xerox da
Biblioteca do IFCH e, quando indicado, na página da disciplina no site do
professor, Os Índios na História do
Brasil:
www.ifch.unicamp.br/ihb.
PROGRAMA
(sujeito à atualizações)
03/08
Índios no Brasil, Hoje: Temas e Problemas
10/08 A Imagem dos Índios – Uma Apresentação Visual
17/08 Uma (Breve) História da Etnologia Indígena no
Brasil
Leituras: Marta Rosa Amoroso, “Nimuendaju às Voltas com
a História”, Revista de Antropologia,
44:2, 2001, pp. 173-186 (abrir
arquivo pdf); João Pacheco de Oliveira, “Fazendo Etnologia com os Caboclos
do Quirino: Curt Nimuendaju e a História Ticuna”, in J.P. Oliveira, Ensaios em Antropologia Histórica, Rio
de Janeiro: Ed. UFRJ, 1999, pp. 60-96; Florestan Fernandes, “Tendências
Teóricas da Moderna Investigação Etnológica no Brasil”, in F. Fernandes, Investigação Etnológica no Brasil e Outros
Ensaios, Petrópolis: Vozes, 1975, pp. 119-190..
24/08 Cultura e Natureza
Leituras: Eduardo Viveiros de Castro,
“Perspectivismo e Multinaturalismo na América Indígena”, in E. Viveiros de
Castro, A Inconstância da Alma Selvagem,
São Paulo: Cosac & Naify, 2002, pp. 347-399; Philippe Descola, “Estrutura
ou Sentimento: A Relação com o Animal na Amazônia”, Mana, 4:1, 1998, pp. 23-45 (abrir arquivo
pdf); Tânia Stolze Lima, “Para uma Teoria Etnográfica da Distinção Natureza
e Cultura na Cosmologia Juruna”, Revista
Brasileira de Ciências Sociais, 14, no. 40, 1999, pp. 43-52 (abrir
arquivo pdf).
31/08 Sociedade e Socialidade
Leituras: Joanna Overing, “Elogio do Cotidiano: A
Confiança e a Arte da Vida Social em uma Comunidade Amazônica”, Mana, 5:1, 1999, pp. 81-107 (abrir
arquivo pdf); Eduardo Viveiros de Castro, “O Conceito de Sociedade em
Antropologia”, in E. Viveiros de Castro, A
Inconstância da Alma Selvagem, São Paulo: Cosac & Naify, 2002, pp.
295-316.
07/09 Feriado
Nacional (não haverá aula)
14/09 Xamanismo,
entre o Cosmos e a Terra
Leituras: Manuela Carneiro da Cunha, “Pontos de Vista
sobre a Floresta Amazônica: Xamanismo e Tradução”, Mana, 4:1, 1998, pp. 7-22 (abrir arquivo
pdf); Robin M. Wright, “Os Guardiões do Cosmos: Pajés e Profetas entre os
Baniwa”, in E. J. Langdon, org., Xamanismo
no Brasil: Novas Perspectivas, Florianópolis: Ed. UFSC, 1996, pp. 75-115;
Aparecida Vilaça, “O Que Significa Tornar-se Outro? Xamanismo e Contato
Interétnico na Amazônia”, Revista
Brasileira de Ciências Sociais, 15, no. 44, 2000, pp. 56-72 (abrir arquivo
pdf); Sérgio Baptista da Silva, “Dualismo e Cosmologia Kaingang: O Xamã e o
Domínio da Floresta”, Horizontes
Antropológicos, 8, no. 18, 2002, pp.
189-209 (abrir
arquivo pdf).
21/09 O Universo Mitológico
Leituras: Claude Lévi-Strauss, O Cru e o Cozido – Mitológicas I, São Paulo: Cosac & Naify,
2004, seleções; Roque de Laraia Barros, “Claude Lévi-Strauss, Quatro Décadas
Depois: As Mitológicas,” Revista
Brasileira de Ciências Sociais, 21, no. 60, 2006, pp. 167-169 (abrir
arquivo pdf); Manuela Carneiro da Cunha, “Lógica do Mito e da Ação: O
Movimento Messiânico Canela de 1963”, in M. C. Cunha, Antropologia do Brasil: Mito, História, Etnicidade, São Paulo:
Brasiliense, 1986, pp. 13-52.
Seminário de Livro: Tânia Stolze Lima, Um Peixe Olhou para Mim: O Povo Yudjá e a
Perspectiva, São Paulo: Editora Unesp, 2005.
Seminário Temático: Grupo I
28/09 História e
Etnologia
Leituras: Carlos Fausto, “Se Deus Fosse
um Jaguar: Canibalismo e Cristianismo entre os Guarani (séculos XVI-XX)”, Mana, 11:2, 2005, pp. 385-418 (abrir arquivo
pdf); Manuela Carneiro da Cunha e Eduardo Viveiros de Castro, “Vingança e
Temporalidade: Os Tupinambá”, Journal de
la Société des Américanistes, 71, 1985, pp. 191-208; Terence Turner, “De
Cosmologia a História: Resistência, Adaptação e Consciência Social entre os Kayapó”,
in E. Viveiros de Castro e M. Carneiro da Cunha, orgs., Amazônia: Etnologia e História Indígena, São Paulo: NHII, 1993, pp.
43-66.
Seminário de Livro: Carlos Fausto, Inimigos Fiéis: História, Guerra e Xamanismo
na Amazônia, São Paulo: Edusp, 2001.
Seminário Temático: Grupo II
05/10 FILME: Brava Gente Brasileira
12/10
Feriado Nacional (não haverá aula)
19/10
Cosmologias do Contato
Leituras: Alcida Ramos e Bruce Albert,
orgs., Pacificando o Branco: Cosmologias
do Contato no Norte-Amazônico, São Paulo: Editora Unesp, 2000, capítulos de
Dominique Buchillet, Lúcia Hussak van Velthem e Márnio Teixeira Pinto;
Aristóteles Barcelos Neto, “‘Doença de Índio’: O Princípio Patogênico da
Alteridade e os Modos de Transformação em uma Cosmologia Amazônica”, Campos, 7:1, 2006, pp. 9-34 (abrir
arquivo pdf).
Seminário de Livro: Aparecida Vilaça, Quem Somos Nós? Os Wari’ Encontram os
Brancos, Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2006.
Seminário Temático: Grupo III
26/10
Etnicidade, Identidade e Etnogênese
Leituras: Henyo Barreto Filho, “Invenção
ou Renascimento?: Gênese de uma Sociedade Indígena Contemporânea no Nordeste”,
in J. P. Oliveira, org., A Viagem de
Volta, 2ª ed., Rio de Janeiro: Contracapa, 2004, pp. 93-137; João Pacheco
de Oliveira, “Uma Etnologia dos ‘Índios Misturados’? Situação colonial,
territorialização e fluxos culturais”, Mana,
4:1, 1998, pp. 47-77 (abrir arquivo pdf).
Seminário de
Livro: Jonathan Warren, Racial Revolutions: Antiracism and Indian
Resurgence in Brazil,
Seminário Temático: Grupo IV
02/11 Feriado Nacional (não haverá aula)
09/11 Movimento
Indígena
Leituras: a definir.
Seminário de Livro: Txai Terri Valle de Aquino e
Marcelo Piedrafita Iglesias, Kaxinawá do
Rio Jordão: História, Território, Economia e Desenvolvimento Sustentado,
Rio Branco: Comissão Pró-Índio do Acre, 1992.
Seminário Temático: Grupo V
16/11 Saberes Indígenas
Leituras: Manuela Carneiro da Cunha e
Mauro Barbosa de Almeida, orgs., Enciclopédia
da Floresta. O Alto Juruá: Práticas e Conhecimentos das Populações, São
Paulo: Companhia das Letras, 2002, seleção; Regina Maria Erthal, “Museus Indígenas:
Articuladores Locais de ‘Tradições e Projetos Políticos’”, in P. Sampaio e R.
Erthal, orgs., Rastros da Memória:
Histórias e Trajetórias das Populações Indígenas na Amazônia, Manaus: EDUA,
2006, pp. 218-236.
Seminário de Livro: Rodrigo Grünewald, Os Índios do Descobrimento: Tradição e
Turismo, Rio de Janeiro: Contra Capa, 2001.
Seminário Temático: Grupo VI
23/11
Educação Indígena
Leituras: Luís Donisete Benzi Grupioni,
org., Formação de Professores Indígenas:
Repensando Trajetórias, Brasília: Ministério da Educação, 2006, seleções; Clarice Cohn, “A Experiência da
Infância e o Aprendizado entre os Xikrin”, in A. Lopes da Silva et alii, orgs.,
Crianças Indígenas: Ensaios
Antropológicos, São Paulo: Global/MARI, 2001, pp. 117-149; Paulo Humberto
Porto Borges, “Uma Visão Indígena da História”, Cadernos CEDES, 19, no. 49, 1999, pp. 92-106 (abrir arquivo
pdf).
Seminário de Livro: Antonella Tassinari, No Bom da Festa: O Processo de Construção
Cultural das Famílias Karipuna do Amapá, São Paulo: Edusp, 2002.
Seminário Temático: Grupo VII
30/11
Índios no Estado de São Paulo: História, Cultura e Política
Leitura: John Monteiro, “Dos Campos de Piratininga ao
Morro da Saudade: A Presença Indígena na História de São Paulo”, in P. Porta,
org., História da Cidade de São Paulo,
São Paulo: Paz e Terra, 2004, vol. 1, pp. 21-67; Mariana Kawall Leal Ferreira,
“Divina Abundância: Fome, Miséria e a Terra-Sem-Mal das Crianças Guarani”, in
A. Lopes da Silva et alii, orgs., Crianças
Indígenas: Ensaios Antropológicos, São Paulo: Global/MARI, 2001, pp.
150-167; Maria Inês Ladeira, “Mbya Tekoa: O Nosso Lugar”, São Paulo em Perspectiva, 3(4), 1989, pp. 56-61 (abrir arquivo
pdf).
Seminário de Livro: Rubem Fernandes de Almeida, Do Desenvolvimento Comunitário à Mobilização
Política: O Projeto Kaiowa-Ñandeva como Experiência Antropológica, Rio de
Janeiro: Contra Capa, 2001.
Seminário Temático: Grupo VIII