Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

Graduação em Ciências Sociais

 

 

HZ868

Sociedades Indígenas no Brasil Contemporâneo

Etnologia, Etnohistória, Etnopolítica

 

2º Semestre — 2006

Quintas-Feiras, 19hs

Sala IH05

Professor John M. Monteiro

 

 

Apresentação

Apesar de representar, em termos das estatísticas populacionais, uma parcela residual da população brasileira, as sociedades indígenas respondem por uma grande parte da diversidade cultural e lingüística presente no país. No contexto dos estudos antropológicos, a etnologia indígena também ocupa um lugar de destaque, oferecendo não apenas informações e perspectivas sobre povos relativamente pouco estudados como também questões e abordagens que são relevantes para outras áreas de estudo. Esta disciplina oferece uma visão ampla de temas e problemas abordados nos estudos sobre as sociedades indígenas no Brasil, com ênfase na etnologia, na história indígena e na etnopolítica.

Requisitos e Avaliação

O curso está estruturado em torno de aulas teóricas, da discussão de leituras e da apresentação de seminários. Desde o início, os alunos deverão compor grupos de três pessoas para a preparação dos seminários. Os seminários serão de dois tipos: apresentação de livros e seminários temáticos. Nos seminários de livro, cada grupo apresentará o autor e o conteúdo em meia hora no máximo. Nos seminários temáticos, cada grupo terá de fazer uma pequena pesquisa sobre um povo indígena e realizar uma apresentação informativa. Além destas tarefas coletivas, cada aluno deverá realizar dois exercícios individuais. O primeiro será um comentário crítico (3 a 5 páginas) sobre o filme a ser exibido no dia 5/10, a ser entregue na semana seguinte. O segundo exercício (prazo 30 de novembro) contempla o resumo crítico (máximo 5 páginas) do livro abordado no primeiro seminário. A avaliação final será composta pelas notas dos dois exercícios e do desempenho individual nos seminários, contemplando ainda a participação geral nas aulas. Finalmente, cabe lembrar que, pelas regras da universidade, uma freqüência mínima de 75% é exigida para a aprovação, independentemente da nota alcançada. Cópias das leituras obrigatórias estarão disponíveis no xerox da Biblioteca do IFCH e, quando indicado, na página da disciplina no site do professor, Os Índios na História do Brasil:

www.ifch.unicamp.br/ihb.

 

PROGRAMA (sujeito à atualizações)

03/08 Índios no Brasil, Hoje: Temas e Problemas

10/08 A Imagem dos Índios – Uma Apresentação Visual

17/08 Uma (Breve) História da Etnologia Indígena no Brasil

Leituras: Marta Rosa Amoroso, “Nimuendaju às Voltas com a História”, Revista de Antropologia, 44:2, 2001, pp. 173-186 (abrir arquivo pdf); João Pacheco de Oliveira, “Fazendo Etnologia com os Caboclos do Quirino: Curt Nimuendaju e a História Ticuna”, in J.P. Oliveira, Ensaios em Antropologia Histórica, Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1999, pp. 60-96; Florestan Fernandes, “Tendências Teóricas da Moderna Investigação Etnológica no Brasil”, in F. Fernandes, Investigação Etnológica no Brasil e Outros Ensaios, Petrópolis: Vozes, 1975, pp. 119-190..

24/08 Cultura e Natureza

Leituras: Eduardo Viveiros de Castro, “Perspectivismo e Multinaturalismo na América Indígena”, in E. Viveiros de Castro, A Inconstância da Alma Selvagem, São Paulo: Cosac & Naify, 2002, pp. 347-399; Philippe Descola, “Estrutura ou Sentimento: A Relação com o Animal na Amazônia”, Mana, 4:1, 1998, pp. 23-45 (abrir arquivo pdf); Tânia Stolze Lima, “Para uma Teoria Etnográfica da Distinção Natureza e Cultura na Cosmologia Juruna”, Revista Brasileira de Ciências Sociais, 14, no. 40, 1999, pp. 43-52 (abrir arquivo pdf).

31/08 Sociedade e Socialidade

Leituras: Joanna Overing, “Elogio do Cotidiano: A Confiança e a Arte da Vida Social em uma Comunidade Amazônica”, Mana, 5:1, 1999, pp. 81-107 (abrir arquivo pdf); Eduardo Viveiros de Castro, “O Conceito de Sociedade em Antropologia”, in E. Viveiros de Castro, A Inconstância da Alma Selvagem, São Paulo: Cosac & Naify, 2002, pp. 295-316.

07/09 Feriado Nacional (não haverá aula)

14/09 Xamanismo, entre o Cosmos e a Terra

Leituras: Manuela Carneiro da Cunha, “Pontos de Vista sobre a Floresta Amazônica: Xamanismo e Tradução”, Mana, 4:1, 1998, pp. 7-22 (abrir arquivo pdf); Robin M. Wright, “Os Guardiões do Cosmos: Pajés e Profetas entre os Baniwa”, in E. J. Langdon, org., Xamanismo no Brasil: Novas Perspectivas, Florianópolis: Ed. UFSC, 1996, pp. 75-115; Aparecida Vilaça, “O Que Significa Tornar-se Outro? Xamanismo e Contato Interétnico na Amazônia”, Revista Brasileira de Ciências Sociais, 15, no. 44, 2000, pp. 56-72 (abrir arquivo pdf); Sérgio Baptista da Silva, “Dualismo e Cosmologia Kaingang: O Xamã e o Domínio da Floresta”, Horizontes Antropológicos, 8, no. 18,  2002, pp. 189-209 (abrir arquivo pdf).

21/09 O Universo Mitológico

Leituras: Claude Lévi-Strauss, O Cru e o Cozido – Mitológicas I, São Paulo: Cosac & Naify, 2004, seleções; Roque de Laraia Barros, “Claude Lévi-Strauss, Quatro Décadas Depois: As Mitológicas,” Revista Brasileira de Ciências Sociais, 21, no. 60, 2006, pp.  167-169 (abrir arquivo pdf); Manuela Carneiro da Cunha, “Lógica do Mito e da Ação: O Movimento Messiânico Canela de 1963”, in M. C. Cunha, Antropologia do Brasil: Mito, História, Etnicidade, São Paulo: Brasiliense, 1986, pp. 13-52.

Seminário de Livro: Tânia Stolze Lima, Um Peixe Olhou para Mim: O Povo Yudjá e a Perspectiva, São Paulo: Editora Unesp, 2005.

Seminário Temático: Grupo I

28/09 História e Etnologia

Leituras: Carlos Fausto, “Se Deus Fosse um Jaguar: Canibalismo e Cristianismo entre os Guarani (séculos XVI-XX)”, Mana, 11:2, 2005, pp. 385-418 (abrir arquivo pdf); Manuela Carneiro da Cunha e Eduardo Viveiros de Castro, “Vingança e Temporalidade: Os Tupinambá”, Journal de la Société des Américanistes, 71, 1985, pp. 191-208; Terence Turner, “De Cosmologia a História: Resistência, Adaptação e Consciência Social entre os Kayapó”, in E. Viveiros de Castro e M. Carneiro da Cunha, orgs., Amazônia: Etnologia e História Indígena, São Paulo: NHII, 1993, pp. 43-66.

Seminário de Livro: Carlos Fausto, Inimigos Fiéis: História, Guerra e Xamanismo na Amazônia, São Paulo: Edusp, 2001.

Seminário Temático: Grupo II

05/10 FILME: Brava Gente Brasileira

12/10 Feriado Nacional (não haverá aula)

19/10 Cosmologias do Contato

Leituras: Alcida Ramos e Bruce Albert, orgs., Pacificando o Branco: Cosmologias do Contato no Norte-Amazônico, São Paulo: Editora Unesp, 2000, capítulos de Dominique Buchillet, Lúcia Hussak van Velthem e Márnio Teixeira Pinto; Aristóteles Barcelos Neto, “‘Doença de Índio’: O Princípio Patogênico da Alteridade e os Modos de Transformação em uma Cosmologia Amazônica”, Campos, 7:1, 2006, pp. 9-34 (abrir arquivo pdf).

Seminário de Livro: Aparecida Vilaça, Quem Somos Nós? Os Wari’ Encontram os Brancos, Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2006.

Seminário Temático: Grupo III

26/10 Etnicidade, Identidade e Etnogênese

Leituras: Henyo Barreto Filho, “Invenção ou Renascimento?: Gênese de uma Sociedade Indígena Contemporânea no Nordeste”, in J. P. Oliveira, org., A Viagem de Volta, 2ª ed., Rio de Janeiro: Contracapa, 2004, pp. 93-137; João Pacheco de Oliveira, “Uma Etnologia dos ‘Índios Misturados’? Situação colonial, territorialização e fluxos culturais”, Mana, 4:1, 1998, pp. 47-77 (abrir arquivo pdf).

Seminário de Livro: Jonathan Warren, Racial Revolutions: Antiracism and Indian Resurgence in Brazil, Durham: Duke University Press, 2001.

Seminário Temático: Grupo IV

02/11 Feriado Nacional (não haverá aula)

09/11 Movimento Indígena

Leituras: a definir.

Seminário de Livro: Txai Terri Valle de Aquino e Marcelo Piedrafita Iglesias, Kaxinawá do Rio Jordão: História, Território, Economia e Desenvolvimento Sustentado, Rio Branco: Comissão Pró-Índio do Acre, 1992.

Seminário Temático: Grupo V

16/11 Saberes Indígenas

Leituras: Manuela Carneiro da Cunha e Mauro Barbosa de Almeida, orgs., Enciclopédia da Floresta. O Alto Juruá: Práticas e Conhecimentos das Populações, São Paulo: Companhia das Letras, 2002, seleção; Regina Maria Erthal, “Museus Indígenas: Articuladores Locais de ‘Tradições e Projetos Políticos’”, in P. Sampaio e R. Erthal, orgs., Rastros da Memória: Histórias e Trajetórias das Populações Indígenas na Amazônia, Manaus: EDUA, 2006, pp. 218-236.

Seminário de Livro: Rodrigo Grünewald, Os Índios do Descobrimento: Tradição e Turismo, Rio de Janeiro: Contra Capa, 2001.

Seminário Temático: Grupo VI

23/11 Educação Indígena

Leituras: Luís Donisete Benzi Grupioni, org., Formação de Professores Indígenas: Repensando Trajetórias, Brasília: Ministério da Educação, 2006, seleções; Clarice Cohn, “A Experiência da Infância e o Aprendizado entre os Xikrin”, in A. Lopes da Silva et alii, orgs., Crianças Indígenas: Ensaios Antropológicos, São Paulo: Global/MARI, 2001, pp. 117-149; Paulo Humberto Porto Borges, “Uma Visão Indígena da História”, Cadernos CEDES, 19, no. 49, 1999, pp. 92-106 (abrir arquivo pdf).

Seminário de Livro: Antonella Tassinari, No Bom da Festa: O Processo de Construção Cultural das Famílias Karipuna do Amapá, São Paulo: Edusp, 2002.

Seminário Temático: Grupo VII

30/11 Índios no Estado de São Paulo: História, Cultura e Política

Leitura: John Monteiro, “Dos Campos de Piratininga ao Morro da Saudade: A Presença Indígena na História de São Paulo”, in P. Porta, org., História da Cidade de São Paulo, São Paulo: Paz e Terra, 2004, vol. 1, pp. 21-67; Mariana Kawall Leal Ferreira, “Divina Abundância: Fome, Miséria e a Terra-Sem-Mal das Crianças Guarani”, in A. Lopes da Silva et alii, orgs., Crianças Indígenas: Ensaios Antropológicos, São Paulo: Global/MARI, 2001, pp. 150-167; Maria Inês Ladeira, “Mbya Tekoa: O Nosso Lugar”, São Paulo em Perspectiva, 3(4), 1989, pp. 56-61 (abrir arquivo pdf).

Seminário de Livro: Rubem Fernandes de Almeida, Do Desenvolvimento Comunitário à Mobilização Política: O Projeto Kaiowa-Ñandeva como Experiência Antropológica, Rio de Janeiro: Contra Capa, 2001.

Seminário Temático: Grupo VIII