Projetos de Pesquisa

1 - O abastecimento militar romano durante o Principado

Linha de Pesquisa: Estudo das Tradições Clássicas

O estudo da Antigüidade tem se desenvolvido, nos últimos anos, de forma crescentemente interdisciplinar e especializada em áreas de pesquisa. Um dos aspectos centrais da vida social no mundo antigo consiste na experiência central da vida militar. No mundo romano, a partir do período imperial, o exército possui uma importância primordial na vida política, mas também social e econômica. Os estudos a respeito do abastecimento militar desenvolveram-se, de forma exponencial, nas última duas décadas, em particular com a articulação de estudos da cultura material, da tradição textual e da epigrafia. O abastecimento militar balizava todo o sistema de distribuição econômica no Império Romano e seu estudo tem permitido tratar de diversos conceitos e interpretações, dos modelos de interpretação econômicos, àqueles culturais e sociais. Cooperam no desenvolvimento do projeto pesquisadores com larga experiência na área, com livros publicados sobre o tema em diversos países, em particular, na Espanha, Alemanha e Inglaterra, assim como numerosos artigos. O projeto insere-se, ainda, em um quadro de cooperação internacional, articulado com centros e investigadores estrangeiros que se dedicam à área e com grande experiência acadêmica, em particular nas Universidades de Barcelona e Operta de Catalunya. Professor coordenador: Paulo Abrei Funari.

2 - Obras de Arte em Coleções Brasileiras

Linha de Pesquisa: Estudo das Tradições Clássicas

Estudos monográficos sobre temas de obras de arte pertencentes a Coleções Brasileiras públicas e privadas. Professor coordenador: Luiz César Marques Filho.

3 - A Batalha de Avaí de Pedro Américo.

Linha de Pesquisa: Questões de Arte Moderna e Contemporânea

Professor coordenador: Jorge Sidney Coli Junior. Financiamento: CNPq

4 - A Cantaria, sua história e o ambiente de trabalho em Minas Gerais no Século XVIII.

Linha de Pesquisa: Questões de Arte Moderna e Contemporânea

Professor coordenador: Marcos Tognon. Financiamento PIBIC/CNPq

5 - Arte e Arquiteturas de Vanguarda.

Linha de Pesquisa: Questões de Arte Moderna e Contemporânea

Estudo das principais manifestações das vanguardas artísticas na Europa e no Brasil, com particular atenção à atividade de críticos e agentes engajados, assim como as instituições promotoras, como as Bienais de Arte e de Arquitetura em Veneza e no Brasil. Professor coordenador: Nelson Alfredo Aguilar.

6 - Estudo do Patrimônio Arquitetural Brasileiro.

Linha de Pesquisa: Questões de Arte Moderna e Contemporânea

Estudos dos principais artistas, instituições e meios de difusão da arte no Século XIX e suas relações com a produção cultural da Europa e do Brasil. Professor coordenador: Jorge Sidney Coli Junior.

7 - História cultural e história da arquitetura: a recepção da arquitetura contemporânera e suas aplicações.

Linha de Pesquisa: Questões de Arte Moderna e Contemporânea

Professor coordenador: Jorge Sidney Coli Junior. Financiamento: CNPq

8 - História das Técnicas Construtivas no Brasil Colonial.

Linha de Pesquisa: Questões de Arte Moderna e Contemporânea

O objetivo da pesquisa é compor um amplo e complexo quadro de estudos sobre as técnicas construtivas empregadas no Brasil durante os séculos XVIII-XIX, com especial atenção á caracterização técnica dos procedimentos, materiais e respectivos sistemas construtivos. Professor coordenador: Marcos Tognon.

9 - O consumo de bebidas estimulantes e seus rituais: aguardentes, licores e chocolate (um estudo de história da alimentação na América portuguesa) séculos XVI-XIX.

Linha de Pesquisa: Sociabilidade e Cultura na América Luso-Espanhola

O projeto visa dar continuidade a uma pesquisa mais ampla sobre a Alimentação e as práticas culinárias na América Portuguesa (séculos XVI-XIX) que compreende três segmentos: a doçaria, os temperos e as bebidas. No momento inicia-se a coleta de dados sobre os rituais de consumo das bebidas estimulantes fabricadas à base de produtos coloniais (aguardente, licores de frutas e chocolate). O objetivo fundamental é compreender a influência desses bens de consumo na vida cotidiana dos colonos, bem como as relações que estabeleceram com esses. Interessa ainda recuperar as técnicas e os utensílios de sua fabricação. Um dos objetivos da pesquisa é a constituição de um banco de imagens relativas à alimentação no Brasil colonial, o qual deve contemplar: os produtos, as formas de consumo e os artefatos de mesa e cozinha. Professora coordenadoa: Leila Mezan Algranti. Financiamento: CNPq

10 - Dimensões do Império Português: investigação sobre as estruturas e dinâmicas do Antigo Sistema Colonial

Linha de Pesquisa: Sociabilidade e Cultura na América Luso-Espanhola

Investigação sobre as estruturas e dinâmicas do Antigo Sistema Colonial, cujo objetivo é desenvolver um conjunto variado de atividades de pesquisa no âmbito da problemática do Império português, com destaque para a região Atlântica, desde seus primórdios, com a circunavegação da África no século XV, até o primeiro quartel do século XIX, com o estabelecimento do Império Luso-brasileiro no Rio de Janeiro, tendo em vista temáticas de história socio-econômica e político-cultural. Projeto Temático Fapesp (USP/Unicamp/ Cebrap) sediado na Cátedra Jaime Cortesão USP. Professora coordenadora: Leila Mezan Algranti. Financiamento: FAPESP

11 - História das Famílias Ocupacionais

Linha de Pesquisa: Sociabilidade e Cultura na América Luso-Espanhola

Projeto de pesquisa desenvolvido a partir da Classificação Brasileira de Ocupação (CBO 2002). Projeto ligado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Ministério do Trabalho e Emprego. Professor coordenador: Paulo Celso Miceli.

12 - Narrativa Cívica e Sacra na Colônia

Linha de Pesquisa: Sociabilidade e Cultura na América Luso-Espanhola

O projeto aproxima a hermenêutica da crônica com a constituição de textos patrióticos e cívicos em geral. Professor coordenador: Leandro Karnal.

13 - Arqueologia dos Campos de concentração latino-americanos

Linha de Pesquisa: Gênero, Identidades e Cultura Material

Estudo arqueológico dos dispositivos repressivos desenvolvidos pelos governos militares das décadas 1960/1970/1980. Professor coordenador: Pedro Paulo Abrei Funari.

14 - Genero, Sexualidade e Subjetividade na Antiguidade e na (Pós) Modernidade: pesquisa em História Comparada

Linha de Pesquisa: Gênero, Identidades e Cultura Material

Professora coordenadora: Luzia Margareth Rago.

15 - Arquoelogia Pública

Linha de Pesquisa: Gênero, Identidades e Cultura Material

Atividades em Arqueologia Pública em diversos locais no Brasil, como Angra dos Reis, Peixe (Tocantins), entre outros. Este projeto vai ao encontro da crescente preocupação, no cenário internacional e brasileiro, com os aspectos públicos da Arqueologia, entendidos como as questões de planejamento econômico, ações sociais e políticas envolvidas na área da disciplina. Desde a fundação da WAC (World Archaelogical Congress), em 1986, a Arqueologia tem tratado do relacionamento entre a pesquisa e manejo de bens culturais e os grupos sociais interessados. No contexto brasileiro, o crescimento vertiginoso da pesquisa arqueológica ligada à legislação de preservação patrimonial deriva de democratização do país e da adoção de políticas públicas voltadas para a participação da cidadania na gestão social do patrimônio, em geral, e arqueológico, em particular. TÓPICOS: 1. Arqueologia pública e responsabilidade social: princípios e conceituação (descrição incompleta; campo limitado). Professor coordenador: Pedro Paulo Abrei Funari. Financiamento: Unicamp

16 - História e Cultura Material

Linha de Pesquisa: Gênero, Identidades e Cultura Material

O projeto pesquisa a história e a cultura material no período histórico da Antiguidade Clássica e do mundo moderno. Professor coordenador: Pedro Paulo Abrei Funari. Financiamento: CNPq, Capes

17 - História, Memória e Gênero na Revolução Espanhola: Luce Fabbri e as "mujeres libres"

 

Linha de Pesquisa: Gênero, Identidades e Cultura Material

Trata-se de um projeto que busca conhecer a atuação anarquistas na revolução Espanhola, entre 1936-39 que se alinharam no Grupo Mujeres Livres. Visa-se ainda perceber como vivenciaram em períodos posteriores a memória dessa experiência, seja ao tentar reconstituir o grupo nos anos 60/70, seja apartir da preservação pelo trabalho da memória nas décadas seguintes. Professora coordenadora: Luzia Margareth Rago.

18 - Memórias, Subjetividades e Militância Política: os usos do passado pelas "Mujeres Libres"

Linha de Pesquisa: Gênero, Identidades e Cultura Material

Trata-se de um estudo sobre a experiência de constituição de subjetividades libertárias, realizada pelo Grupo Mujeres Libres, durante a Revolução Espanhola, entre 1936-1939. Tendo como referência Michel Foucault e algumas teóricas feministas, como Rosi Braidotti e Judith Butler, pergunto como o anarquismo foi capaz de inventar eticamente, naquele contexto revolucionário. . Professora coordenadora: Luzia Margareth Rago. Financiamento: CNPq

19 - Domínios hagrográficos da tradição amariana. A ¨Vida de Santo Amaro¨ durante a Idade Média

Linha de Pesquisa: Narrativas e Representações

Estudo da ¨Vida de Santo Amaro¨ com o objetivo de estabelecer dotação e correlação entre a política real portuguesa e o Mosteiro de Alcobaça. Professora coordenadora: Néri de Barros Almeida.

20 - Histórias das Religiões no Brasil

Linha de Pesquisa: Narrativas e Representações

Conjunto de pesquisas sobre as diversas manifestações religiosas no Brasil, com o objetivo de avaliar historicamente as diversas instituições envolvidas e seus aspectos sócio-culturais. Professora coordenadora: Eliane Moura da Silva.

21 - As crônicas de Machado de Assis: história e literatura na imprensa do Brasil oitocentista

Linha de pesquisa: História Social da Cultura

Esta proposta de pesquisa visa possibilitar a edição de séries completas de crônicas de Machado de Assis. O trabalho consistirá na coleta e transcrição dos textos, elaboração de notas explicativas e de uma introdução analítica para cada série de crônicas coletada. Embora sejam as crônicas de Machado uma fonte de valor inestimável para conhecermos as suas visões sobre a sociedade imperial, bem como as suas formas de intervenção em diferentes momentos da discussão pública, ainda não dispomos de edições corretas, completas e anotadas da grande maioria de suas séries cronísticas. As principais "obras completas" de Machado de Assis compiladas até hoje apresentam problemas importantes quanto às crônicas: os volumes da W. M. Jackson Editores, publicados entre 1937 e 1950, contém lacunas e muitos erros de fixação dos textos; os da Editora Nova Aguilar, ainda disponíveis no mercado, trazem apenas uma seleção das crônicas para a maioria das séries. Ademais, tais edições não incluem notas que identifiquem personagens, acontecimentos e demais referências culturais presentes nas crônicas, tornando difícil a sua compreensão para a maior parte dos leitores do século XXI. A equipe responsável pelo projeto trabalhará coletivamente no sentido de discutir e formatar roteiros para os estudos introdutórios das séries e critérios para a elaboração das notas e estabelecimento dos textos. Além disso, através de seminários realizados periodicamente, cada membro da equipe participará com críticas e sugestões da elaboração do trabalho dos demais participantes. O trabalho de pesquisa consistirá, de início, na leitura do periódico em que apareceram as crônicas, visando recolhê-las, fixar os textos e destacar as passagens que mereçam notas explicativas, geralmente referentes a personagens e eventos relevantes para a compreensão do texto. Um segundo movimento será a leitura de outros periódicos do período, citados ou referidos nos textos de Machado de Assis ou em outras colunas da própria Gazeta. Financiamento: CNPq

22 - Trabalhadores no Brasil: Identidades, Direitos e Política (Séculos XVII a XX)

Linha de pesquisa: História Social da Cultura

Este projeto pretende investigar o modo como os trabalhadores (escravos ou livres, nacionais ou imigrantes, homens ou mulheres, brancos, negros ou índios) conferiram significados políticos a diferentes aspectos de seu cotidiano, seja no local de trabalho ou nos espaços de sociabilidade e lazer, no desenrolar de conflitos com senhores, patrões ou autoridades públicas. Seu objetivo é examinar processos históricos nos quais os trabalhadores se constituíram como sujeitos políticos e como tal foram reconhecidos. Ao adotar o procedimento de realizar pesquisas sobre objetos circunscritos, mas orientadas por questões mais gerais, o projeto visa discutir aspectos da história do trabalho no Brasil desde o século XVII até o século XX. Busca, com isso, não apenas contribuir para o aprofundamento de temáticas particulares (movimentos de reivindicação, formas de associação e participação política, manifestações culturais dos trabalhadores), mas também para ampliar campos de investigação que, mais recentemente, vêm se renovando, como a história social das práticas jurídicas e legais. As pesquisas privilegiam dois grandes eixos de investigação. Primeiro, trata-se de perceber como se configuraram, expressaram e transformaram as diversas identidades dos trabalhadores em sua atuação na esfera pública. O intuito é examinar a conformação de tradições, costumes e identidades compartilhadas que serviram de base para suas ações e para a formação de grupos e associações (religiosas, recreativas, de apoio mútuo, sindicais, etc). Focalizam-se assim as múltiplas formas de atuação dos trabalhadores, tanto em situações nas quais eles se definiam prioritariamente pelas relações de trabalho, quanto em contextos nos quais extrapolavam os espaços institucionalizados e engendravam diferentes identidades sociais. Segundo, busca-se ver como esta dimensão cultural (em diferentes situações e contextos históricos) fundamentou a reivindicação de direitos, e como tais demandas repercutiram na esfera pública. Professora coordenadora: Silvia Hunold Lara. Financiamento: FAPESP

23 - Processos de Construção de Identidades Subalternas nas Sociedades Coloniais.

Professor coordenador: Robert Wayne Andrew Slenes. Financiamento: CAPES/COFECUB.

24 - Democracia do corpo: as prostitutas e suas redes de sociabilidade em São Paulo entre 1890 e 1910

Linha de pesquisa: História Social da Cultura

Professora coordenadora: Silvia Hunold Lara.

25 - Escravidão e Transculturação: identidades Escravas, representações Européias (Brasil Sudeste, Século XIX)

Linha de pesquisa: História Social da Cultura

Professor coordenador: Robert Wayne Andrew Slenes. Financiamento: CNPq

26 - Etnocídio, Etnogênese e Etnohistória: as populações indigenas da América Portuguesa

Linha de pesquisa: História Social da Cultura

O que se pretende com este projeto é realizar um balanço, na forma de um livro, da história das populações indígenas que de uma maneira ou outra foram profundamente afetadas pela presença portuguesa na América. Se is notáveis avanços nos estudos de demografia histórica têm estabelecido parâmetros para se dimensionar o dramático impacto do declínio das populações indígenas após o contato, vários estudiosos vêm se dedicando à tarefa de desvendar os processos de recuperação e rearranjo das populações e das unidades políticas indígenas no interior do contexto colonial. Esta articulação entre a destruição e a reconstituição de populações indigenas é uma dimensão praticamente ignorada na história da América Portuguesa. Neste sentido, o projeto lança mão do jogo entrelaçado envolvendo as noções de etnocídio e etnogênese. ). Professor coordenador: John Manuel Monteiro.

27 - Machado de Assis, cronista. A arte de alinhavar histórias

Linha de pesquisa: História Social da Cultura

Machado de Assis escreveu crônicas de 1859 até o final dos anos 1890. Ainda hoje não temos boas edições da grande maioria desses textos, em número superior a seiscentos, e tão cruciais para conhecer melhor tanto nosso maior escritor quanto a sociedade brasileira do século XIX. Parte do problema deve-se à reputação de efemeridade de tais textos, o fato de que não são escritos para a posteridade, de que uma leitura proveitosa deles depende de familiaridade com circunstâncias e eventos aos quais os cronistas se referem. Diante disso, são dois os objetivos principais desta proposta. Primeiro, participar de um esforço coletivo, sediado no Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (CECULT/UNICAMP), para elaborar edições completas, precisas e anotadas de boa parte desses textos. Tais edições devem incluir notas que identifiquem personagens, acontecimentos e demais referências culturais presentes nas crônicas, além de introduções que formatem problemas gerais de interpretação. Segundo, viabilizar a realização da pesquisa individual necessária à preparação das séries sob minha responsabilidade, "A+B" e "Gazeta de Holanda", ambas publicadas na Gazeta de Notícias, a primeira em setembro e outubro de 1886, a segunda de novembro de 1886 a fevereiro de 1888. Professor coordenador: Sidney Chalhoub. Financiamento: CNPq

28 - Memórias do Jongo: As gravações Históricas de Stanley Stein

Linha de pesquisa: História Social da Cultura

Professora coordenadora: Silvia Hunold Lara.

29 - O Comércio Interno de Escravos no Brasil, 1850-1888

Linha de pesquisa: História Social da Cultura

Estudo dos aspectos demográficos, econômicos e políticos do comércio interno de escravos; avalizção do impacto desse comércio na comunidade cativa e nas relações entre escravos e senhores; análise do mercado de escravos como "palco político" para a definição de expectativas a respeito do futuro da escravidão. Pesquisa Docente. Professor coordenador: Robert Wayne Andrew Slenes.

30 - Palmares em perspectiva: História, Historiografia e Política

Linha de pesquisa: História Social da Cultura

Este projeto de pesquisa toma a história de Palmares como seu ponto de partida e, também, de chegada. Mas pretende bem mais que descrever os eventos palmarinos: colocando-os em perspectiva, procura estabelecer conexões entre temas que foram tratados de forma relativamente separada pela historiografia brasileira. Trata, de um lado, de iluminar a história de Palmares inserindo-a no contexto das polêmicas sobre a legitimidade da escravidão e da liberdade de índios, africanos e seus descendentes nos domínios ultramarinos; bem como naquele das disputas entre os interesses da Coroa, dos órgãos do governo metropolitano e das diversas autoridades coloniais. De outro, procura explorar as relações entre as tradições centro-africanas de governo e as formas de organização dos quilombos. Cruzando questões que se tornaram importantes a partir da produção historiográfica mais recente sobre o antigo regime português, sobre a escravidão indígena e africana na América portuguesa e sobre a presença das culturas centro-africanas neste lado do Atlântico, este projeto objetiva estabelecer um diferencial em relação ao modo como a história de Palmares tem sido até agora abordada pela historiografia. Por isso, ele envolve também uma investigação sobre o significado de Palmares ao longo do tempo, realizando não apenas um balanço da fortuna historiográfica a respeito dos quilombos da Serra da Barriga, mas discutindo também os significados políticos que as referências aos eventos seiscentistas tiveram ao longo do tempo, para historiadores, militantes abolicionistas, operários e para o movimento negro. Com isso espera-se contribuir para que o impacto das lutas escravas possa ser analisado tanto do ponto de vista da importância que teve para os sujeitos históricos que lhes eram contemporâneos, quanto das representações e interpretações que sobre elas foram construídas nos séculos seguintes. Professora coordenadora: Silvia Hunold Lara. Financiamento: CNPq

31 - The terrain of history: the social and cultural geography of nineteenth-century Rio de Janeiro

Linha de pesquisa: História Social da Cultura

Membro do projeto internacional "The terrain of history: the social and cultural geography of nineteenth-century Rio de Janeiro", envolvendo o CECULT/UNICAMP e pesquisadores de Stanford University e brown University (EUA). ) Professor coordenador: Sidney Chalhoub.

32 - Cultura e Identidade: Sociedades de Trabalhadores no Rio de Janeiro (1850-1906)

Linha de pesquisa: História Social do Trabalho

Estudo sobre as formas de organização dos trabalhadores livres urbanos no Brasil da segunda metade do século XIX e os elementos de ruptura e continuidade com relação a essas formas nas sociedades operárias do início do século XX. Professor coordenador: Cláudio Henrique de Moraes Batalha.

33 - Culturas de Classe: identidade e diversidade na Formação do operariado

Linha de pesquisa: História Social do Trabalho

Estudo sobre as formas de organização dos trabalhadores livres urbanos no Brasil da segunda metade do século XIX e os elementos de ruptura e continuidade com relação a essas formas nas sociedades operárias do início do século XX. Professor coordenador: Cláudio Henrique de Moraes Batalha. Financiamento: FAPESP

34 - Direito corporativista de trabalho: uma comparação entre Brasil e Itália.

Linha de pesquisa: História Social do Trabalho

Esta pesquisa busca identificar as origens italianas da Legislação Trabalhista no Brasil e realizar uma comparação entre seus desdobramentos históricos nos dois países. Professor coordenador: Michael McDonald Hall.

35 - Doutrina e Legislação: os bastidores da política dos militares no Brasil (1964-1985)

Linha de pesquisa: História Social do Trabalho

Professor coordenador: Fernando Teixeira da Silva. Financiamento: Unicamp

36 - História das Grandes Imigrações

Linha de pesquisa: História Social do Trabalho

O objetivo principal deste projeto é o de compreender como os imigrantes que vieram ao Brasil participaram da construção da sociedade civil, da cultura, da política e da economia do nosso país. Pretendemos contribuir tanto para o estudo analítico quanto para a definição de novas interpretações críticas do fenômeno, através de discussões importantes como a da identidade étnica. . Professor coordenador: Michael McDonald Hall.

37 - Trabalho, Movimentos Sociais, Política: abordagens comparativas

Linha de pesquisa: História Social do Trabalho

Professor coordenador: Cláudio Henrique de Moraes Batalha. Financiamento: Capes

38 - "Raça" e Nação na África do Sul, África Islâmica, Brasil, Caribe e Indonésia

Linha de pesquisa: História Social da África

Este projeto pretende fazer uma leitura conectada (seguindo a proposta de Sanjay Subrahmanyam) da construção da nação através do trabalho de intelectuais e políticos escrevendo na África do Sul, África Islâmica, Brasil, Caribe e Indonésia na primeira metade do século XX. A ênfase é no trabalho de intelectuais que estão pensando a nação (e a "raça") em ensaios e obras literárias. Na África do Sul, a ênfase será nos trabalhos de Olive Schreiner, Geoffrey Cronjé e Sol Plaatje; no Brasil, na obra de Lima Barreto e Gilberto Freyre; no Caribe, em trabalhos de Aimé Césaire, Kielstra, Lou Lichtveld, Anton de Kom e Cola Debrot; no Senegal, alguns trabalhos de Léopold Cédar Senghor; e na Indonésia, na obra de Ki Hadjar Dewantara e E. du Perron. O objetivo é tentar mostrar como, apesar de estar escrevendo em contextos muito diversos e em línguas diferentes (português, afrikaans, neerlandês, malaio-indonésio, francês, inglês), o pensamento desses autores compartilha um imaginário transnacional que atualiza localmente noções como nação, "raça" e idioma. O projeto está sendo feito em regime de cooperação com Stellenbosch University, na África do Sul. Estamos fazendo um convênio. E também faremos um com Pádua e Université des Antilles et de la Guyane. Professor coordenador Luiz Fernando Ferreira da Rosa Ribeiro.

39 - Estudos sobre o patrimônio cultural de Campinas

Linha de pesquisa: Cultura, Cidade e Patrimônio

Trata-se de um projeto coletivo que pretende promover diversos estudos monográficos sobre o patrimônio cultural da cidade de Campinas, em parceria com setores da prefeitura Municipal. Professora coordenadora: Cristina Meneguello.

40 - Formação do pensamento urbanístico em São Paulo. 1890-1950

Linha de pesquisa: Cultura, Cidade e Patrimônio

O projeto trata do processo de urbanização de São Paulo e de cidades do oeste paulista visto em várias dimensões, e inventiariar o patrimônio industrial do Estado a partir de amplo recorte temporal. Outra dimensão significativa do projeto diz respeito à particular concepção da formação do urbanismo, pensamento e ação, considerando seus começos plurais, seus percursos enrecruzados, o deslizamento de cocneitos entre saberes diferentes, em clara oposição a uma suposta "fundação" original e uma presumida linearidade de trajetória. São estudados os seguintes subtemas: 1. Saberres da Medicina e da Engenharia: o higienismo na configuração urbana da São Paulo Imperial; 2. Do Sanitarismo ao Urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1940; 3. Saberes Urbanos na configuração e re-configuração das cidades formadas com a abertura das zonas pioneiras no Oeste do estado de São Paulo; 4. Patrimônio e Preservção de Bens Arquitetônicos. Professora coordenadora: Maria Stella Martins Bresciani.

41 - Gótico nos trópicos: o negócio no Brasil (1890-1950)

Linha de pesquisa: Cultura, Cidade e Patrimônio

Pesquisa relacionada à produção arquitetônica brasileira, cuja referência estilística são os exemplares neogóticos europeus. Trata-se de uma investigação em nível de Pós-doutoramento. Professora coordenadora Cristina Meneguello.

42 - Habitação e segregação

Linha de pesquisa: Cultura, Cidade e Patrimônio

As cisões econômico-sociais nas cidades brasileiras estão expressas de modo contundente nas diversas soluções para problemas de habitação. As pesquisas em curso examinam habitações operárias no final do século XIX e início do XX, cortiços, conjuntos habitacionais e ocupações .informais., vinculando essas soluções habitacionais à legislação, assim como à história urbana e social de cidades como São Paulo, São Carlos, Campinas e outras que virão a partir dos projetos dos discentes. Professora coordenadora: Silvana Barbosa Rubino.

43 - História: narrativas e discursos

Linha de pesquisa: Cultura, Cidade e Patrimônio

Estudo do cruzamento entre o discurso histórico e a narrativa literária em obras representativas que abordam a cultura brasileira dentre elas as de Euclides da Cunha, Lima Barreto, Sérgio Buarque de Holanda e Marilena Chauí. Professor coordenador: Edgar Salvadori De Decca

44 - Inventário como ferramenta para a prática de preservação do patrimônio cultural

Linha de pesquisa: Cultura, Cidade e Patrimônio

Trata-se de pesquisa apresentada ao edital Políticas Públicas da FAPESP. É conduzido em parceria com o Centro Interdisciplinar de Estudos da Cidade (CIEC) do Departamento de História da Unicamp. A proposta é fazer um inventário dos imóveis construídos em Campinas a partir de seu pedido na prefeitura até o estado atual, desde as primeiras solicitaçõs em 1890 até 1930. . Professora coordenadora: Silvana Barbosa Rubino. Financiamento: FAPESP

45 - Preservação do Patrimônio Industrial

Linha de pesquisa: Cultura, Cidade e Patrimônio

Os estudos sobre patrimônio industrial alcançaram, no mundo contemporãneo, uma relevância e uma importância histórica inquestionável. A análise dos vestígios materiais da Revolução Industrial - fábricas, manufaturas, habitações operárias, canais fluviais, pontes, diques, aquedutos, estradas e estações ferroviárias, viadutos, bem como toda a espécie de máquinas e ferramentas - passou a fazer parte da constituição da memória e da identidade das populações urbanas. Professora coordenadora: Cristina Meneguello.

46 - Arqueologia dos meios audiovisuais. Rio de Janeiro: 1850-1910

Linha de pesquisa: Jogos do Político: Conceitos, Representações e Memória

Esta pesquisa procura fazer um levantamento dos modos de proção, circulação, recepção e crítica das primeiras imagens iniciais no Rio de Janeiro, discutindo como aparecem na cidade, o círculo de letrados que os debatem, seus usos e funções. Trata-se de estudar este primeiro e esta produção fotográfica, a fim de perceber suas configurações, campos de linguagem e significação. Professora coordenadora: Iara Lis Franco Schiavinatto.

47 - Assédio Moral: confusões políticas, considerações sociais e incertezas jurídicas

Linha de pesquisa: Jogos do Político: Conceitos, Representações e Memória

Professora coordenadora: Maria Stella Martins Bresciani. . Financiamento: FAPESP

48 - Entre a História e a imagem: modos de lembrar e de esquecer

Linha de pesquisa: Jogos do Político: Conceitos, Representações e Memória

Projeto sobre a formulação das relações entre imagem e história, marcadamente no século XIX, enfocando três aspectos:a natureza brasílica, a figura do governante e sua conduta, as imagens da abolição, o lugar do fotográfico nesta cultura política e visual. Professora coordenadora: Iara Lis Franco Schiavinatto.

49 - Gabrielle Brune-Sieler (1874-1940): uma vida

Linha de pesquisa: Jogos do Político: Conceitos, Representações e Memória

A pesquisa levantará o percurso biográfico de uma figura da elite carioca. A partir de atitudes desusadas, ela é vista e apresentada como louca, em especial ao envolver-se em ocorrências policiais nacionais e internacionais. Os acontecimentos brasileiros e mundiais dos anos dez, vinte e trinta evidenciam-se en sua tumultuada vida. Professora coordenadora: Vera Hercília Faria Pacheco Borges.

50 - Imagens, Memória e Esquecimento em torno das celebrações do Brasil

Linha de pesquisa: Jogos do Político: Conceitos, Representações e Memória

Trata-se de um amplo projeto no qual pesquiso as formas de celebração do Brasil entre os séculos XVIII e XX, especificamente as diversas configurações imagéticas, sua produção, divulgação, circulação, reaporpriação e dmodos de comunicar tais eventos e seus significados. Há um trabalho em torno das relações entre-imagens e intre-textos, marcando o circuito onde tais imagens reaparecem e são ressignificados, suas enunciações específicas e trans-enunciados. Nesta perspectiva, estudo também a conformação por meio destes enunciados e enunciações, das diversas noções de temporalidades, históricas inclusive, percebendo de que maneira vai se operacionalizando as relações entre memória e esquecimento nestas imagens. Trata-se, portanto, de pesquisa na longa duração e foca as semelhanças e diferenças dessas formas celebrativas e as operações de memória/esquecimento aí enredadas. Professora coordenadora: Iara Lis Franco Schiavinatto. Financiamento: Unicamp/Faepex

51 - Narrativas da Humilhação: história, trauma e memória

Linha de pesquisa: Jogos do Político: Conceitos, Representações e Memória

Estudo histórico de narrativas de cunho testemunhal de experiências traumáticas, analisando seus modos de enunciação e significação. Professor coordenador: Edgar Salvadori De Decca

52 - Política e Memória: história das práticas políticas e instituições liberais no Brasil séculos XIX e XX

Linha de pesquisa: Jogos do Político: Conceitos, Representações e Memória

O projeto pretende fazer um amplo levantamento e estudo de fontes primárias e secundárias - oficiais e particulares - que possam fundamentar uma história das práticas liberais ( especialmente as discursivas ) no Brasil, nos séculos XIX e início do XX. Através do preparo de monografias de final de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado, pretende realizar, mais especificamente, uma contribuição para a história das instituições do Império e da República: o Estado, a Igreja, os Partidos Políticos, a Imprensa. Professora coordenadora: Izabel Andrade Marson.

53 - Política e método em Um Estadista do Império - a tessitura da "Conciliação"

Linha de pesquisa: Jogos do Político: Conceitos, Representações e Memória

O projeto Política e método em Um Estadista do Império - a tessitura da "Conciliação" tem por objetivo analisar a interpretação de Joaquim Nabuco para a gestão do Gabinete Paraná (1853 - 1857); e aprofundar o estudo dos significados e dos resultados da "política de conciliação" veículada por este Gabinete, e desdobrada em Ministérios da década de 1860, pela Liga Progressista. Professora coordenadora: Izabel Andrade Marson.

54 - Saberes eruditos e técnicos na configuração e reconfiguração do espaço urbano - Estado de São Paulo, séculos XIX e XX

Linha de pesquisa: Jogos do Político: Conceitos, Representações e Memória

A proposta é acompanhar a urbanização da cidade de São Paulo e de cidades do oeste paulista abarcando esse processo em várias dimensões, bem como inventariar o patrimônio industrial do Estado a partir de amplo recorte temporal. Outra dimensão significativa do projeto diz respeito a particular cocnepção da formação do urbanismo, pensamento e ação, considerando seus começos plurais, seus percursos entrecruzados, o deslizemenro de conceitos entre saberes diferentes, em clara oposição a uma "suposta " fundação original e uma presumida linearidade em sua trajetória. Subtemas: 1. Saberes da medicina e da engenharia: o higienismo na configuração urbana da São Paulo Imperial; 2. Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1940; 3. /saberes urbanos na configuração e re-configuração das cidades formadas com a abertura de zonas pioneiras no Oeste do estado de São Paulo; 4. Patrimônio e presenvação de bens arquitetônicos. Professora coordenadora: Maria Stella Martins Bresciani.

55 - Sergio Buarque de Holanda: trajetórias de uma tese inédita

Linha de pesquisa: Jogos do Político: Conceitos, Representações e Memória

Projeto financiado com Bolsa Produtividade que recupera teses inédita do historiador Sergio Buarque de Holanda. Trata-se de tese de mestrado defendida em 1957 na Escola Livre de Sociologia e Política com o título: Elementos Formadores da Sociedade Portuguesa na Época dos Descobrimentos. Professor coordenador: Edgar Salvadori De Decca.