História

O Programa de Pós-Graduação em Demografia está inserido no Departamento de Demografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e conta desde a sua formação com participação do Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (NEPO), pertencente à mesma universidade.

O projeto acadêmico de uma pós-graduação em Demografia na Unicamp teve início em 1982 com a própria fundação do NEPO. O núcleo consolidou-se primordialmente como espaço dedicado à pesquisa interdisciplinar, mantendo entre os seus objetivos centrais ao longo de sua história princípios que impulsionaram a construção do Programa de Pós-Graduação em Demografia. Constam entre estes princípios: 1) a produção e divulgação de pesquisas nas áreas de Demografia e Estudos de População valorizando o diálogo interdisciplinar e a relevância social do conhecimento demográfico; 2) a implementação e desenvolvimento de pesquisas nas áreas temáticas relevantes em população cujos resultados pudessem servir de forma direta ou indireta para orientar a atuação de órgãos públicos federais, estaduais ou municipais; 3) a colaboração com Departamentos ou Institutos afins da Unicamp e/ou de outras Universidades promovendo a formação de novos quadros.

Como primeira atividade de ensino, foi organizado o Curso de Especialização em Análise Demográfica com o objetivo cobrir a lacuna existente na capacitação de profissionais qualificados na área. Ainda em 1983, foi criado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) o Doutorado em Ciências Sociais, cuja área de concentração “Estudos de População” estava sob a responsabilidade de professores e pesquisadores do NEPO. Cerca de uma década depois foi proposta a criação do Doutorado em Demografia no IFCH. O curso foi aprovado pela CAPES em 1992 e admitiu sua primeira turma em 1993. O ano de 2002 marca um passo importante da consolidação e visibilidade da Demografia no IFCH e na Unicamp com a criação do Departamento de Demografia. Naquele mesmo ano, o Mestrado em Demografia foi aprovado pela CAPES.

A contínua ampliação e evolução qualitativa das atividades desenvolvidas pelo Programa ao longo dos últimos 20 anos têm sido reconhecidas por seus pares, alcançando nota 6 na avaliação do último triênio (2010 a 2012).

As atividades realizadas no ano de 2014 atestam a consolidação do Programa e contínuos avanços tendo como norte a excelência acadêmica, a internacionalização e o apreço pelo conhecimento conectado à realidade e sensível às necessidades e desafios brasileiros no terceiro milênio.