Infraestrutura

ESPAÇO FÍSICO E SUPORTE ADMINISTRATIVO

O PPGCS conta com uma secretaria própria (tel. 19.35211615, scpgcsoc@unicamp.br), além de suporte institucional do IFCH, o que inclui uma secretaria Geral dos Programas de Pós-Graduação do Instituto e o apoio da Coordenação de Pesquisa, Projetos e Convênios – CPPCON, setor responsável pela coleta e inserção da produção acadêmica docente e discente no Anuário de Pesquisa da UNICAMP e pela assessoria a professores e alunos nos assuntos relacionados às diferentes Agências de Fomento e ao FAEPEX / PRP, desde a fase de solicitação até a finalização do processo, com a prestação de contas.

O PPGCS compartilha com os demais programas de pós-graduação do IFCH de uma sala de reuniões administrativas, três mini-auditórios (Sala da Congregação, Sala de Defesa de TesesI e II), três salas multi-meios (Sala de Vídeo, Sala de Projeção e Sala Multi-uso), e nove salas de aula, além de dois auditórios com capacidade para 200 pessoas. O IFCH dispôe ainda uma gráfica que dá suporte para publicações diversas da comunidade acadêmica, incluindo livros e periódicos dos seus departamentos, programas, centros e núcleos.

Além disso, os professores e estudantes do PPGCS também têm acesso a centros de documentação e fazem parte laboratórios, centros e núcleos de pesquisa que contam com suas próprias salas, equipamentos e, eventualmente, bibliotecas, o que estende consideravelmente a infraestrutura do programa. Para mais informações sobre isso consultar Pesquisa > Centros e Núcleos.

Centro de Estudos Rurais – CERES - é um grupo interdisciplinar de pesquisa que congrega pesquisadores, professores e estudantes interessados no estudo dos processos e relações sociais de atores, instituições e situações relacionados ao mundo rural em contextos nacionais ou internacionais (Link)

Centro De Pesquisa Em Etnologia Indígena – CPEI - grupo interdisciplinar de referência para pesquisadores de diversos institutos e departamentos da UNICAMP que trabalhem com temas ligados aos estudos indígenas (Link)

Centro de Estudos de Opinião Pública – CESOP – grupo interdisciplinar que articula meio acadêmico e institutos privados de pesquisa de Opinião Pública, Comportamento Político e Social e Métodos de Pesquisa, seu principal objetivo é desenvolver a pesquisa científica sobre comportamentos político e social (Link)

Núcleo de Estudos de Gênero – PAGU – grupo interdisciplinar que busca dialogar com as teorias feministas e de gênero, na pesquisa com diversas vertentes da problemática associada ao conceito de gênero (Link)

Centro de Estudos das Migrações – CEMI – centro de pesquisa cuja preocupação fundamental está no estudo comparativo e em fenômenos ligados às migrações internacionais (Link)

Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais – NEPAM – grupo interdisciplinar cujo objetivo é explorar questões ambientais, intervenções em problemas ambientais, e o ensino na área ambiental integrando a Unicamp à comunidade em geral (Link)

Centro de Estudos Marxistas – CEMARX – grupo que reúne acadêmicos da graduação e pós-graduação do IFCH e possui um programa de estudos e publicações relacionados aos marxismos (Link)

Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho – CESIT – grupo interdisciplinar que reúne pesquisadores de diversas formações acadêmicas com interesse nas diversas temáticas relacionadas ao mundo do trabalho, questões e políticas sociais. (Link)

Centro de Estudos Avançados – CEAV – grupo interdisciplinar o qual busca integrar, em sua organização e direcionamento, as diversas áreas acadêmicas, em termos de ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa e relações institucionais e internacionais. Atualmente é composto por três grupos: o de Ensino Superior, o de Estudos Avançados em Esporte e o de Estudos Brasil-China. (Link)

Centro de Estudos Brasileiros – CEB – Fórum de debates e grupo interdisciplinar nas Ciências Humanas voltado para a reflexão acerca do pensamento social no Brasil (Link)

Núcleo de Estudo de População Elza Berquó – NEPO - Unidade de pesquisa interdisciplinar e multidisciplinar na área de Demografia e Estudos de População. (Link)

Centro de Memória da Unicamp (CMU) – Órgão responsável pela captação, organização, preservação, disponibilização e difusão de acervos documentais, especialmente relacionados à cidade de Campinas (SP), assim como à produção de pesquisas e publicação de livros e periódicos de caráter interdisciplinar, com ênfase na articulação entre memória e história. (Link)

Centro de Documentação Alexandre Eulálio (CEDAE) – Órgão que guarda documentos relativos à vida e à obra de escritores brasileiros, o espaço apresenta condições apropriadas para a organização e conservação de materiais referentes a acervos de arquivos pessoais, institucionais e coleções diversificadas, assumindo a tarefa de reunir documentos de interesse literário e linguístico. (Link)

Arquivo Edgard Leuenroth – AEL- Centro de Pesquisa e Documentação Social de alcance nacional e internacional, o qual permite uma base notável de arquivos para pesquisa e infraestrutura na realização de exposições .(Link)

DIRETORIA DE INFORMÁTICA

O PPGCS conta com pleno acesso aos serviços oferecidos pelo Laboratório de Informática do IFCH, a que alunos e professores têm acesso de 2ª a 6ª feira, das 09h às 22h30min. O laboratório oferece suporte técnico contínuo às atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) e administrativas do IFCH, nos serviços computacionais disponibilizados na rede, no desenvolvimento de páginas e banco de dados na Internet e executando a gravação de áudio e/ou vídeo dos eventos do instituto, sendo que alguns deles são transmitidos online.

Para um melhor desempenho, o Laboratório de Informática conta com 8 servidores de rede e disponibiliza para uso de Pesquisadores, Professores e Discentes, 58 estações de trabalho completas, 08 scanners de mesa e 02 impressoras laser monocromática 45ppm. No investimento humano, conta com uma equipe composta por 3 Analistas, 4 Programadores, 1 Técnico em Arte e Comunicação e 3 Estagiários de nível superior. No IFCH, como um todo, incluindo todas as áreas, há mais de 350 estações de trabalhos disponibilizadas para uso de alunos, funcionários e docentes.

BIBLIOTECA PROF. DR. OCTAVIO IANNI

A Biblioteca do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas destaca-se como uma das principais bibliotecas de Filosofia e Ciências Humanas do Brasil e da América Latina. Esse reconhecimento se dá, principalmente, em função da qualidade do seu acervo, que constitui padrão de referência para pesquisadores da área. A Biblioteca do IFCH é pensada e mantida como um instrumento indispensável ao ensino e à pesquisa. Buscando acompanhar o ritmo de desenvolvimento das pesquisas do IFCH, a Biblioteca mantém seu acervo bibliográfico permanentemente atualizado. Seu acervo - composto por: livros, teses, dissertações, materiais especiais (CD’s, DVD’s, mapas, microformas, slides), periódicos e uma coleção especial em História da Arte - é de livre acesso, podendo ser consultado através do Catálogo Online. Disponibiliza ainda, o acesso à Biblioteca Digital da Unicamp e também a uma enorme quantidade de recursos eletrônicos de pesquisa, constituídos por periódicos eletrônicos, bases de dados nacionais e internacionais, e-books e fontes primárias, que podem ser acessados dentro da biblioteca ou na residência do usuário, através do acesso VPN.

A Biblioteca do IFCH está integrada ao Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU), é a maior em número de volumes, sendo a circulação de materiais bibliográficos uma das mais expressivas. Além disso, contribui com a alimentação do banco de dados bibliográficos (Sophia), participa como Biblioteca Base do Programa Nacional de Comutação Bibliográfica (COMUT).

Desde 2013, a Biblioteca disponibilizou scanners para a reprodução voltada ao ensino e à pesquisa, sem danos aos materiais e respeitados, evidentemente, os limites da legislação referente aos direitos autorais. Também adquiriu um scanner planetário a fim de dar acesso direto aos pesquisadores a um equipamento de maior capacidade, para a reprodução de fontes primárias antigas e frágeis, tendo como vantagem de não danificar o material fragilizado ou desgastar lombadas e encadernações antigas, além de oferecer grande economia de tempo na reprodução.  No mesmo ano, para garantir a segurança em seus trâmites, a Biblioteca passou a utilizar a leitura do chip do Cartão de Identidade Institucional e a biometria para cadastramento de seus usuários e empréstimo de materiais bibliográficos. Além dos equipamentos mencionados, em agosto de 2015, a biblioteca disponibilizou uma máquina de autoatendimento, que permite ao usuário realizar empréstimo e devolução, eliminando a etapa de atendimento no balcão, quando o livro é registrado pelos funcionários.

Em abril de 2013 foi concluída a obra de expansão da Biblioteca do IFCH, uma ampliação de 1.610m2 para quase 4 mil metros quadrados, distribuídos  em três andares amplos e acessíveis a todos os usuários por escada ou elevador, além de uma iluminação adequada e decoração aconchegante. O novo espaço permitiu a integração dos acervos bibliográficos, uma nova área de processamento técnico, nova área de atendimento ao público e referência, nova área para leitura de jornais e lockers, um espaço adequado à realização de exposições, sala específica para capacitação de usuários, sala de vídeo, áudio e reprodução, elevador e promoção da acessibilidade e um sistema de proteção e combate a incêndio, sendo que este último abarca também prédio atual.

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas mantém o permanente desenvolvimento do seu acervo bibliográfico, por meio de investimento próprio e através da participação em programas de atualização de acervos, em especial do programa FAP-livros, lançado pela FAPESP a cada cinco anos. Em sua última edição o FAP-livros destinou à Biblioteca do IFCH o valor de US$ US$ 1.559.936,50.

Com o lançamento do Repositório da Produção Científica e Intelectual (SIPEx), instrumento oficial para coleta, organização, disseminação e preservação de todo o conhecimento produzido na Unicamp, a biblioteca passa a ser depositária de toda e qualquer produção intelectual dos docentes, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, e servidores técnicos administrativos vinculados ao IFCH. Com isso, ganha a Unicamp, que ampliará a visibilidade da sua produção científica e intelectual, e ganha a sociedade, que poderá se valer desse conhecimento.

INFORMAÇÕES DE ACESSO DA BIBLIOTECA

    Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira: das 09:00 às 22:45 horas;

    Área física: 3.954 m²;

    Pontos de leitura: 116;

    Microcomputadores: 43;

    Scanners: 8;

    Armários guarda-volumes: 148;

    Máquina de auto-atendimento:

    Sistema de Pesquisa On-Line das Bibliotecas da Unicamp: (Link)