Minicurso: Encontros sobre Arte Africana

Data da publicação: qua, 19/04/2017 - 10h27min

Sala Multiuso - sempre às 10:00hs

Com Profa. Dra. Juliana Ribeiro da Silva Bevilacqua

 

Datas:

05 de maio de 2017

19 de maio de 2017

26 de maio de 2017

09 de junho de 2017

23 de junho de 2017

Haverá emissão de certificado para os inscritos que acompanharem o mínimo de 75% do curso.

 

Programa:

Apesar dos laços históricos que unem o Brasil e o continente africano o estudo de arte africana no país é ainda incipiente e aparece refletido na escassez de publicações e de disciplinas sobre o tema nas universidades brasileiras. A série de cinco encontros tem como objetivo apresentar aos alunos e demais interessados uma seleção de temas que tiveram papel fundamental para a constituição do que se convencionou chamar de História da arte na África. Os encontros buscam também despertar nos alunos as possibilidades de pesquisa em arte africana. 

05 de maio - Encontro 1: Nok, Ifé, Igbo-Ukwu e Benin

O encontro tem como objetivo apresentar como as “descobertas” casuais de Ifé, Nok e Igbo-Ukwu bem como a expedição punitiva ao reino do Benin, entre finais do século XIX e início do XX no território ocupado pela atual Nigéria, tiveram um papel fundamental na desconstrução de estereótipos e de um imaginário em relação às produções artísticas da África subsaariana. Essas quatro áreas culturais foram fundamentais para a mudança de paradigma na História da arte na África por revelarem ao mundo aspectos não antes cogitados ao se pensar a arte nesse continente. A antiguidade de contatos e trocas artísticas entre culturas; a aplicação de técnicas sofisticadas e a existência de uma produção artística marcada pelo realismo são alguns dos temas a serem abordados.

19 de maio - Encontro 2: A questão da autoria na arte africana tradicional

O encontro tem como objetivo discutir a questão da autoria na arte africana tradicional, desconstruindo a ideia de uma produção coletiva e sem espaço para a criatividade e invenção. Desde pelo menos a década de 1930, estudiosos como Frans Olbrechts e William Fagg, entre outros, tiveram papel de destaque no reconhecimento da “mão individual” do artista, inaugurando uma série de estudos sobre o tema.

26 de maio - Encontro 3: Arte africana e as zonas de contato

O encontro tem como objetivo apresentar uma seleção de obras que servem como ponto de partida para a discussão sobre a questão das trocas artísticas entre povos do próprio continente africano, um contraponto à ideia de “um povo, um estilo” ainda disseminada por alguns estudiosos. Nesse encontro terão também destaque as trocas artísticas entre africanos e europeus, cuja antiguidade pode ser reconhecida em obras que hoje ocupam principalmente os museus etnológicos da Europa.

09 de junho - Encontro 4: Arte africana e colonialismo

O encontro tem como objetivo discutir sobre os processos de transformação das produções artísticas africanas no contexto da situação colonial. O foco será dado ao estudo de caso de alguns ateliês e museus que surgiram nesse momento histórico e que se mostram importantes na compreensão de conceitos que perduram ainda hoje.

23 de junho - Encontro 5: Arte africana no Brasil: coleções e potenciais de pesquisa

O encontro tem como objetivo apresentar as principais coleções de arte africana no Brasil, com destaque para aquelas que fazem parte de acervos de museus e instituições culturais. Apesar de constituídas de diferentes formas e muitas vezes em momentos distintos, muitas dessas coleções compartilham concepções e apresentam diálogos que merecem ser aprofundados em futuras pesquisas.

 

Organização: Profa. Dra. Patricia Dalcanale Meneses 
Promoção: Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História - Unicamp
Apoio Técnico: Secretaria de Eventos - IFCH


Programação:

Data e horário da programação Título Local Descrição
sex, 05/05/2017 - 10:00 Minicurso: Encontros sobre Arte Africana Sala Multiuso - (térreo do prédio da Administração do IFCH)

Encontro 1: Nok, Ifé, Igbo-Ukwu e Benin

com Profa. Dra. Juliana Ribeiro da Silva Bevilacqua

 

sex, 19/05/2017 - 10:00 Minicurso: Encontros sobre Arte Africana Sala Multiuso - (térreo do prédio da Administração do IFCH)

Encontro 2: A questão da autoria na arte africana tradicional

com Profa. Dra. Juliana Ribeiro da Silva Bevilacqua

sex, 26/05/2017 - 10:00 Minicurso: Encontros sobre Arte Africana Sala Multiuso - (térreo do prédio da Administração do IFCH)

Encontro 3: Arte africana e as zonas de contato

Com Profa. Dra. Juliana Ribeiro da Silva Bevilacqua

sex, 09/06/2017 - 10:00 Minicurso: Encontros sobre Arte Africana Sala Multiuso - (térreo do prédio da Administração do IFCH)

Encontro 4: Arte africana e colonialismo

Com Profa. Dra. Juliana Ribeiro da Silva Bevilacqua

sex, 23/06/2017 - 10:00 Minicurso: Encontros sobre Arte Africana Sala Multiuso - (térreo do prédio da Administração do IFCH)

Encontro 5: Arte africana no Brasil: coleções e potenciais de pesquisa

Com Profa. Dra. Juliana Ribeiro da Silva Bevilacqua