IV Seminário Rice - UNICAMP | Entre o local e o global: conexões nacionais e transnacionais

Data da publicação: qui, 12/05/2016 - 15h41min

Organização: Ricardo Pirola, Lucilene Reginaldo, Alida Metcalf e Viviane Ceballos

Apoio: FAPESP, CAPES, Rice University, Programa de Pós-Graduação de História (IFCH) e Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (CECULT/IFCH)

Apoio Técnico: Secretaria de Eventos (IFCH)

Data Título Local Descrição
seg, 30/05/2016 - 09:00 Abertura Sala da Congregação
seg, 30/05/2016 - 09:30 Mesa 1: Fronteiras e Políticas coloniais Sala da congregação

Silvia Hunold Lara (UNICAMP). “Soluções locais, políticas coloniais: o destino dos aprisionados nas guerras contra Palmares” Miller Wright (Rice University). “Beyond the Frontier and Sertão: The Atlantic Historiographical Shift toward Continental History” Telma Gonçalves Santos (UNICAMP). “Sedição dos “homens de mar em fora” em Angola no Setecentos” Rafael Coca de Campos (UNICAMP). “Um sul sempre mais ao sul: lógicas políticas e sociais africanas na constituição da fronteira entre Angola e o Sudoeste africano, 1920-1941”

seg, 30/05/2016 - 14:30 Mesa 2: Intelectuais e Circulação Ideias Sala da Congregação

Izabel Andrade Marson (UNICAMP). “Liberalismo, utopia e escravidão: Henri-Auguste Milet e a "reforma social" das províncias do Norte (1840-1880)” Randal Hall (Rice University). “Civilization, Savagery and the Environment: Comparing John Wesley Powell and Euclides da Cunha” Rui Luis Rodrigues (UNICAMP). “O local e o extra local nas concepções do humanismo erasmiano: da Institutio principis christiani (1516) ao Ecclesiastaesive de ratione concionandi (1535)”

ter, 31/05/2016 - 09:00 Mesa 3: O mundo Atlântico em movimento Sala da Congregação

Alida Metcalf (Rice University). “Replenishing in Rio: Ships and Water in 19th Century Rio de Janeiro” Rachael L. Pasierowska (Rice University). “Atlantic History from the Saddle: The Hole of Horses in the Slave-Trading Atlantic World” Rafaela Basso (UNICAMP). “O comer portas afora: considerações sobre a alimentação de rua na cidade de São Paulo (1765-1828)” Luciana Silva (UNICAMP). “Artefatos de pano e sua proveniência: indícios da inserção da vila de São Paulo nas redes comerciais da América portuguesa e do Império.”

ter, 31/05/2016 - 14:00 Mesa 4: Diáspora africana, justiça e mundos do trabalho Sala da Congregação

Edward L. Cox (Rice University). “New Negroes” from Africa and the Rekindling of African Memory in Grenada, 1836-1905” Daniela Carvalho Cavalheiro (UNICAMP). “Vem, assim, requerer liberdade": os pedidos de emancipação de africanos livres no Rio de Janeiro oitocentista” Alessandra Belo Assis Silva (UNICAMP). “Conflitos de classes no Tribunal Superior do Trabalho: a questão salarial no ano de 1946.”

ter, 31/05/2016 - 16:00 Mesa 5: Arquitetura, racismo e cidade Sala da Congregação

Caroline "Olivia" M. Wolf (Rice University). “Building Social Mobility – the Art and Architecture of Armenian and Arab Social Clubs in Modern Argentina” Viviane Gomes Ceballos (Rice University). “Signos de modernidade em falas que edificam uma cidade: Houston na década de 1970”

qua, 01/06/2016 - 09:30 Mesa 6: Abolição e cidadania Sala da Congregação

Fay Yarbrough (Rice University). “Freedom on the Border: Freedpeople in Indian Territory and the American South” Willian Robson Soares Lucindo (UNICAMP). “Festas e comemorações das Associações de Homens de Cor do Estado de São Paulo (1897-1931)” W. E. Skidmore (Rice University). “A Well-Earned Reputation”: Joaquim Nabuco and the British and Foreign Anti-Slavery Society”