Moção de repúdio da Congregação do IFCH às declarações do governador do Estado de São Paulo

Data da publicação: qui, 17/12/2015 - 15h20min

A Congregação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, reunida em 2 de dezembro de 2015, vem por meio da presente moção manifestar repúdio às declarações do governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, que no programa "É Notícia", da RedeTV!, atribuiu às Universidades Estaduais Paulistas a alcunha de "corporativismo ao extremo". Demonstrando desrespeito, o governador ofendeu toda a comunidade universitária. Devido à crônica falta de planejamento e constantes ameaças de diminuição de repasse, a comunidade universitária já vem sendo obrigada a promover diversos cortes nas atividades acadêmicas e na prestação de serviços à sociedade. Como se não bastasse o sofrimento decorrente da política do governo do Estado, ainda somos atacados pelo governador. Os problemas das universidades devem ser enfrentados pela comunidade em conjunto com o governo do Estado. Não é ofendendo a comunidade universitária e descumprindo promessa de repasse para a FCA-Unicamp que o governador Geraldo Alckmin irá recuperar a popularidade. Não é com desprezo e intransigência que os problemas da educação paulista serão resolvidos. Convidamos, assim, o governador a reconsiderar as graves palavras que nos dirigiu, abrindo um profundo processo de diálogo, a fim de sairmos dessa situação de crise orçamentária, e acima de tudo política, na qual a educação no Estado de São Paulo mergulhou.

Leia na integra  a Moção da Congregação