Registro ORCID: Uma importante ferramenta de identificação do pesquisador

Data da publicação: qui, 09/06/2016 - 11h58min

Desde 2012, está em funcionamento uma nova forma de identificação e individualização de pesquisadores junto às entidades do meio científico: o Registro ORCID, ou simplesmente ORCID (Open Researcher and Contributor ID). Trata-se de uma sequência de 16 dígitos numéricos fornecidos gratuitamente ao pesquisador mediante cadastramento no site http://orcid.org/, que passarão a distingui-lo de possíveis homônimos no ambiente da pesquisa científica.

O ORCID identifica o pesquisador e o vincula às publicações de sua autoria ou coautoria. Ele possibilita a autoridade persistente integrando o número de registro ao nome pelo qual o pesquisador é conhecido no meio acadêmico. Numa busca realizada em base de dados científica, isso garante que sejam selecionadas de forma inequívoca somente as publicações vinculadas a determinado pesquisador, ou seja, sua autoridade passa a ser certificada através do seu identificador digital persistente - seu ORCID.

É importante que os estudantes, docentes e pesquisadores da Unicamp providenciem seu ORCID, pois essa identidade possibilita acesso aos artigos, teses e demais publicações de autoria e coautoria da pessoa registrada disponíveis em bases de dados científicas nacionais e internacionais. É uma ferramenta que proporciona, de uma forma prática e eficiente, a recuperação da produção científica tanto pelo pesquisador quanto pela Universidade.

O cadastramento é simples e rápido, basta entrar na página http://orcid.org/ e seguir as orientações.

Qualquer dúvida, procure a biblioteca.