EHA IV EHA - A Arte e a História da Arte entre a Produção e a Reflexão- 2008
 
 

sobre o tema

Dando continuidade aos debates iniciados em anos anteriores no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP, é sugerido para o IV Encontro de História da Arte o tema A Arte e a História da Arte entre a Produção e a Reflexão, propondo um debate em torno da relação entre produção artística e a História da Arte. Dentro desta discussão desenvolvemos a proposta em três eixos básicos de análise, priorizando a fidelidade ao tema central e ao mesmo tempo procurando implicar uma maior abrangência do mesmo objetivando tangenciar as mais diversas pesquisas relacionadas à produção artística e às reflexões a seu respeito:

1. A História e a Crítica da Arte ocupa uma posição posterior à criação artística, sendo, portanto, compreendida stricto sensu, como um conjunto teórico-textual que narra, descreve, analisa a arte ou mesmo latu sensu, como conjunto do patrimônio cultural constantemente atualizado. Cabe neste primeiro ponto, portanto, provocar uma reflexão a partir do deslocamento desta posição ulterior da História da Arte para a de causa da produção artística, trocando desta maneira seu papel de reflexão da criação para o de modelo da mesma. Uma prática que atravessa toda a tradição clássica das Academias chegando até os dias atuais com produções que dialogam com obras de Arte mais antigas através de apropriações e até mesmo de interferências diretas.

2. Mantendo a linha tratada no primeiro eixo, é sugerido neste segundo a mesma reflexão, no entanto a respeito da Arte que, considerada como ponto fulcral da elaboração da sua História e Crítica, pode também ser compreendida como Sujeito da mesma não apenas através de um processo “passivo” iniciado na sua produção e finalizado em esquemas teóricos de análise, mas também como realização diretamente ativa, na construção da sua História, introduzindo muitas vezes novos conceitos que ajudam no entendimento e na ampliação da reflexão de produções passadas.

3. No terceiro eixo propõe-se o agrupamento dos primeiros, procurando pensar nesta relação entre a Arte, Crítica e a História da Arte dentro das práticas políticas dos órgãos de Cultura, tanto brasileiros quanto estrangeiros. Pretende discutir a efetivação da aplicação das leis de proteção dos bens patrimoniais e as políticas nacionais de patrimônio, os critérios determinantes do processo de museificação dos “objetos” e suas classificações dentro do núcleo dos bens patrimoniais, as novas diretrizes internacionais quanto ao processo de “Management” dos riscos da atual política de conservação-preventiva, pretendendo assim provocar reflexões a respeito da aproximação das relações e interações entre o historiador da arte, o conservador/restaurador, o museólogo e as instituições de ensino e governamentais como uma necessidade ao crescimento do conhecimento e da valorização dos bens patrimoniais públicos.


programação

Primeiro dia - 1 de dezembro de 2008

Manhã (9:00-12:00): Inscrições

Tarde (14:00-14:20): Abertura Oficial

Tarde (14:20-15:40): Conferência de Abertura:

O Lugar do Invisível”, com Jorge Coli (IFCH/UNICAMP)

Tarde (15:40-16:00): Intervalo

Tarde (16:00-19:00): Sessão de Pôsteres e Lançamento de Livros

 

Segundo dia - 2 de dezembro de 2008

Manhã (9:00-12:00): 2 Sessões de Comunicações Orais

* Mesas de Comunicações A1, A2, A3 e A4.
* Intervalo 15 min.
* Mesas de Comunicações B1, B2, B3 e B4.

Tarde (14:00-17:00): Mesa-redonda sobre Francisco de Holanda

* “A historiografia da arte no século XIX: a arte portuguesa vista por Raczynski”, com Sylvie Deswarte-Rosa (Université de Lyon 2).
* “Um Paradoxo sobre as Relações entre Itália e Espanha no Renascimento: a Hipótese de um Modelo Espanhol”, com Luiz Marques (IFCH/UNICAMP).
* “Considerações sobre o confronto quinhentista paisagem/figura: Francisco de Holanda e Domenicus Lampsonius”, com Maria Berbara (IARTES/UERJ).
* “Da Fábrica que falece à cidade de Lisboa: Francisco de Holanda entre os Mirabilia e os guias topográficos de Roma”, com Cristiane Maria Rebello Nascimento.
* Coordenação: Raphael Fonseca (Mestrando História da Arte – IFCH/UNICAMP).

Tarde (17:00-18:30): 1 Sessão de Comunicações Orais

* Mesas de Comunicação C1, C2, C3 e C4.

Terceiro dia 3 de dezembro de 2008

Manhã (9:00-12:00): 2 Sessões de Comunicações Orais

* Mesas de Comunicações D1, D2, D3 e D4.
* Intervalo 15 min.
* Mesas de Comunicações E1, E2, E3 e E4.

Tarde (14:00-17:00): Mesa-Redonda sobre História da Arte e Arqueologia Clássica

* “Houve uma Arte Imperial Romana?”, com Norberto Luiz Guarinello (FFLCH/USP).
* “Ranuccio Bianchi Bandinelli, entre a História da Arte Antiga e a Arqueologia Clássica”, com Maria Beatriz Borba Florenzano (MAE/USP).
* “Evidências iconográficas da participação de mulheres no mundo do trabalho e na vida intelectual e artística na Grécia antiga”, com Fábio Vergara Cerqueira (UFPel).
* “O Templo Grego: História da Arte e Arqueologia”, com Elaine Farias Veloso Hirata (MAE/USP).
* Coordenação: Marcelo Hilsdorf Marotta (Doutorando História da Arte – IFCH/UNICAMP).

Tarde (17:00-18:30): 1 Sessão de Comunicações Orais

* Mesas de Comunicação F1, F2, F3 e F4.

Quarto dia 4 de dezembro de 2008

Manhã (9:00-12:00): 2 Sessões de Comunicações Orais

* Mesas de Comunicações G1, G2 e G3.
* Intervalo 15 min.
* Mesas de Comunicações H1, H2 e H3.

Tarde (14:00-17:00): Mesa-Redonda sobre História da Arte, Patrimônio e Políticas Públicas

* “Patrimônio e Diversidade”, com Pedro Paulo A. Funari (IFCH/UNICAMP).
* “A História da Arte no Serviço do Patrimônio Nacional”, com Marcos Tognon (IFCH/UNICAMP).
* “O modelo pozziano na pintura de falsa arquitetura na obra do pintor-decorador Luís Gonçalves de Sena (1713-1790)”, com Magno Mello (Dep. História/UFMG).
* “Conservação e Inovação: referências centrais para as políticas públicas do patrimônio“, com Haroldo Gallo (IA/UNICAMP).
* Coordenação: Representante do IPHAN-SP.

Tarde (17:00-18:30): 1 Sessão de Comunicações Orais

* Mesas de Comunicação I1, I2, I3 e I4.

Quinto dia 5 de dezembro de 2008

Manhã(9:00-12:00): 2 Sessões de Comunicações Orais

* Mesas de Comunicações J1, J2, J3 e J4.
* Intervalo 15 min.
* Mesas de Comunicações K1, K2, K3 e K4.

Tarde (14:00-17:00): Mesa-Redonda sobre Curadoria e História da Arte

* “Bienais”, com Nelson Aguilar (IFCH/UNICAMP).
* “Espetacularização, Narrativas e os Problemas da Curadoria Atual”, com Lorenzo Mammì (Centro Cultural Maria Antônia/USP).
* “Entre a Crítica de Arte e a Curadoria - As Contradições de um Profissional que Não Sabe se é Crítico de Arte ou Curador”, com Ricardo Resende (Sociedade Amigos do Projeto Leonilson).
* Coordenação: Cleusa Gomes (Doutoranda História da Arte – IFCH/UNICAMP).

(17:00-18:30): Encerramento: Debate Sobre a Teoria da Imagem

* “Historia da Arte ou História das Imagens? Reflexões sobre a historiografia da arte hoje”, com Claudia Valladão de Mattos (IA/UNICAMP). * Jens M. Baumgarten (DH/UNIFESP).


comitê organizador

Comissão de Organização

Cleusa Gomes
Fernanda Marinho
Juam Carlos Thimótheo
Monica Villares Ferrer
Raphael Fonseca
Robson Orzari Ribeiro
Silvia Cristina Denardi Roveroni
Stela Politano

Coordenação

Luciano Migliaccio
Luiz César Marques Filho
Marcos Tognon

Coordenação Geral

Marcelo Hilsdorf Marotta

 

© 2002-2012 Encontro de História da Arte | SOBRE O SITE | CONTATO | PUBLICAÇÃO